Tema de redação UnB 2023: “Concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros”

Tema de redação UnB 2023: “Concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros”

O tema de redação da UnB 2023 abordou também o conceito de independência e como as concepções de mundo dos indígenas do país podem contribuir para a construção da sociedade brasileira

A Universidade de Brasília (UnB) aplicou neste sábado (26) o primeiro dia de provas do vestibular 2023 da instituição. Na prova, os candidatos tiveram que responder a 120 questões de distintos formatos, além da produção de uma redação, cujo tema abordou a questão indígena brasileira. Confira mais detalhes abaixo.

Tema de redação UnB 2023

Para a redação foi pedido pela banca que o candidato fizesse um texto dissertativo comentando as concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros, relacionando o conceito de independência mostrado por cinco pontos de vista (veja mais abaixo) com a frase “Não conheço nenhum sujeito de nenhum povo nosso que saiu sozinho pelo mundo. Andamos em constelação”, retirada do livro “Sonhos Para Adiar o Fim do Mundo”, de Ailton Krenak.

A ideia era relacionar os contextos apresentando como essas concepções podem contribuir para a construção da sociedade brasileira. Veja imagens abaixo:

Veja também: Acesse o gabarito UnB 2023 do 1º e 2º dia de prova

redação-unb-2023
tema-redação-unb-2023

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Temas de redação UnB em anos anteriores

+ Quais os temas de redação das últimas edições do Enem e vestibulares?

Formato prova UnB 2023

No segundo dia de prova, os candidatos responderão 150 itens de Biologia, Física, Química e Matemática. Veja o formato do vestibular UnB:

1º dia UnB 2023 – 26/11/2022

  • Prova de Conhecimentos I: Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa — 30 itens
  • Prova de Conhecimentos II: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia — 120 itens
  • Prova de Redação em Língua Portuguesa

2º dia UnB 2023 – 27/11/2022

  • Prova de Conhecimentos III: Biologia, Física, Química e Matemática — 150 itens

Correção ao vivo UnB 2023

Acompanhe a correção ao vivo do vestibular UnB 2023 realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares:

1º dia

2º dia

Como estudar para a UnB?

Você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular UnB e em diversos outros vestibulares brasileiros?

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para a UnB, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.
CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também