Vestibular UEL: provas, cursos, concorrência e mais

Vestibular UEL: provas, cursos, concorrência e mais

O Estratégia Vestribulares trouxe para você todas as informações sobre o processo seletivo da UEL. Confira e prepara-se para a prova!

Seu objetivo é ingressar na Universidade Estadual de Londrina (UEL)? Pensando no seu sonho, o Estratégia Vestibulares elaborou este texto, contendo todas as informações que você precisa saber sobre o vestibular da UEL! Veja abaixo e se informe!

Veja também:
+ UEL: confira as notas de corte da universidade
+ Edital UEL 2023
+ Calendário UEL 2023
+ UEL 2022: relação candidato/vaga
+ Vestibular UEL: provas, cursos, concorrência e mais, concorrência e mais
+ Gabarito UEL 2022: veja o gabarito e a correção ao vivo

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a UEL

A UEL tem quase 50 anos de existência. Atualmente, mais de 19 mil estudantes estão matriculados nos 64 cursos de graduação e 261 cursos de pós-Graduação. A instituição está, segundo o Ranking Universitário Folha de 2023 (RUF), entre as 30 melhores universidades do Brasil.

O Vestibular UEL é a grande chance para o vestibulando ingressar na Estadual de Londrina e aproveitar tudo que ela tem a oferecer.

Distribuída em nove centros de estudo, a Universidade Estadual de Londrina conta com 25 cursos de Doutorado, 48 Mestrados, 66 Residências e 173 Especializações, atendendo a 5.804 estudantes. Se encontra em várias partes do estado paranaense.

Calendário UEL 2024

  • Divulgação do edital
  • 12/06/2023
  • Divulgação do Manual do Candidato
  • Até 21/07/2023
  • Solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição
  • Clique aqui e veja os prazos e modalidades
  • Inscrições UEL 2024
  • de 24/07 a 05/09/23
  • Pagamento da taxa de inscrição
  • Até o primeiro dia útil após o fim das inscrições – R$ 176,00
  • Prova de habilidades específicas Música
  • 28/11/2023
  • Divulgação do cartão de inscrição da Prova de Conhecimentos e Prova de Redação
  • às 17h do dia 20/10/2023
  • Prova UEL 2024 – 1ª fase
  • 29/10/2023
  • Resultado da 1ª fase da UEL
  • 13/11/2023
  • Prova UEL 2024 – 2ª fase
  • 26/11 e 27/11/2023
  • Provas de habilidades específicas
  • 28/11/2023
  • Divulgação do resultado da UEL 2024
  • 16/01/2024
  • Matrícula não-presencial da 1ª chamada
  • Ainda não foi divulgado

Confira o calendário completo.

Como ingressar na UEL?

Se você sonha com uma vaga na Estadual de Londrina, saiba que no Vestibular UEL os candidatos podem se inscrever em duas categorias:

  • Vestibular próprio, com 2.541 vagas disponíveis;
  • Sisu, com 559 vagas disponíveis (Sisu 2023);
  • Vagas remanescentes via nota do Enem;
  • Transferência externa, para candidatos de outras instituições.

Para visualizar as informações dos processos de ingresso na UEL, acesse o site da COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos).

Vestibular UEL

A prova é aplicada anualmente, normalmente com duas fases, mas desde a pandemia, a prova tem sido realizada em apenas um dia, em fase única. Os candidatos que atingem a pontuação mínima, têm a prova de redação corrigida.

O vestibular UEL 2023 teve o retorno das duas fases e o processo seletivo 2024 seguirá a fórmula: a primeira será no dia 29 de outubro e a segunda fase será nos dias 26 e 27 de novembro de 2023. As inscrições vão das 17h do dia 24 de julho às 23h59 do dia 05 de setembro de 2023. O valor da prova é de R$ 176,00 e o pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil após 05 de setembro.

Veja também:
+ Confira o Edital 2024

Sistemas de ingresso UEL

Existem dois tipos de modalidades de concorrência na Universidade de Londrina. Assim como em diversas instituições, a UEL oferta vagas para candidatos do sistema Universal (SU) e vagas para candidatos cotistas autodeclarados negros e provenientes de escolas públicas. 

Pelo sistema de cotas, fica estabelecido que 45% das vagas de cada Curso de Graduação serão reservadas a determinados grupos, sendo eles:

  • 20% do total de vagas para candidatos que frequentaram integralmente as quatro últimas séries/anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas brasileiras de ensino;
  • 20% do total de vagas para candidatos autodeclarados negros que frequentaram integralmente às quatro últimas séries/anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas brasileiras de ensino;
  • 5% do total das vagas para candidatos autodeclarados negros de forma irrestrita, independentemente do percurso de formação.

Os outros 55% de vagas, ficam destinados aos candidatos do Sistema Universal

Geralmente a UEL tem duas fases de avaliação para o seu vestibular, neste ano, por conta da pandemia, o exame terá apenas uma fase de avaliação.

Taxa de inscrição e isenção

As inscrições para a UEL 2024 começam no dia 24 de julho, às 17h e vão até o dia 05 de setembro, às 23h59. O pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil após o dia 05 de setembro. A solicitação de isenção do pagamento foi separada em dois grupos:

  • Candidatos que possuam NIS – Número de Identificação Social
    atribuído pelo CadÚnico atualizado; e
  • Por meio do Processo de Análise Econômica do Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC).

Veja o cronograma abaixo:

CadÚnicoAnálise socioeconômica (SEBEC)
Inscrição: 6 a 30 de junhoInscrição: 11 a 15 de junho
Resultado: 4 de julhoResultado: 12 de agosto
Pedido de Recurso: 4 a 6 de julhoPedido de Recurso: 15 e 16 de agosto
Edital recurso e edital final: 8 de julhoEdital recurso e edital final: 22 de agosto
Inscrição regular: 25 de agosto a 10 de outubroInscrição regular: 25 de agosto a 10 de outubro

UEL Sisu e Enem

A UEL também reserva vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2023, foram 559 vagas reservadas por este sistema. Podem concorrer candidatos que fizeram o Enem a partir de 2017. O ingresso via Enem pode ser feito para as vagas remanescentes, que possui edital própria divulgado pela Instituição.

UEL: provas

A prova da UEL 2022 contou com 50 questões objetivas e uma Redação. Já a edição 2023 teve, além disso, mais 10 questões, ou seja, 60 no total, e esse formato se repetirá em 2024. Os candidatos terão apenas uma proposta de Redação para realizar.

A primeira fase, de conhecimentos gerais, terá as matérias de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia e cada pergunta terá nota de 1,667, somando o total de 100 pontos.

Já a segunda fase será dividida em dois dias. No primeiro dia serão feitas as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, com 20 questões objetivas e a prova de Língua Estrangeira, também objetiva, com dez questões.

A prova de Língua Portuguesa e Literatura tem pontuação 44, ou seja, cada pergunta vale 2,2. Já a prova de Língua Estrangeira tem peso 0,8, valendo, portanto, 8 pontos. Além disso, o primeiro dia da segunda fase conta também com redação, que será de duas a quatro produções de texto, valendo o total de 48 pontos.

Já no segundo dia da segunda fase, a UEL preparou a prova de conhecimentos específicos, que será feita com questões discursivas. Cada aluno precisará fazer três disciplinas distintas, de acordo com o curso escolhido, entre: Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas, Matemática, Química e Sociologia.

Vestibular UEL: redação

Seguindo o padrão de outros vestibulares, a redação da UEL cobra a proposta de um texto no estilo de “prosa”. São dados textos verbais e não-verbais de um tema específico, com duas a quatro propostas. O candidato tem a missão de construir sua argumentação a partir desses mecanismos que o vestibular oferece, para convencer o leitor de suas ideias.

UEL: habilidades específicas

A prova de Habilidades Específicas é aplicada exclusivamente aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A prova será no dia 28 de outubr, ou seja, um dia após o segundo dia da segunda fase, funcionando como um terceiro dia de provas, portanto.

UEL: lista de obras obrigatórias

A UEL divulgou a lista de obras obrigatórias do vestibular 2025, com uma novidade e três livros a menos, em comparação ao vestibular 2024. Confira:

ObrasAutores
O Rei da VelaOswald de Andrade
O seminaristaBernardo Guimarães
NiketchePaulina Chiziane
Torto AradoItamar Vieira Júnior
Melhores PoemasFernando Pessoa
Chove Sobre Minha InfânciaMiguel Sanches Neto
Cartas ChilenasTomás Antônio Gonzaga
Cabeça Dinossauro (álbum musical)Titãs

Confira a lista de obras obrigatórias dos vestibulares 2023 e 2024:

ObrasAutores
O Rei da VelaOswald de Andrade
Contos novosMário de Andrade
O seminaristaBernardo Guimarães
NiketchePaulina Chiziane
Torto AradoItamar Vieira Júnior
Melhores PoemasFernando Pessoa
Quarto de DespejoCarolina Maria de Jesus
Chove Sobre Minha InfânciaMiguel Sanches Neto
Cartas ChilenasTomás Antônio Gonzaga
Histórias que os jornais não contamMoacyr Sciliar

Segue abaixo lista das obras contempladas no vestibular 2022 da UEL:

ObrasAutores
O vendedor de passadosJosé Eduardo Agualusa
Contos novosMário de Andrade
Casa de pensãoAloísio Azevedo
Amor de perdiçãoCamilo Castelo Branco
Clara dos AnjosLima Barreto
Eles não usam black-tieGianfrancesco Guarnieri
Quarto de DespejoCarolina Maria de Jesus
O filho eternoCristovão Tezza
Poemas escolhidos de Gregório de MatosGregório de Matos
Histórias que os jornais não contamMoacyr Sciliar

Vestibular UEL – 2020 e anos anteriores

Atenção! O formato da prova do vestibular UEL sofreu alteração devido a pandemia. Porém, veja a forma como geralmente a prova da UEL é aplicada, confira logo abaixo:

1ª Fase da UEL

A prova da primeira fase é composta de 60 questões objetivas, do tipo múltipla escolha, e abordam conteúdos das disciplinas de:

  • Artes;
  • Biologia;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Matemática;
  • Química; e
  • Sociologia.

2ª Fase da UEL

Já a prova do primeiro dia da segunda fase, é composta de 20 questões objetivas, do tipo múltipla escolha, e cobram dos candidatos conhecimentos nas disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Literaturas;
  • Língua Estrangeira; e
  • Redação;

No segundo dia, os candidatos respondem a 12 questões discursivas das seguintes disciplinas. Os conteúdos cobrados variam de acordo com o curso optado pelo candidato. As questões cobram assuntos de:

  • Artes;
  • Biologia;
  • Espanhol;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Inglês;
  • Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Química; e
  • Sociologia.

Saiba mais: Como funciona a segunda fase da UEL?

Conteúdo Programático

Segue lista com os temas das disciplinas cobradas no vestibular UEL 2023! Confira para estudar de maneira objetiva e eficaz!

Artes

  • Mundo Antigo, Idade Média e Manifestações Artísticas até o Século XIX
  • Arte Moderna
  • Arte Contemporânea

Biologia

  • Biologia Celular
  • Embriologia Humana
  • Genética e Evolução
  • Saúde e Diversidade dos Seres Vivos
  • Ecologia

Filosofia 

  • Eixo Temático: Problemas Políticos e Éticos na Filosofia
  • Problemas Epistemológicos na Filosofia
  • Problemas Estéticos na Filosofia

Física

  • Mecânica
  • Fluidos e Termodinâmica • Estados físicos da matéria
  • Eletricidade e Magnetismo
  • Óptica e Ondas
  • Física Moderna
  • Física, Cosmos e Vida

Geografia

  • Os diferentes elementos naturais na dinâmica das relações sociedade-natureza
  • Os processos sociais e culturais e suas expressões territoriais 
  • A dimensão política e econômica do espaço geográfico 
  • Subjetividade e espaço geográfico

História

  •  O Mundo na Antiguidade
  •  Mundo Ocidental Durante o Medievo
  •  Mundo na Modernidade
  •  O Mundo Contemporâneo
  •  Teoria da História

Matemática

  • Conjuntos Numéricos
  •  Funções, Equações e Inequações
  • Sequências Numéricas
  • Polinômios e Equações Algébricas
  • Trigonometria
  • Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
  • Análise Combinatória
  • Noções de Estatística e Probabilidade
  • Geometria Plana
  • Geometria Espacial
  • Geometria Analítica

Química

  •  Substâncias Puras e Misturas
  •  Estudo Geral dos Gases Ideais
  •  Estudo Geral dos Líquidos e Sólidos
  •  Estrutura de Átomos
  • Tabela Periódica
  •  Ligações Químicas
  • Reações Químicas
  • Termoquímica
  • Cinética Química
  • Equilíbrio Químico: aspectos gerais

Sociologia

  • O Conhecimento em Ciências Sociais: introdução ao estudo da sociedade – Teoria e Método
  • A Indústria Cultural e a Ideologia
  • Cultura e Diversidade Cultural
  • Política/Estado Dominação e Poder
  • Mudança/Transformação Social/Movimentos Sociais/ Direitos/Cidadania

UEL: relação candidato/vaga 2022

Veja abaixo os cursos mais concorridos da instituição em 2023 e 2022 na modalidade Sistema Universal:

CursoRelação candidato/vaga 2022Relação candidato/vaga 2023
Medicina217189,53
Biomedicina44,3854
Ciência da Computação39,7754,31
Psicologia3433,63
Design Gráfico3126,36

Para lista completa com a relação candidato/vaga, incluindo as outras modalidades do vestibular UEL 2023, acesse o texto que preparamos.

UEL: notas de corte

De acordo com o ano de 2020, as notas de corte do Vestibular, de alguns cursos da UEL, foram as seguintes:

CursoNota de Corte UEL
Medicina48/60
Medicina Veterinária 28/60
Direito31/60
Jornalismo28/60
Engenharia Elétrica30/60

UEL: cursos

Atualmente, a instituição oferece 51 cursos de graduação para ingresso em 3.085 vagas a cada ano. Confira abaixo os cursos da UEL:

uel campi
  • Administração
  • Agronomia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquivologia
  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Biblioteconomia
  • Biomedicina
  • Ciência da Computação
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Sociais
  • Comunicação Social (Jornalismo)
  • Comunicação Social (Relações Públicas)
  • Design de Moda
  • Design Gráfico
  • Direito
  • Educação Artística (Arte Visual)
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Esporte, Farmácia
  • Filosofia, Física
  • Fisioterapia
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Música
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Química
  • Secretariado Executivo
  • Serviço Social
  • Zootecnia

Oportunidades da UEL

A UEL é uma instituição que, além dos projetos típicos de faculdades brasileiras, tem um grande foco social, tanto de inclusão de jovens pobres, como a do incentivo para ingresso no ramo acadêmico para crianças, pontuando isso, vamos entrar nas duas principais extensões da Universidade Estadual de Londrina:

Editora UEL

Responsável por todo o patrimônio intelectual da instituição, fomenta o ramo acadêmico, e por meio da publicação de livros, de textos, de eventos, tenta disseminar de maneira mais simples o conteúdo acadêmico. Extensão muito importante para a faculdade

Empresa Júnior

Projeto típico das faculdades brasileiras, empresa essa que é uma colaboração entre alunos e professores, onde os estudantes adquirem experiência na área de graduação, além disso, a empresa júnior, é uma grande oportunidade para ingresso no mercado de trabalho.

Agora que você sabe tudo sobre a UEL, acesse os cursos do Estratégia Vestibulares, clicando aqui, para que o ingresso na Universidade Estadual de Londrina se torne uma realidade!

CTA Curso UEL
Você pode gostar também