O que é citoplasma? Veja características e organelas

O que é citoplasma? Veja características e organelas

Entender o que é citoplasma facilita o entendimento de toda a citologia, já que esse espaço da célula é preenchido por líquidos e aloja organelas, de forma que é essencial para o metabolismo celular.

Para te ajudar a compreender melhor esse assunto, a Coruja reuniu as principais informações sobre o citoplasma, sua relação com o metabolismo, como ocorre sua divisão na reprodução celular e outros temas. Acompanhe para saber mais!

Conceito de citoplasma

Todas as células possuem material genético, membrana plasmática e material genético. No caso das células eucariontes, o material genético está englobado por um envoltório, formando o núcleo celular.

Por isso, os eucarióticos, como animais e vegetais, possuem um citoplasma delimitado entre a membrana celular e o núcleo. Já nos seres procarióticos não há uma marcação limitante e toda a porção interna da célula será considerada como conteúdo citoplasmático.

Esse espaço celular é preenchido por conteúdo líquido de diferentes viscosidades. O principal componente é o citosol, que também pode ser chamado de matriz citoplasmática ou hialoplasma. 

Citosol

Do ponto de vista químico, o citosol é considerado um composto coloidal, quando o material parece homogêneo, mas se visto microscopicamente observam-se heterogeneidades.

Sua composição é repleta de material aquoso e, em menor proporção, aminoácidos, íons, RNA, componentes orgânicos e inorgânicos. Diante dessa constituição, estão dispostas as organelas, pequenos maquinários que atuam nas funções celulares, como a síntese de proteínas, respiração, fotossíntese, divisão celular, e outras. 

Ele pode ser dividido em duas porções principais:

  • O endoplasma, que se localiza na porção mais interna da célula e tem uma textura mais líquida e fluida; e 
  • O ectoplasma, que é mais gelatinoso e fica mais próximo a membrana plasmática.

Quais as funções do citoplasma?

O citoplasma, além de preencher o espaço celular, é importante para a garantia dos processos metabólicos: propicia o ambiente adequado para o desenvolvimento de reações bioquímicas, como na respiração celular ou nas reações fotossintéticas, por exemplo.

Parte dos nutrientes que temos no organismos são acumulados no citoplasma e formam um gradiente osmótico com o sangue, podem ser liberados ou armazenados conforme a necessidade metabólica.

Veja: no momento em que os neurônios precisam transmitir um impulso nervoso, o potencial elétrico só é garantido pela diferença de concentração de sódio e potássio no citoplasma e no ambiente extracelular.

Por meio de organelas, o conjunto citoplasmático também possibilita a organização da célula em um determinado formato. Além disso, pode favorecer a movimentação com os pseudópodes, que é quando o citoplasma emite prolongamentos em formato de pés.

Por fim, é válido citar que esse espaço, juntamente com o citosol tem íntima relação com as organelas, de forma que suas funções estão associadas.

O que é citoplasma: citoesqueleto

O citoesqueleto é uma organela celular que permite moldar e sustentar o formato da célula, favorece o movimento de divisão, atua nos processos de reprodução celular, estabelece a formação de flagelos e cílios, além de outras funções.

A composição dessa estrutura é proteica: tubulina, actina e citoqueratinas. Cada uma dessas proteínas faz parte das três partes que compõem o citoesqueleto: microtúbulos, microfilamentos e filamentos de actina.

A contratilidade da célula por exemplo, é garantida pela actina, a mesma proteína que participa dos sarcômeros no tecido muscular estriado esquelético.

Veja alguns modelos da importância do citoesqueleto, que só está presente nos organismos eucariontes:

  • Permite a movimentação dos flagelos de espermatozoides, encaminhando-os até o trato reprodutivo feminino;
  • Nas tubas uterinas, os cílios formados pelo citoesqueleto permitem que o pré-embrião seja enviado dos ovários até o local de implantação no corpo do útero;
  • No sistema respiratório os cílios da traqueia permitem que o muco seja movimentado mais facilmente pelo trato; 
  • Nos processos de mitose e meiose os componentes citoesqueléticos se unem para separar os cromossomos; e
  • Permite o deslocamento das organelas pelo citoplasma, processo chamado de ciclose.

Organelas Citoplasmáticas

Como já foi citado anteriormente, o citoplasma abriga as organelas celulares. Veja, nos tópicos abaixo, um panorama geral sobre a função de cada uma delas no metabolismo das células.

Ribossomos

Ribossomos são estruturas celulares que não apresentam membranas. Sua principal função é trabalhar na síntese proteica. Eles estão presentes nos eucariontes e nos procariontes.

Retículos endoplasmáticos

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: 

  • Rugoso, que apresenta ribossomos aderidos em sua membrana e produz proteínas envolvidas por fragmentos dessa membrana; e 
  • Liso, que trabalha na síntese de lipídios, na desintoxicação de substâncias e no transporte de compostos orgânicos pelo citoplasma

Complexo golgiense

É uma organela membranosa presente somente em células do tipo eucarionte. O complexo de Golgi recebe as proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso, empacotando e secretando essas substâncias.

Nas células vegetais, produz uma estrutura chamada de lamela média, que permite a separação do citoplasma durante a divisão celular. Também é responsável pela formação dos lisossomos.

Lisossomos

Essas organelas, por fim, possuem uma membrana especial capaz de armazenar enzimas de pH muito baixo (ácido). Quando é necessário que ocorra a digestão de algum composto no ambiente citoplasmática, as enzimas lisossomais são liberadas e catalisam o processo digestivo. 

Questão de vestibular sobre citoplasma

Agora que você já sabe o que é citoplasma, qual sua importância para o metabolismo celular e quais os seus principais componentes, chegou a hora de testar seu conhecimento com questões de vestibular sobre citologia:

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) 2012 

“As nove duplas de microtúbulos de um flagelo ou cílio deslizam, uma sobre as outras, impelidas pelas alterações cíclicas da conformação espacial de uma proteína motora. Esse mecanismo existe em todos os eucariotos. Isso significa que, por mais de dois bilhões de anos em que os eucariotos evoluíram, nenhuma outra estrutura foi favorecida pela seleção natural, em substituição ao microtúbulos”.

Uma alteração nesta proteína motora é responsável por um distúrbio genético com várias consequências. Nos portadores desse distúrbio podemos identificar, EXCETO:

a) homens estéreis.
b) mulheres estéreis.
c) homens e mulheres com doenças respiratórias graves.
d) homens e mulheres com problemas de absorção intestinal.

Veja, os cílios e flagelos dependem dos microtúbulos do citoesqueleto. Como os cílios e flagelos estão presentes tanto no sistema respiratório, como nos sistemas reprodutivos masculino e feminino, a deficiência da proteína motora pode levar a complicações nas vias respiratórias e esterilidade.

A alternativa D é a única que não se adequa ao que foi proposto até aqui sobre essas estruturas.

Treine mais questões de biologia com a Coruja!

No banco de questões do Estratégia você acessa exercícios de provas diretamente de seu computador ou smartphone, na palma da sua mão. Assim, pode treinar seu conhecimento sobre o que é citoplasma, organelas, citologia e metabolismo energético, impulsionando suas revisões pré-prova. Clique no banner e confira!

Banco de Questões EV
Você pode gostar também