Neste domingo, 1º de dezembro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aplica o segundo dia de provas do vestibular 2025. Além de responderem a 60 questões de múltipla escolha, os candidatos precisaram produzir uma redação.
O gênero textual exigido pela banca é o dissertativo argumentativo, e o tema escolhido foi:
“Memória da enchente de 2024 no Rio Grande do Sul”
Leia também:
+ Gabarito UFRGS 2025: veja o gabarito e a correção ao vivo
+ Vestibular UFRGS 2025: gabarito oficial preliminar do 1º dia está disponível
Navegue pelo conteúdo
Textos de apoio
Como complemento ao tema, os candidatos precisaram resolver na redação uma situação hipotética, usando o texto “Incêndio no Museu Nacional provoca reflexões: o Brasil é um país sem memória?”, de autoria do jornalista Leonardo Lichote, publicado no Jornal O Globo, em setembro de 2018.
Na publicação, o jornalista parte do trágico incêndio que atingiu o Museu Nacional para tratar do tema da memória no Brasil, se questionando sobre como o país se tornou uma nação que “deixa sua História queimar”?. A seguir, traz posições de diferentes intelectuais sobre o cuidado com a memória brasileira.
Considerando o texto e a temática, cada participante do Vestibular UFRGS 2025 precisou resolver uma situação hipotética, na qual ele é morador de alguma região do Rio Grande do Sul entre as que foram recentemente afetadas pela maior enchente que já atingiu o estado.
A partir daí, ainda na situação hipotética, um grupo de cidadãos apresenta a ideia de criar um memorial para reunir materiais da catástrofe, proposta que é rejeitada por parte da população. O tema é, então, debatido em audiência pública e o texto de Lichote é apresentado como argumento favorável à construção do espaço de memória. A controvérsia leva para a criação de uma comissão em que o candidato deve se posicionar sobre os argumentos do texto.
A prova então propõe: “Você acha que os argumentos apresentados por Lichote, referentes à construção da memória no Brasil, podem ser aplicados para discutir a construção, ou não, de um espaço de memória relativo à catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul?”.
Assista ao vivo a resolução comentada do Vestibular UFRGS 2025
Confira a correção e os gabaritos do Vestibular UFRGS 2025, feitos pelos professores do Estratégia Vestibulares, após cada um dos dias de aplicação:
1º dia
2º dia
Calendário Vestibular UFRGS 2025
- Divulgação do edital: 21/08/2024;
- Pedidos de isenção: 15/07 a 05/08/2024;
- Resultado dos pedidos de isenção: 13/08/2024;
- Inscrições: 26/08 a 23/09/2024;
- Pagamento de taxa de inscrição: até 24/09/2024;
- Divulgação dos locais de prova: 11/11/2024;
- Provas: 30/11 e 01/12/2024;
- Divulgação do gabarito:
- Primeiro dia de prova: 30/11/2024 às 9h;
- Segundo dia de prova: 01/12/2024 às 9h;
- Resultado: 16/12/2024.
Confira a matéria completa sobre o calendário da UFRGS.
Como estudar para a UFRGS?
Se você quiser focar nos estudos e garantir uma vaga em uma das melhores universidades do o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UFRGS, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a UFRGS, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!