A Universidade Estadual Paulista (Unesp) concluiu a aplicação da 2ª fase do vestibular 2026 nesta segunda-feira, 08 de dezembro. Nesta etapa do processo seletivo, os candidatos responderam, ao todo, 36 questões discursivas e produziram uma redação.
O gênero textual exigido pela banca é o dissertativo-argumentantivo, enquanto o tema proposto para a redação foi:
Vivemos hoje uma epidemia da solidão?
+ Gabarito Unesp 2026: confira a correção comentada da 2º fase do vestibular
+ Vestibular Unesp 2026: acesse os cadernos de prova da 2ª fase
Navegue pelo conteúdo
Textos motivadores tema de redação Unesp 2026
A banca selecionou cinco trechos distintos de materiais que abordam o tema, sendo dois parágrafos do livro “História da solidão e dos solitários”, de Georges Minois, o poema “O Boi”, de Carlos Drummond de Andrade (veja abaixo), quadrinho do cartunista Jean, chamado “Vó”, trecho da reportagem “OMS: uma em cada seis pessoas no mundo sofre de solidão“, do portal Deutsche Welle, e da reportagem “Ficar sozinho nem sempre é um problema“, da BBC.
+ Temas de redação do vestibular da Unesp nos últimos anos
Comentário sobre o tema de redação
Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, não se surpreendeu com o tema, justamente pelo estilo da Unesp, que é propor uma “experiência subjetiva que parece ter se tornado universal”.
O professor citou Bauman, Byung-Chul Han e Foucault como pensadores que tratam sobre o tema, além de considerar que a banca permitiu, ao longo dos textos motivadores, que qualquer tese fosse aceitável, desde que houvesse argumentos consistentes. Confira o comentário na íntegra.
A Unesp não surpreendeu e mantém o seu estilo de propor um tema reconhecido pelos vestibulares e em forma de polêmica. Afinal, o tema “Vivemos hoje uma epidemia da solidão?” coloca em evidência uma experiência subjetiva que parece ter se tornado universal. Qual adolescente, adulto ou mesmo idoso já não se sentiu solitário em algum momento da vida? No mundo moderno marcado por relações sociais mais frágeis (Bauman), exigências relacionadas à competência (Byung-Chul Han) e tendo como imperativo a competitividade neoliberal (Foucault), o indivíduo é quase que obrigado a se isolar.
A questão, não se podia perder de vista, não era a solidão em si, mas se tal fenômeno poderia ser considerado uma patologia do nosso tempo. De certa forma, a banca acenava para a discussão do vestibular anterior, “medicalização da vida”. Em essência: se a solidão é uma doença, precisa ser combatida pela OMS. Mas ela é realmente uma doença?
O posicionamento mais fácil iria na direção da afirmativa. Os textos de apoio traziam vários núcleos argumentativos nesse sentido: muitas pessoas se sentem solitárias; o sentimento de desconexão tem impacto negativo na saúde das pessoas; os jovens têm se isolado ao mesmo tempo que se deixam seduzir pela hiperconexão; na sociedade que envelhece, os idosos perdem laços sociais fundamentais para que desejem viver, entre outros.
Contudo, havia argumentos possíveis para dizer que, no mínimo, não seria possível afirmar com todas as letras que vivemos a tal epidemia. O texto 1, ao enquadrar historicamente a solidão, deixa claro que viver sozinho é uma conquista das sociedades modernas; nossos antepassados não poderiam se dar “esse luxo”. O texto 5 afirmava textualmente que havia um equívoco e um exagero nessa afirmação sobre epidemia, afinal muitas pessoas optam por viver sozinhas e podem se realizar dessa forma.
De qualquer forma, a banca dava sinais evidentes de que qualquer das teses seria aceitável; o importante é que o candidato se posicionasse e escolhesse argumentos consistentes e interessantes para provar o ponto de vista. Uma proposta simples, mas que permite grandes reflexões ou, quando não, um posicionamento claro e uma argumentação coerente.
Gabarito Unesp 2026 – 2ª fase
Assista ao vivo a a correção da 2ª fase do Vestibular Unesp 2026, feita pelos professores do Estratégia Vestibulares:
Correção ao vivo: 1º dia – 2ª fase Unesp 2026
Correção ao vivo: 2º dia – 2ª fase Unesp 2026
Calendário Vestibular Unesp 2026
- Divulgação do edital: 08/08/2025;
- Pedidos de isenção e redução da taxa: 25/08 a 31/08/2025;
- Resultado isenção e redução: 22/09/2025;
- Inscrições: 04/09 a 08/10/2025;
- Locais de prova 1ª fase: a partir de 24/10/2025;
- Prova 1ª fase: 02/11/2025;
- Gabaritos e cadernos 1ª fase: 20h do dia 02/11/2025;
- Locais de prova 2ª fase: 28/11/2025;
- Provas 2ª fase: 07 e 08/12/2025;
- Cadernos 2ª fase: 20h do dia 07 e 08/12/2025;
- Resultado: 30/01/2026;
- Matrícula: 02 a 04/02/2026.
Como estudar para passar na Unesp?
A Unesp possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Ou seja, para garantir a aprovação, é necessário focar nos estudos e apostar em um material de qualidade. Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Unesp 2026, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:



