Temas de redação Uece 2023/2 envolvem políticas públicas para o envelhecimento da população brasileira e vivências com idosos

Temas de redação Uece 2023/2 envolvem políticas públicas para o envelhecimento da população brasileira e vivências com idosos

Os temas de redação Uece 2023/2 solicitaram um artigo de opinião ou uma história, ambos com a temática envolvendo idosos

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou a segunda fase do vestibular 2023/2 da instituição neste domingo (21). Os candidatos precisaram responder a uma das três provas específicas, com 20 questões de múltipla escolha, além de fazer uma redação. O segundo dia acontecerá amanhã (22) e terá outras duas provas específicas. Confira os temas de redação abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Temas de redação Uece 2023/2

Os temas de redação da Uece 2023/2 foram:

  • Artigo de opinião: “A urgência de políticas públicas para o envelhecimento da população brasileira”; e
  • História: “Vivências com o idoso no Ceará: memórias com nossos avós”

A banca solicitou a escolha de uma das temáticas acima e forneceu estatísticas como a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que diz que a população com mais de 60 anos ultrapassará 64 milhões de pessoas em 2050, correspondendo a 30% da população do país.

Os textos base foram: “Um país mais velho: o Brasil está preparado?”, escrito por Cátia Guimarães, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e um trecho do livro “Becos da Memória“, de Conceição Evaristo, que você pode conferir abaixo.

Vó Rita era boa, gostava muito dela e de todos nós.
Eu me lembro de que ela vivia entre o esconder e o aparecer atrás do portão. Era um portão velho de madeira, entre o barraco e o barranco, com algumas tábuas já soltas, e que abria para um beco escuro. Era um ambiente sempre escuro, até nos dias de maior sol. Para mim, para muitos de nós, crianças e adultos, ela era um mistério, menos para Vó Rita. Vó Rita era a única que a conhecia toda. Vó Rita dormia embolada com ela. Nunca consegui ver plenamente o rosto dela. Ás vezes, adivinhava a metade de sua face. Ficava na espreita, colocava a lata na fila da água ou punha a borracha na tina e permanecia quieta, como quem não quisesse nada. Ela aparecia para olhar o mundo. Ver as pessoas, escutar as vozes. E eu, de olhos abertos, pulava em cima (só os meus olhos).
Eu não atinava com o porquê da necessidade, do querer dela em ver o mundo ali à sua volta. Tudo era tão sem graça. Grandes mundos!… Uma bitaquinha que vendia pão, cigarro, cachaça e pedaços de rapadura. A bitaquinha era do filho dela. Ninguém gostava de comprar nada ali, o movimento era raro. Vendia também sabão, água sanitária e anil. E, fora a cachaça, estes eram os produtos que mais saíam.
Em frente da casa em que ela morava com Vó Rita, ficava uma torneira pública. A “torneira de cima”, pois no outro extremo a favela havia a “torneira de baixo”. Tinha, ainda, o “torneirão” e outras torneiras em pontos diversos. A “torneira de cima”, em relação à “torneira de baixo”, era melhor. Fornecia mais água e podíamos buscar ou lavar roupa quase o dia todo. Era possível se fazer ali o serviço mais rápido.
Hoje, a recordação daquele mundo me traz lágrimas aos olhos. Como éramos pobres! Miseráveis talvez! Como a vida acontecia simples e como tudo era e é complicado!
Havia as doces figuras tenebrosas. E havia o doce amor de Vó Rita. Quando eu soube, outro dia, já grande, já depois de tanto tempo, que Vó Rita dormia embolada com ela, foi que me voltou este desejo dolorido de escrever.
Escrevo como uma homenagem póstuma à Vó Rita, que dormia embolada com ela, a ela que nunca consegui ver plenamente, aos bêbados, aos malandros, às crianças que habitam os becos de minha memória.

— Conceição Evaristo

Veja também:
+ Gabarito Uece 2023/2: veja a correção da segunda fase do vestibular

Formato prova segunda fase Uece 2023/2

A segunda fase da Uece 2023/2 é dividida em dois dias de prova: são três provas de Conhecimentos Específicos, com questões objetivas de múltipla escolha, tendo 4 alternativas cada, além de uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. A composição da prova depende do curso escolhido pelo candidato. Confira abaixo como funciona a divisão:

CursoDia 1Dia 1Dia 2Dia 2
Prova IProva IIProva IIIProva IV
Educação Física
Enfermagem
Ciências Biológicas
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Química
Terapia Ocupacional
RedaçãoBiologiaFísicaQuímica
Ciências da Computação
Física
Matemática
RedaçãoMatemáticaFísicaQuímica
Administração
Ciências Contábeis
RedaçãoMatemáticaGeografiaHistória
Artes Visuais
Geografia
História
Letras/PortuguêsLetras/Port/Literatura
Música com Habilitação em Flauta Transversal
Música com Habilitação em Piano
Música com Habilitação em Composição
Música com Habilitação em Saxofone
Música/Lic. Plena
Pedagogia
RedaçãoLíngua PortuguesaGeografiaHistória
Letras/InglêsRedaçãoInglêsGeografiaHistória
Letras/Francês/PortuguêsRedaçãoFrancêsGeografiaHistória
Letras/EspanholRedaçãoEspanholGeografiaHistória
Ciências Sociais
Filosofia
Psicologia
Serviço Social
RedaçãoLíngua PortuguesaFilosofiaSociologia
Composição das provas da 2ª fase da Uece

Saiba mais: 
+ Como funciona a segunda fase da Uece?

Correção ao vivo Uece 2023/2

Acompanhe a correção ao vivo do vestibular Uece 2023/2 realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares:

Redação: como funciona?

A prova de Redação em Língua Portuguesa consiste na produção de um texto de 20 a 25 linhas. A prova, ao todo, terá um valor de 60 pontos. O não atendimento ao tema proposto, redação ilegível, em branco ou escrita à lápis, vai resultar na nota 0,0. A instituição pede atenção à norma culta da língua portuguesa, à coesão textual e ao gênero proposto.

Confira o artigo completo sobre a redação do vestibular da Uece.

Calendário Uece 2023/2

  • Pedidos de isenção: 30/01 a 03/02/2023;
  • Resultado das isenções: 24/03/2023;
  • Divulgação do Manual do Candidato: 20/03/2023;
  • Inscrições: das 8h de 27/03 às 17h de 10/04/2023;
  • Pagamento da taxa: até 11/04/2023;
  • Locais de prova: 27/04/2023;
  • Prova da 1ª fase: 30/04/2023;
  • Gabarito preliminar 1ª fase: 30/04/2023;
  • Prova da 2ª fase: 21 e 22/05/2023;
  • Gabaritos preliminares 2ª fase: 21 e 22/05/2023;
  • Resultado final: 28/06/2023.

Como estudar para conseguir uma vaga na Uece?

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular da Uece!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Uece, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Uece

Saiba mais sobre o Vestibular Uece

Você pode gostar também