Faculdade de Meteorologia: como é o curso, carreira, grade curricular e mais

Faculdade de Meteorologia: como é o curso, carreira, grade curricular e mais

Saiba tudo sobre a graduação que forma profissionais para trabalhar com os fenômenos atmosféricos

Os profissionais da Meteorologia têm um grande papel nos serviços de interesse público e nas ciências relacionadas à atmosfera do planeta Terra. E você sabia que eles possuem um dia só deles? Neste 23 de março, comemora-se o Dia Mundial do Meteorologista.

Se você sonha em seguir essa carreira ou apenas tem curiosidade sobre a área, esse texto vai trazer tudo o que você precisa saber sobre a graduação em Meteorologia e a profissão.

O que é Meteorologia?

A Meteorologia é uma área muito conhecida pelo seu trabalho de previsões do tempo. Mas, além disso, os profissionais do ramo atuam estudando as interações entre os estados físico e químico da atmosfera do nosso planeta com a superfície terrestre.

Ou seja, eles são responsáveis por entender os processos que acontecem na atmosfera da Terra, e vale lembrar que a atmosfera de cada planeta possui suas particularidades. 

Para isso, os meteorologistas empregam conceitos de Física e Matemática, bem como ferramentas computacionais, estatísticas e de inteligência artificial.

Como funciona o curso de Meteorologia?

As Diretrizes Nacionais do Curso de Meteorologia, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para a graduação em Meteorologia, determinam que a carga horária mínima do curso é de três mil horas. Como esse tempo é distribuído na grade curricular, fica a critério das instituições de ensino. O curso da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por exemplo, dura quatro anos e as aulas são em período integral.

As Diretrizes do MEC são documentos que as universidades e institutos precisam considerar durante a criação de um curso. No caso da Meteorologia, elas também exigem um estágio curricular obrigatório e um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, para todos os estudantes do curso.

Grade curricular de Meteorologia

As Diretrizes que regem os cursos de graduação em Meteorologia ainda determinam conteúdos básicos e específicos para serem considerados na criação da grade curricular por cada instituição de Ensino Superior. Confira:

Conteúdos básicos:

  • Física Geral e Experimental;
  • Matemática;
  • Estatística;
  • Computação;
  • Dinâmica de Fluidos Geofísicos;
  • Elementos de Cartografia e Astronomia; e
  • Expressão Oral e Escrita.

Conteúdos específicos:

  • Física da Atmosfera;
  • Instrumentação Meteorológica Básica;
  • Sensoriamento Remoto da Atmosfera e da Superfície;
  • Previsão do tempo;
  • Clima; e
  • Meio Ambiente.

Áreas de atuação e mercado de trabalho de Meteorologia

Da área operacional, no monitoramento do tráfego aéreo e marítimo à agrometeorologia, estudando e estabelecendo as melhores épocas do ano para plantio e colheita na produção. O meteorologista tem um leque grande de funções para trabalhar. Conheça as principais:

  • Climatologia: faz as previsões do clima e do tempo através de imagens de satélites e modelos numéricos;
  • Hidrometeorologia: estuda as águas dos rios e das chuvas e atua na prevenção de enchentes;
  • Biometeorologia: importante no combate ao aquecimento global, pesquisa a relação da atmosfera com as condições de vida no planeta Terra;
  • Meteorologia ambiental: também muito relevante para as mudanças climáticas, estuda a poluição atmosférica e como os poluentes se concentram ou dispersam; e
  • Radiometeorologia: atua para evitar interferências na transmissão e na captação de ondas através do estudo das influências meteorológicas nesse campo da Física.

O professor Demerval Moreira, coordenador do curso de Meteorologia da Unesp, explica que a procura do mercado por meteorologistas vem crescendo, por se tratar de uma ciência que influencia em vários setores da economia, e essa procura tem sido maior por parte das empresas do ramo de energia.

“As principais áreas que no momento contratam meteorologistas são empresas de prestação de serviços meteorológicos, como a Climatempo e Tempo Agora, o setor de agronegócios, Infraero, órgãos públicos como o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), setor energético e universidades.”, explica o professor.

Carreira acadêmica

Um profissional graduado em Meteorologia também pode escolher seguir uma carreira acadêmica. Para isso, é necessário cursar ainda o mestrado e o doutorado nessa ou em áreas que se relacionam com a profissão.

Demerval conta que, optando pela Academia, o meteorologista “tem a opção de trabalhar apenas com pesquisa, como é no caso do CPTEC, ou como pesquisador e professor, como é o caso das universidades. Também tem muita oportunidade de fazer pesquisa no exterior”.

Os professores pesquisadores dos cursos de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por exemplo, desenvolvem pesquisas nas áreas de estudos e modelagem do tempo e do clima, sensoriamento remoto da atmosfera, interações oceano-atmosfera e biosfera-atmosfera, além de meteorologia ambiental.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Perfil profissional: características e diferenciais de um meteorologista

O MEC exige que os cursos de graduação em Meteorologia ofertem a possibilidade de desenvolver uma “sólida formação científica e profissional que capacite o Meteorologista a absorver e desenvolver novas tecnologias de observação e modelos conceituais e de previsão, que o possibilite gerar, analisar e interpretar produtos meteorológicos para aplicação nos diversos ramos da Ciência, face às demandas sociais, com visão crítica, criativa, ética e humanística”.

Além disso, um meteorologista precisa ter conhecimentos amplos sobre as interações dos seres humanos com o meio ambiente e entre os diferentes elementos do sistema climático, para acompanhar as mudanças no seu ramo de trabalho e prever as mudanças climáticas que acontecem de formas naturais e as resultadas da atuação da humanidade.

Expectativas e realidades da Meteorologia

Idealizar o curso em que deseja entrar é uma das coisas que um vestibulando mais faz antes de conseguir a vaga na universidade, e, nem sempre a realidade da graduação corresponde às expectativas prévias.

Para o professor Demerval, que acompanha de perto os alunos na coordenação do curso, muitos estudantes ingressam na Meteorologia sem entender que essa é uma graduação da área de exatas.

“Muitos entram achando que o curso é fácil e acabam desistindo quando percebem que trata-se de um curso de exatas, e assim precisam ser aprovados em Física I, II, III e IV e Cálculo I, II, III e IV. Ou seja, a Meteorologia é muito mais próxima da Física do que da Geografia, mas muitos pensam o contrário.”, conta.

Já na área da pesquisa, o professor conta que a Meteorologia exige equipamentos caros, como supercomputadores, radares meteorológicos e estações meteorológicas, e que os recursos para a aquisição desses materiais no Brasil são muito escassos.

Mesmo assim, ele enxerga o avanço da área com otimismo “Mesmo com essas dificuldades, a Meteorologia tem melhorado muito nos últimos anos, sobretudo devido às informações dos satélites meteorológicos, que os outros países fornecem ao Brasil de forma gratuita e ao avanço na modelagem numérica”, explica.

Esse progresso, de acordo com o professor, se deve a qualidade dos meteorologistas “O Brasil possui bons pesquisadores trabalhando nessa área, de forma que mesmo com a falta de bons computadores para executar os modelos, a previsão numérica do tempo e clima tem tido um grande avanço”.

Leia mais

Principais universidades que oferecem o curso de Meteorologia

Conheça algumas instituições de ensino superior públicas que oferecem a graduação em Meteorologia:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Pelotas  (UFPel)
  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Campina Grande  (UFCG)
  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Cursos próximos a Meteorologia

Climatologia

Climatologia é, talvez, o curso mais próximo da Meteorologia. Enquanto o primeiro emprega o estudo científico do clima, o segundo estuda os fenômenos que acontecem na atmosfera do planeta Terra.

O trabalho de um climatologista é fazer o uso de métodos estatísticos para concluir previsões sobre o clima, já o meteorologista usa de matemática e leis clássicas de física para abordar tudo que abrange a nossa atmosfera e não apenas o clima.

Física

Como o professor Demerval comentou acerca das expectativas sobre o curso, a graduação em Meteorologia possui quatro semestres de estudos da Física, além de disciplinas como Cálculo, Matemática e Física da Atmosfera, o que faz com que a graduação em Física também seja um curso bem próximo da Meteorologia.

Conquiste sua aprovação com o Estratégia Vestibulares

Sonha em ser meteorologista e quer estudar na faculdade dos seus sonhos? Conquiste sua vaga estudando com o Estratégia Vestibulares! 

Conte com professores especializados nas bancas dos maiores vestibulares do país, além de material e Banco de Questões completos, atualizados e focados na prova. Com a Coruja você também tem revisões de véspera, monitorias, correções ilimitadas de redações e muito mais vantagens.

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também