Uema Paes 2022: veja a lista de obras obrigatórias

Uema Paes 2022: veja a lista de obras obrigatórias

Ainda sem data para aplicação, Uema anuncia quais serão as obras de leitura obrigatória para o vestibular Uema Paes 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou a lista de obras de leitura obrigatória para o  Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2022, que selecionará estudantes para a Uema e a Universidade Regional da Região Tocantina (Uemasul).

Saiba mais: Calendário Uema Paes 2022 - datas, inscrições, provas e resultado

A prova ainda não tem data, mas o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai 22 de novembro até 17 de dezembro deste ano. Confira a lista:

“A escrava”, de Maria Firmina dos Reis

Sinopse: “A escrava” consiste em uma seleção de textos em prosa e poemas de Maria Firmina dos Reis (1822–1917), considerada a primeira romancista negra da história da literatura brasileira. Estão presentes o conto “A escrava”, de 1887, a novela “Gupeva”, de 1861, e 32 poemas: dos quais 29 foram extraídos entre os 56 de Cantos à beira-mar (1871), dois da antologia Parnaso maranhense (1861), e o famoso “Hino à liberdade dos escravos”, originalmente escrito para ser cantado e acompanhado por instrumentos musicais. Nesta antologia, apresentam-se alguns dos principais elementos que caracterizam a literatura da escritora: a situação dos escravizados, que passam a ter protagonismo nas narrativas, o papel da mulher na sociedade, as condições dos povos indígenas, um sentimentalismo romântico amoroso e a exaltação da terra.

uema paes 2022 obras obrigatórias

“Canaã”, de Graça Aranha

Sinopse: Considerado o primeiro romance ideológico nacional, Canaã (1902) se constrói ao redor da metáfora bíblica da Terra Prometida. Retratando a imigração alemã no Espírito Santo, a narrativa nos leva a conhecer Milkau e Lentz, alemães que se estabelecem às margens do rio Doce, e cujas ideias se antagonizam. Permeada por conceitos naturalistas e pertencente à fase Pré-Modernista da literatura brasileira, Canaã tem uma narrativa rica, objetiva e densa, firmando seu espaço como obra indispensável para o leitor de todas as épocas.

Como estudar para a Uema Paes 2022?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Uema ou na Uemasul 2022, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Uema, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a Uema 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso UEMA E UEMASUL
Você pode gostar também