USP, Unesp e Unicamp podem ter vestibular seriado; entenda

USP, Unesp e Unicamp podem ter vestibular seriado; entenda

Proposta foi entregue ao governador de São Paulo na última semana; projeto visa utilizar as notas do Saresp de alunos da rede estadual

A Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp) enviaram na última semana uma proposta para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para desenvolver um vestibular seriado para os alunos da rede estadual de ensino de São Paulo.

Nessa proposta, seria utilizado a nota do Saresp, uma avalição realizada pelo estado paulista para avaliar a qualidade e o desempenho escolar. Com isso, a prova passaria a ser aplicada no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e as três universidades reservariam vagas para os candidatos com as melhores notas somadas nos três anos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A proposta foi entregue ao governador na última sexta-feira (10), durante o lançamento lançamento da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, que tem como objetivo “disseminar produção científica e também dedicar um olhar sobre o futuro das avaliações educacionais nacionais e internacionais como forma de nortear as políticas públicas de educação no Brasil”.

No evento, o atual reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti explicou que o desenvolvimento deste vestibular seriado também é uma medida para estreitar os laços entre a universidade e o ensino público estadual, além de acompanhar mais de perto este público.

Apesar do desejo de lançar esta nova modalidade ainda em 2023 e a proposta de ter sido enviada ao governador, ainda será preciso passar pelos órgãos colegiados e outras instâncias das universidade. Porém, de acordo com o reitor da USP, há a intenção que de as três universidades lancem o vestibular seriado ao mesmo tempo. É previsto que a USP reserve cerca de 10% de suas vagas anuais para essa nova seleção

Além disso, para que o vestibular seja realizado, será preciso que o Saresp seja modificado, já que sua versão atual é aplicada no 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. A Secretaria estadual de Educação confirmou ao jornal Folha de São Paulo que já negocia os novos formatos de aplicação do Saresp.

Qual é o formato do Saresp?

Realizada anualmente desde 1996, o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é uma avalição aplicada para os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

Atualmente, a prova é composta por questões questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e a produção de uma redação.

Estude para o vestibular com o Estratégia Vestibulares

Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023 e mais de 70 vestibulares, com professores especialistas nas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Você pode gostar também