9 filmes e séries sobre Medicina

9 filmes e séries sobre Medicina

Série e filmes sobre Medicina são um sucesso no mundo todo. Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou este texto com diversos filmes e séries para você conhecer um pouco mais sobre essa área!

Grey’s Anatomy, Dr. House, The Good Doctor, Chicago Med, Sob Pressão, Mãos Talentosas, Contágio e Um Homem entre Gigantes são filmes e séries sobre Medicina que inspiram diversos jovens a ingressar nesta área. Quem mais se identifica com a famosa frase “formado em medicina por Grey’s Anatomy”?

9 filmes e séries para quem quer cursar Medicina

Grey’s Anatomy (17 temporadas)

A série norte-americana “Grey’s Anatomy” conta a história de um grupo de jovens médicos do Hospital Seattle Grace, localizado em Seattle. Com Ellen Pompeo, que interpreta a protagonista Meredith Grey, o seriado apresenta a dificuldade de médicos, residentes e estagiários que lidam diariamente com casos de vida ou morte.

Além disso, por ser um hospital-escola, aborda a dificuldade em conciliar os dramas profissionais e pessoais, mostrando a rotina hospitalar e a pressão a que os residentes são submetidos. Dessa maneira, diversos telespectadores e estudantes da área de Medicina, identificam-se com a proposta e enredo da série.

Dr. House (8 temporadas)

Dr. Gregory House, interpretado por Hugh Laurie, é um dos maiores médicos do mundo e especialista em infectologia e nefrologia, que resolve diversos casos complexos da Medicina. No Hospital-Escola Plainsboro de Princeton, em Nova Jersey, sua equipe, que é composta por médicos selecionados com critérios duvidosos, busca soluções para desvendar mistérios médicos.

House é mau humorado e apresenta um jeito ríspido, enfrentando conflitos com seus colegas de trabalhos, que muitas vezes questionam suas análises baseadas em hipóteses pouco prováveis e controversas. 

Private Practice (6 temporadas)

O seriado “Private Practice” é um spin-off de Grey’s Anatomy, em que Addison Montgomery, interpretada por Kate Wash, se muda para Los Angeles após se separar de Derek Shepherd. 

Apesar de muitos espectadores assistirem por apresentar momentos relacionados a Grey’s Anatomy, a série mostra o trabalho de Addison em uma clínica particular em que a carga dramática pessoal afeta seu desenvolvimento profissional.

The Good Doctor (5 temporadas)

Um fenômeno de audiência nos Estados Unidos, a série chegou ao Brasil em agosto de 2018 e conquistou diversos jovens que sonham em seguir os mesmos passos de Shaun Murphy, um jovem cirurgião e portador de autismo e savantismo. Trabalhando em um departamento de cirurgia do Hospital San José St. Bonaverte, Shaun mostra os desafios da profissão e a dificuldade em provar sua capacidade a seus colegas e superiores.

Além de mostrar todo o drama envolvendo a área da Medicina, a série tornou-se uma inspiração aos estudantes que possuem autismo e a dificuldade em relacionar-se com o mundo à sua volta.

Chicago Med (7 temporadas)

Baseada em casos reais, a série médica conta a rotina de uma equipe de médicos, enfermeiros e funcionários do Gaffney Chicago Medical Center, que enfrentam desafios diários para tratar seus pacientes.

Além disso, apresenta a narrativa emocional do caos do dia a dia que os profissionais vivem no hospital mais explosivo e que possui a principal equipe médica de Chicago. Estando na linha de frente, os funcionários se entregam de corpo e alma a salvar a vida de seus pacientes.

Sob Pressão (3 temporadas)

A série nacional “Sob Pressão”, uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes, retrata os dilemas de uma equipe de emergência de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro. 

Além disso, mostra a relação de dois médicos, Dr. Evandro e Dra. Carolina, interpretados por Júlio Andrade e Marjorie Estiano respectivamente, que tem o desejo de salvar vidas. Em meio a todo conflito, falta de investimentos, dilemas éticos e problemas enfrentados para salvar a vida de seus pacientes, os telespectadores se identificam com a realidade apresentada no seriado.

Veja também:
BBB 22: conheça as profissões dos participantes
Como usar o Big Brother Brasil na redação do vestibular?

Mãos Talentosas (2009)

O filme conta a história real do neurocirurgião Ben Carson, um homem de origem pobre, que teve uma infância difícil, e que não tinha expectativas para seu futuro. Com o incentivo de sua mãe, ele consegue se formar em Medicina, alcançando feitos históricos. Após separar gêmeos siameses da cabeça sem apresentar complicações ou problemas às crianças, torna-se um neurocirurgião reconhecido mundialmente.

Com drama, emoções e superação, o filme inspira médicos e estudantes de todo o mundo a lutarem por seu futuro e conquistas. Além disso, o filme aborda as dificuldades em enfrentar preconceitos que sofre de seus colegas e pacientes. 

Contágio (2011)

Similar à situação vivida atualmente no mundo, devido a pandemia de Covid-19, a produção de Steven Soderbergh apresenta a importância da ciência. No filme, profissionais da saúde, funcionários do governo e pessoas são ameaçados por uma epidemia mundial. 

Enquanto isso, a comunidade científica trabalha para encontrar a cura e controlar o pânico espalhado pelo Med-1, um vírus letal, transmitido pelo ar e que mata em poucos dias.

Um Homem entre Gigantes (2015)

Baseado em fatos reais, após o patologista forense Bennet Omalu diagnosticar um trauma cerebral em um jogador de futebol americano, passa a investigar casos semelhantes ao encontrá-los entre os atletas do esporte.

Ao identificar que alguns esportistas desenvolvem Encefalopatia Traumática Crônica, trauma obtido por repetidas concussões, enfrenta dificuldades em estudar os casos e expor para o mundo os riscos que os atletas sofrem. Com a missão de conscientizar as pessoas, o médico enfrenta a Liga Nacional de Futebol Americano, um dos campeonatos mais lucrativos do mundo.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Se interessou pela área da Medicina e sonha em ingressar nas melhores universidades do Brasil? No Estratégia Vestibulares você encontra cursos específicos, simulados preparatórios e banco de questões com mais de 200 mil! Que tal conferir esses e mais benefícios?

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também