9 famosos que estudaram na UFBA
Foto: Gilberto Gil e Caetano Veloso/ Divulgação da turnê “Dois Amigos, um Século de Música”

9 famosos que estudaram na UFBA

O Portal Estratégia Vestibulares listou nove personalidades, entre elas cantores, escritores, atores e políticos que já estudaram na UFBA; confira

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é não só a maior instituição de ensino superior do Estado da Bahia, mas também uma das mais importantes do Brasil. Além disso, em 2016, o QS World University Rankings e Center for World University Rankings julgaram a UFBA como a terceira melhor universidade do Norte e Nordeste brasileiro. 

A UFBA possui 112 cursos de graduação distribuídos entre os seus campi, nomeados Federação, Ondina, Canela, Vitória da Conquista e Camaçari. Para ingressar em um dos cursos da instituição é preciso realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UFBA participa das duas edições anuais do processo seletivo. 

O Portal Estratégia Vestibulares agrupou nove famosos que já estudaram na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que você provavelmente nem sabia. Acompanhe!

Milton Santos

Considerado um dos maiores intelectuais brasileiros, Milton Santos, além de geógrafo, escritor, cientista, jornalista e professor universitário, era também advogado. Em 1948, formou-se em Direito pela UFBA. 

Durante seu período na universidade, atuou no movimento estudantil e tornou-se vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Atualmente, a UFBA possui o Instituto de Humanidades, Artes e Comunicação em homenagem ao geógrafo.

Wagner Moura

Wagner Moura, conhecido principalmente por seus papéis em Tropa de Elite, Marighella e Narcos, série na qual interpretou o próprio Pablo Escobar, também foi um dos estudantes da UFBA. O ator é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela universidade baiana.

Gilberto Gil

O cantor, compositor, político, escritor e ex-ministro da Cultura do Brasil também é formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Durante seu período como universitário, fez amizade com os irmãos e astros da MPB, Caetano Veloso e Maria Bethânia, também antigos estudantes da UFBA. 

Gilberto Gil não seguiu sua carreira na Administração, mas ganhou diversos prêmios da Música, como o Grammy Awards e o Grammy Latino.

Caetano Veloso

O cantor e compositor de músicas como Samba de Verão, Sozinho e Alegria, Alegria também possui experiência universitária na instituição baiana.

Caetano Veloso estudou Filosofia na Universidade Federal da Bahia, mas abandonou o curso após o golpe militar de 1964. Durante entrevista em homenagem aos 70 anos da UFBA, o cantor diz que, apesar de não ter concluído a graduação, construiu sua base intelectual graças à universidade.

Pitty

A cantora baiana Pitty ingressou no curso de Música na UFBA em 2001, após o fim de sua banda de hardcore punk, nomeada Inkome. Durante sua vida universitária, Pitty lançou Máscara, seu primeiro single, e o álbum Admirável Chip Novo.

Jean Willys

O ex-bbb e ex-deputado federal do Brasil pelo Estado do Rio de Janeiro, graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em 2002 na UFBA. Em 2003, concluiu seu Mestrado em Letras e Linguística também na Universidade Federal da Bahia.

Itamar Vieira Junior

O escritor de Torto Arado e vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário é graduado, Mestre e Doutor pela UFBA. Graduou-se em 2005 no curso de Geografia e concluiu seu Mestrado em 2007, com a dissertação intitulada “A valorização imobiliária empreendida pelo Estado e mercado formal de imóveis em Salvador: analisando a avenida paralela (2007)”.

Além disso, em 2017, concluiu seu Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da UFBA. Sua tese era voltada para a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste, com o título “Trabalhar é tá na luta: vida, morada e movimento entre o povo luna”.

Vladimir Brichta

Vladimir Brichta, o Armane da novela Tapas & Beijos, também estudou na Universidade Federal da Bahia. Aos 14 anos, o ator mineiro mudou-se para a Bahia com o pai, onde, futuramente, graduou-se em Artes Cênicas pela UFBA.

Maria Bethânia

A rainha da MPB estudou na UFBA assim como seu irmão, Caetano Veloso. Em 1960, sonhando em ser atriz, fez parte do corpo de alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Já em 2016, a cantora recebeu da instituição o título de Doutora Honoris Causa por sua contribuição à cultura nacional, principalmente na Música.

Quer ser aprovado na UFBA? 

Se você, assim como Gilberto Gil, Wagner Moura, Maria Bethânia e Itamar Vieira Junior deseja ser um estudante da UFBA, conte com a ajuda do Estratégia Vestibulares! 

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem. Já para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:  

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem

Você pode gostar também