Essa, esta, esse ou este: qual é a diferença

Essa, esta, esse ou este: qual é a diferença

Tempo, espaço e discurso: veja quais são as diferenças entre os termos essa, esta, esse e este e como usá-los da forma correta

Se você tem dificuldades com esse — ou este? — tema, saiba que podemos te ajudar. Vamos mostrar a diferença entre essa, esta, esse ou este para que você saiba responder a essa — ou esta? — resposta. Acompanhe o artigo e veja a solução para sua dúvida.

Essa ou esta e esse ou este?

Diferentemente do que acontece com o texto, “o que, o quê e oque”, os quatro termos citados estão corretos. Esse, este, essa e esta são pronomes demonstrativos comuns no português. Além disso, a diferença entre o final com a letra E e com a letra A é apenas o gênero empregado, ou seja, a forma masculina ou feminina.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que são pronomes demonstrativos?

Os pronomes demonstrativos são usados para indicar um lugar em que um objeto, coisa, ou pessoa está. A localização, nesse caso, pode ser no espaço, tempo ou até mesmo no discurso, alternando de gênero de forma variável ou não e podendo ser usado no singular ou plural.

Esse e essa: quando usar e classificações

O pronome esse é usado em expressões que remetem ao passado ou a um futuro próximo. Além disso, o termo é usado quando o objeto, coisa ou pessoa está perto da pessoa que ouve, mas longe da pessoa que fala.

Um outro uso do termo esse é quando a menção for a algo que já foi dito, fazendo, portanto, uma referência a informação passada anteriormente. Veja alguns exemplos:

  • Esse controle remoto é o da TV (mais próximo de quem ouve);
  • Esse estilo de roupa não combina comigo (o estilo de uma pessoa que está distante);
  • Essa cor que você está usando não combina comigo (sobre quem ouve); e
  • Não me diga que esse dia foi longo (sobre um dia do passado recente).

Este e esta: quando usar e classificações

O pronome este é usado para referir ao tempo presente, ou seja, ao que está acontecendo no momento. No que tange ao espaço, o termo diz respeito ao que está perto da pessoa que fala.

Além disso, o discurso usado para o pronome esta é para algo que ainda será mencionado no texto ou fala. Acompanhe os exemplos abaixo:

  • Este controle remoto é o da TV (mais próximo de quem fala);
  • Este estilo de roupa não combina comigo (o estilo da pessoa que fala);
  • Esta cor que eu estou usando não combina comigo (sobre a própria pessoa que fala); e
  • Não me diga que este dia foi longo (sobre o dia de hoje).

Mais dicas de estudo

Acompanhe mais algumas dicas de português listadas pelo Estratégia:

Seja mais um aprovado com o apoio do Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia você pode escolher cursos direcionados para a instituição que você deseja ingressar. Além disso, temos um Banco de Questões com mais de 250 mil perguntas respondidas, envio de redações ilimitadas em nossos pacotes especiais e canal no YouTube com diversos conteúdos gratuitos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também