Faculdade de Zootecnia: curso, grade curricular, carreira e mais

Faculdade de Zootecnia: curso, grade curricular, carreira e mais

Saiba tudo sobre a graduação em Zootecnia, como grade curricular, depoimentos e cursos semelhantes que podem te ajudara atender mais sobre a área

No dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista e, para comemorar essa data, o Estratégia Vestibulares preparou mais um matéria sobre profissões para ajudar os estudantes que buscam ingressar na área de Zootecnia na hora de escolher uma carreira. 

A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o curso, profissão, mercado de trabalho e as principais universidades que oferecem o curso de Zootecnia. As áreas de Zootecnia são amplas, desde atuação com animais até a pesquisa, como acontece na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), onde os estudantes se dedicam à publicação de artigos, pesquisas científicas e tecnológicas e desenvolvimento de projetos.

Além disso, contamos com a entrevista do coordenador do curso de Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, Paulo Roberto de Lima Meirelles e de Anna Elisa Segala de Luca, estudante de Zootecnia na Universidade de São Paulo (USP).

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é Zootecnia?

A Zootecnia é a área do estudo que visa a criação, conservação e produção animal, com foco em animais domésticos e selvagens. Ainda que o foco desta profissão seja voltado aos tipos de animais citados anteriormente,  há ainda a atuação com animais de produção, companhia e esporte.

Além disso, esse profissional atua na conservação e preservação da fauna, buscando a melhoria do meio ambiente para desenvolvimento dos animais, exercendo um papel fundamental na atividade agropecuária.

Como funciona o curso de Zootecnia?

A carga horária para o curso de Zootecnia da USP é entre três e quatro mil horas, e dura de quatro a cinco anos, além de possuir limite mínimo para integração de cinco anos. Dependendo da instituição a carga horária mínima pode variar entre quatro ou cinco anos.

De acordo com a USP, os estudantes do curso de Zootecnia podem realizar estágios não curriculares, ou seja, não obrigatórios, para complementar suas experiências e formação. Além disso, os estudantes devem realizar os estágios obrigatórios para concluir a graduação.

Paulo Roberto, professor e atual coordenador do curso de Zootecnia da Unesp, optou por cursar Zootecnia por gostar de animais. Além disso, sua preocupação em colaborar com a produção de alimentos de forma sustentável, contribuindo para minimizar o problema de fome no Brasil associado à redução dos problemas ambientais causados pelas criações de animais sem a devida preocupação com o meio ambiente, e o bem-estar dos animais, eram pontos importantes para a decisão do curso.

Já para Anna, que ingressou no curso em 2022 escolheu essa graduação pelo sonho de se especializar na área de melhoramento genético, mas hoje se apaixonou por nutrição e mudou algumas ideias iniciais. “Quero muito trabalhar com nutrição e melhoramento genético de ruminantes”, afirma.

Grade curricular de Zootecnia

A seguir, confira os conteúdos básicos e específicos presentes na grade curricular do curso de Zootecnia, segundo as Diretrizes Nacionais instituídas pelo Ministério da Educação::

  • Morfologia e Fisiologia Animal
  • Higiene e Profilaxia Animal
  • Ciências Exatas e Aplicadas
  • Ciências Ambientais
  • Ciências Agronômicas
  • Ciências Econômicas e Sociais
  • Genética, Melhoramento e Reprodução Animal
  • Nutrição e Alimentação
  • Produção Animal e Industrialização

Além disso, os estudantes podem realizar disciplinas optativas e atividades complementares que contribuem para sua formação. Alguns exemplos são Ciência da Carne, Histologia Aplicada, Projetos Agropecuários, Tecnologia de Queijos,  Avicultura e Estatística Experimental.

Áreas de atuação e mercado de trabalho de Zootecnia

O trabalho do Zootecnista é amplo e abrange diversas áreas, que englobam desde aspectos econômicos e administrativos até desenvolvimento dos animais. A seguir, conheça algumas áreas de atuação, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária:

  • Nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres;
  • Melhoramento genético animal;
  • Agronegócio e cadeia produtiva;
  • Gestão das propriedades rurais;
  • Conservação dos recursos animais e ambientais;
  • Manejo e conservação de pastagens;
  • Comportamento e bem-estar animal;
  • Manejo da fauna e de animais silvestres;
  • Construções e instalações para animais de produção, pets e silvestres;
  • Sistemas de criação de organismos aquáticos;
  • Ensino e pesquisa em produção animal; 
  • Planejamento e administração de eventos agropecuários; entre outras.

“O Brasil é um dos melhores lugares para se trabalhar com zootecnia, uma vez que grande parte da economia nacional gira em torno do agronegócio. Grande parte dos produtos de origem animal são voltados para a exportação, além do consumo interno, então, sempre tem campo para zootecnistas trabalharem”, explica a estudante.

Para Anna, a profissão também está crescendo consideravelmente, o que ajuda os profissionais a terem visibilidade. No meio acadêmico, há muitos campos e existem inúmeras pesquisas em andamento, e, como o futuro da zootecnia está nas pesquisas, é necessário a formação de novos profissionais.

Segundo dados do Scimago Journal & Country Rank, uma medida de influência científica de periódicos acadêmicos, o Brasil ocupa o segundo lugar na lista de países que mais produzem artigos científicos na área da Zootecnia. Diversas instituições possuem áreas focadas nas linhas de pesquisa, que atraem estudantes que são interessados na graduação voltada ao bacharelado. 

Já o professor Paulo Roberto explica que devido a importância da atividade pecuária na manutenção da nossa economia, todas as áreas da zootecnia são muito demandadas no mercado de trabalho, tanto para exercer atividades no Brasil, como no exterior.

“De uma forma geral, as áreas voltadas à nutrição animal; produção animal sustentável, biotecnologia e zootecnia de precisão, com aplicação da inteligência artificial nos sistemas de produção animal, são áreas que vem aumentando a procura por profissionais da área”, esclarece o coordenador.

Carreira acadêmica

Paulo Roberto conta que, para o zootecnista que deseja seguir a área acadêmica, é essencial a pós-graduação, com mestrado e doutorado. Segundo ele, a área acadêmica é bastante concorrida e os profissionais que desejam seguir esta área precisam ser altamente qualificados, além de serem fluentes em outro idioma.

O professor é formado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado pela Universidade Federal de Lavras (UFV) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente, atua como professor de forragicultura e pastagens no Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, na Unesp de Botucatu.

Perfil profissional: características e diferenciais de um zootecnista

Segundo Anna, para ingressar no curso é necessário apenas amar os animais, porque são a base de todo o curso. “Se a pessoa não gosta, ou tem medo, principalmente dos animais de grande porte, acaba dificultando um pouco o processo de formação, mas nada que impeça o bom andamento do curso e a boa formação”, comenta.

“O Brasil investe em pesquisas na área de Zootecnia. No entanto, considerando o Brasil como um dos maiores produtores de alimentos do planeta e a importância do agronegócio na manutenção da saúde da nossa economia, estes investimentos poderiam ser maiores”, afirma o professor.

Para Paulo Roberto, as competências e habilidades de um Zootecnista são amplas. A seguir, confira algumas:

  • Atuar na área de nutrição e alimentação animal, utilizando conhecimentos sobre o funcionamento do organismo animal, visando ao aumento de sua produtividade e ao bem-estar animal, suprindo suas exigências, com equilíbrio fisiológico;
  • Responder pela formulação, fabricação e controle de qualidade das dietas e rações para animais, responsabilizando-se pela eficiência nutricional das fórmulas;
  • Planejar e executar projetos de construções rurais, de formação e/ou produção de pastos e forrageiras e de controle ambiental;
  • Pesquisar e propor formas mais adequadas de utilização dos animais silvestres e exóticos tendo em vista seu aproveitamento econômico ou sua preservação;
  • Administrar propriedades rurais, estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção, ao melhoramento e a tecnologias animais;
  • Planejar, pesquisar e supervisionar a criação de animais de companhia, de esporte ou lazer, buscando seu bem-estar, equilíbrio nutricional e controle genealógico;
  • Realizar estudos de impacto ambiental, por ocasião da implantação de sistemas de produção de animais, adotando tecnologias adequadas ao controle, ao aproveitamento e à reciclagem dos resíduos e dejetos;
  • Desenvolver pesquisas que melhorem as técnicas de criação, transporte, manipulação e abate, visando ao bem-estar animal e ao desenvolvimento de produtos de origem animal, buscando qualidade, segurança alimentar e economia.

Expectativas e realidades da Zootecnia

Anna conta que, antes de ingressar no curso, acreditava ser uma graduação mais tranquila e achou que se livraria da Matemática. Porém, quando iniciou as aulas, percebeu que há diversas disciplinas que envolvem Matemática, Biologia e conhecimentos de áreas distintas. 

Segundo a estudante, muitos confundem ou associam os cursos de Zootecnia e Veterinária,  e com ela não foi diferente. “São cursos muito diferentes e trabalham de formas bem diferentes também. Mesmo sabendo isso, eu tinha a expectativa de que seriam parecidos”, relembra.

O curso de Medicina Veterinária é voltado para o cuidado da saúde e bem-estar dos animais. Já o curso Zootecnia foca na administração de fazendas e produção animal, onde os estudantes compreendem desde administração até o cuidados com os animais.

Enquanto o curso de Medicina Veterinária é do tipo Bacharelado e possui cinco anos de duração, o curso de Zootecnia tem duração entre quatro e cinco anos. Além disso, ambos os cursos exigem Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). 

O professor Paulo Roberto conta que é comum que nos dois primeiros anos do curso ocorra uma certa ansiedade devido à elevada carga teórica nas áreas básicas do conhecimento como química, fisiologia animal e vegetal, matemática e genética, mas que são extremamente necessárias para formação do Zootecnista. 

Segundo o coordenador do curso, a limitação de aulas práticas nesta fase inicial do curso, em que o estudante tem contato direto com animais e a prática com atividades no campo, gera certa aflição.

“Já a partir do terceiro ano do curso, com o grande número de aulas práticas em que o contato com o campo e os animais torna-se comum, esta expectativa tende a diminuir. Os alunos ingressantes imaginam que o curso é totalmente prático, mas na verdade a Zootecnia é uma arte e também é uma ciência que envolve o conhecimento de várias áreas básicas para consolidar a formação do profissional”, conta.

Principais universidades que oferecem o curso de Zootecnia

Conheça algumas instituições de ensino superior públicas que oferecem a graduação em Zootecnia:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Parece, mas não é: veja cursos próximos da Zootecnia

Medicina Veterinária

Como dito pela própria Anna, os cursos de graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária não são iguais, mas apresentam diversos pontos em comum. No curso de Medicina Veterinária, os estudantes são formados para atuar na assistência clínica de animais de pequeno porte. 

Ciências Biológicas

O curso de Ciência Biológica trabalha com diferentes formas de vida, desde microrganismos até animais de grande porte. Essa área é ampla e os estudantes podem exercer a profissão em pesquisas científicas, preservação do meio ambiente, museus, parques ecológicos e salas de aula.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Você sonha em ingressar na área de Zootecnia? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios, como cursos, simulados, correção de redações e monitorias que te ajudarão a estudar na instituição dos seus sonhos.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também