Tema de redação UFRGS 2023: “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”

Tema de redação UFRGS 2023: “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”

Além de responder a 60 questões objetivas no primeiro dia de prova, candidatos também diveram que produzir uma dissertação sobre o tema

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aplicou neste sábado (14) o primeiro dia do Vestibular UFRGS 2023. Os mais de 21 mil candidatos inscritos responderam a 60 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura, História e Matemática. Além disso, os candidatos tiveram que produzir uma dissertação sobre o seguinte tema:

"O apagamento das mulheres na história e o direito à memória"

+ Saiba mais: Acompanhe o gabarito do Vestibular UFRGS 2023

A orientação da banca foi que os alunos, após lerem o texto “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória” (de autoria da Juíza do Trabalho Daniela Valle R. Muller, escrito para o blog Sororidade em Pauta, e publicado na Revista Carta Capital, em 12.04.2019), levassem em consideração o seguinte cenário:

Você, com certeza, percebeu: o texto é contundente! Ele expõe com clareza a opinião da Juíza a respeito do assunto. Para argumentar, a autora faz uso de conhecimento histórico, de experiências pessoais e de exemplos conhecidos, ou não, por nós. Realmente, o tema “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória” merece discussão ampla e aprofundada. 
A partir da leitura do texto, considere a seguinte situação: você faz parte de um grupo universitário que estuda e debate assuntos da contemporaneidade, atividade muito comum dentro das universidades. Normalmente, esses grupos são coordenados por um ou dois professores e contam com a participação de alunos de iniciação científica, alunos de diferentes semestres da faculdade, outros professores etc. Ou seja, são, por natureza, bastante heterogêneos. 
O fato é que o professor coordenador do seu grupo leu o texto da Juíza durante uma reunião e, como era de esperar, o tema suscitou forte debate. Alguns colegas concordaram completamente com a autora; outros, dela discordaram veementemente. Enfim, instaurou-se uma forte polêmica! 
Tendo em vista essa situação, o professor coordenador solicitou a membros do grupo a redação de textos dissertativos que apresentem claramente um posicionamento acerca das opiniões lançadas pela Juíza. Esses textos representarão as ideias daqueles que concordaram ou daqueles que discordaram da autora. 
Você foi um dos escolhidos pelo professor nesta importante tarefa: escrever um dos textos! Observe que você será porta-voz de uma coletividade: seu texto, além de apresentar um posicionamento qualificado sobre as ideias da Juíza, deverá representar a opinião de seus colegas de grupo. 
Enfim, você deverá escrever uma dissertação que, ao ser lida no grupo de estudos ao qual você pertence, apresentará seu ponto de vista sobre o texto da Juíza e representará a opinião daqueles com os quais você se identificou durante o debate.

Para Fernando Andrade, professor de redação do Estratégia Vestibulares, a proposta da banca foi totalmente esperada, já que a organizadora da prova já aplica este tipo de redação há algumas edições do Vestibular UFRGS.

“A proposta da UFRGS foi como a gente previa, isso significa que a banca daria um texto ou uma reportagem longa e pediria para o candidato interagir com aquele texto como se fosse uma resposta a ele. Essa forma da banca cobrar o aluno já se tornou tradicional, visto que já fez esse mesmo tipo de proposta em diversas edições”, aponta Fernando.

Com a proposta indicada pela banca, o candidato tinha duas opções: ser a favor ou contra o texto escrito para a juíza. Em cada um dos casos, o candidato precisaria organizar os seus argumentos.

“Isso significa que esse texto deveria refletir essa discussão toda, então é um texto que deve levar em consideração o texto da juíza do trabalho e, ao mesmo tempo, essa discussão que ocorreu. Então, ele deveria ter uma estrutura contra argumentativa e que deveria levar em consideração que havia uma opinião contrária”, explica o professor de redação.

"Lógico que, se o aluno fosse defender as ideias da autora, seria possível simplesmente pensar em outros argumentos que ela não considerou, o que era uma tarefa e tanto já que ela considerou argumentos históricos, e a saída seria apresentar as causas do porquê as mulheres foram apagadas. A outra possibilidade seria pensar quais seriam os argumentos do grupo que acha que a autora não tem razão e detonar esses argumentos e fazer uma redação realmente contra argumentativa. Agora, para quem vai falar contra a autora o texto precisa ser contra argumentativo mesmo, você deveria começar a expor o que a outra autora defendeu e falar contra esses argumento. De forma geral, é uma proposta bastante desafiadora e que exigia do candidato domínio de recursos argumentativos e contra argumentativos" - Fernando Andrade, professor de redação do Estratégia Vestibulares.

Uma ressalva do professor é que o modelo Enem não funcionaria neste estilo de proposta, já que o modelo Enem é baseado no comentário de um tema ao invés da organização das ideias de forma contra argumentativa ou argumentativa como foi pedido pela banca da UFRGS.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Vestibular UFRGS 2023 segue neste domingo (15), em que os inscritos responderão a 75 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, Química e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol).

Correção ao vivo UFRGS 2023

Agora que você já viu o tema de redação da UFRGS 2023, assista a correção ao vivo da prova:

1º dia

2º dia

Calendário UFRGS 2023

  • Inscrições: 10/10 a 10/11/2022
  • Pagamento de taxa de inscrição: 11/11/2022 – R$145,00
  • Isenção: 29/08 até 16/09/2022
  • Divulgação dos locais de prova: 20/12/2022
  • Provas: 14 e 15/01/2023
  • Divulgação do gabarito
    • Primeiro dia de prova: 14/01/2023 às 14h
    • Segundo dia de prova: 15/01/2023 às 14h
  • Provas de habilidades específicas: envio de vídeos entre os dias 17/11 a 21/11/2022
  • Resultado: 30/01/2023

Confira a matéria completa sobre o calendário da UFRGS.

Como estudar para a UFRGS 2023?

Se você quiser focar nos estudos e garantir uma vaga em uma das melhores universidades do o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UFRGS, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a UFRGS 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Curso UFRGS 2022 Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também