UFBA: Sisu, vagas, calendário, cursos, como ingressar e mais

UFBA: Sisu, vagas, calendário, cursos, como ingressar e mais

Confira mais detalhes sobre a UFBA e como a universidade faz o processo de ingresso via Sisu, que utiliza o Enem como nota

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é considerada a maior instituição de Ensino Superior do estado baiano e, consequentemente, uma das mais importantes do País. Possui 112 opções de cursos de graduação, espalhados por seus campi, incluindo a Faculdade de Medicina da Bahia, um dos primeiros cursos universitários do Brasil. Confira todas as informações que você precisa para entrar na UFBA!

Veja também:
+ Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
+ Como calcular a nota do Enem?
+ Local de prova do Enem 2023 está disponível; acesse seu Cartão de Confirmação

Sobre a UFBA

A UFBA foi considerada a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste pelo QS World University Rankings e pelo Center for World University Rankings. A fundação da então chamada Escola de Cirurgia da Bahia se deu em 1808, por Dom João VI, após o desembarque da família real portuguesa em solo baiano.

Em 1946 se tornou uma universidade, sendo composta por cinco instituições de Ensino Superior, sendo elas as faculdades de Direito, Filosofia, Medicina e Ciências Econômicas, além da Escola Politécnica. Formou, ao longo dos anos, alunos notáveis como Milton Santos, Caetano Veloso, Wagner Moura, Gilberto Gil, João Ubaldo Ribeiro, Eliana Calmon e Carlos Marighella, que dá nome a um dos campi da UFBA.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Calendário UFBA, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFBA

Para ingressar na Universidade Federal da Bahia é necessário participar da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

O programa foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, e visa oferecer vagas de diversas instituições públicas de ensino superior em uma única plataforma.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é uma plataforma virtual em que as instituições de Ensino Superior disponibilizam as vagas disponíveis via Enem para os candidatos que realizaram a prova naquele ano. É no site do programa que são escolhidas as vagas e instituições que cada um irá concorrer com as notas compostas pelo Enem do ano vigente.

Isso faz com que a nota do candidato seja fundamental para que seja possível adentrar na UFBA ou qualquer outra instituição disponível na plataforma. Como a adesão ao programa é opcional, deve-se consultar a lista do Sisu e também de processos seletivos das próprias universidades, que podem incluir, ou não, a nota do Enem.

A inscrição no Sisu deve ser feita no site do programa. Ao inserir os dados de acesso, escolher o curso, a instituição e a modalidade que deseja, o sistema vai calcular a lista de aprovados ao longo dos dias disponíveis. São dois períodos de inscrição por ano, que ocorrem de forma semestral.

Não há pagamento de taxa para participar do programa além da taxa de inscrição do Enem, paga na inscrição do exame, meses antes da abertura do Sisu. Para participar, basta ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha que foi utilizada para acesso anteriormente.

Ao final do período de inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os melhores colocados de cada curso, incluindo as modalidades de cotas. Candidatos que zeraram a redação são excluídos de participar do programa no ano vigente da nota zero.

Quais são as modalidades de concorrência?

São três tipos de vagas possíveis para os candidatos que realizaram o Enem: Ampla Concorrência, em que todos podem participar; vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas a ações afirmativas específicas que são previstas por cada instituição.

O candidato opta por uma das modalidades e concorre somente com outros candidatos que optaram pela mesma modalidade. O sistema seleciona, a partir disso, os melhores de cada categoria, que são dispostos de acordo com as notas do Enem.

Lei de cotas Sisu

A Lei nº 12.711/2012 foi atualizada em 2023 (Lei 14.723/23) e a partir de agora os participantes que têm direito à reserva de vagas (cotas) concorrem juntos às vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga em ampla concorrência. Além disso, estudantes quilombolas também estão incluídos na nova lei.

A lei de cotas permite que os estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas tenham 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino. Estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 salário mínimo (anteriormente o valor era de 1,5) correspondem a metade dessas vagas.

Há também a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do Estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é, portanto, um número que varia de acordo com o Estado.

Por conta disso, é necessário estar atento aos trâmites de comprovação exigidos pelas instituições em cada uma das modalidades escolhidas. O candidato precisa conferir, geralmente no site da universidade, prazos e solicitações.

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa será no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas UFBA

As modalidades de ação afirmativa da UFBA seguem a Lei de Cotas e são destinadas a candidatos que cursaram de forma integral o Ensino Médio em sistemas públicos de ensino, com 50% das vagas. 50% das vagas são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo nacional vigente.

A Lei de Cotas solicita uma destinação proporcional correspondente à soma dessas populações em cada estado, segundo o censo demográfico de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

Na Bahia a proporção é de 76,67, mas a UFBA disponibiliza 85% das vagas de cotas à essas populações. A instituição também oferece 8,65% das vagas a pessoas com deficiência (PCDs). O restante das vagas da Lei de Cotas é destinado a pessoas cuja renda familiar per capita corresponde a menos de 1,0 salário mínimo.

Como é o Enem?

O Enem atual tem uma única etapa, dividida em dois domingos seguidos. A UFBA conta com Prova de Habilidades Específicas nos cursos de Música, mas contava também com a prova nas escolas de Teatro e Belas Artes no Sisu 2022. 

Os cursos com prova de Habilidades Específicas da UFBA possuem processo seletivo próprio da universidade. Ainda não foi divulgado quais escolas e cursos serão incluídos, ou não, no Sisu 2023.

Locais de prova

O local de prova do Enem é disponibilizado a pouco menos de um mês antes do dia da prova. Em 2022, a informação foi divulgada no dia 24 de outubro. Veja como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

O candidato encontra as informações principais no cartão de confirmação. Dados como local de prova (endereço, número e sala), número de inscrição, datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso solicitados, estarão presentes no documento.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de prova, mas o documento traz essas informações de consulta de forma acessível e rápida. Não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais após a inscrição.

O que levar no dia da prova?

O edital do Enem 2022 abordou a necessidade de levar caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, documento oficial com foto e, caso a cidade ou o estado ainda a cobrem, uma máscara de proteção contra a Covid-19.

Como funciona a prova do Enem

O Enem conta atualmente com 180 questões, divididas igualmente entre dois domingos consecutivos. A prova tem duração de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia, que inclui redação, e vai das 13h30 até 19h. No segundo domingo a prova tem duração de 5 horas, e é feita das 13h30 até 18h30.

Como é calculada a nota do Enem?

O Enem é calculado seguindo um modelo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). É uma fórmula mais complexa que em outros vestibulares e não leva em conta apenas a quantidade de erros e acertos, mas sim uma média que varia de acordo com a dificuldade das questões e da quantidade de questões que um candidato acertar. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?

Como será o novo Enem

O Enem mudará seu formato a partir de 2024, para adequar o exame à reforma do Ensino Médio, que já está em vigor. Serão duas etapas: conhecimentos gerais, acompanhando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, uma segunda avaliação para os candidatos.

A primeira etapa, interdisciplinar, será obrigatória e comum aos candidatos. Já a segunda etapa varia de acordo com a escolha do itinerário formativo do estudante durante o ensino médio. Saiba mais sobre o novo Enem e suas mudanças.

Como funciona a redação do Enem

A redação do Enem deve ser feita à mão e em até trinta linhas sobre o tema proposto no ano. Como apoio, o exame disponibiliza alguns textos base, que suportam os candidatos com reflexões, dados e informações sobre determinado assunto.

O Enem exige o gênero dissertativo-argumentativo nas suas redações e o tema aborda questões políticas, sociais, científicas ou culturais relevantes e a partir do ponto de vista do Brasil.

Como a redação é avaliada pela banca?

Cinco competências são levadas em conta na avaliação feita pela banca do Enem nas redações. O objetivo é padronizar as notas e julgamentos, já que são pessoas distintas que corrigem os textos. Saiba quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem é também chamada de Conteúdo Programático em outros vestibulares ou processos seletivos. O anexo é referente aos conteúdos que podem cair na prova de todas as matérias, no caso do Enem, chamados de eixos e competências, de forma específica.

Esses eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e incluem cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Confira abaixo as descrições de cada uma, disponibilizadas no edital do Enem:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Provas de Habilidades Específicas UFBA

Candidatos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música realizam um vestibular paralelo exclusivo aos cursos que solicitam provas de habilidades específicas. 

Curtos de Artes e Teatro também possuíam provas do gênero, mas, em decorrência da pandemia, elas não aconteceram em 2022. Não há confirmação ainda sobre como será no Sisu 2023 da UFBA. Confira o edital para o processo seletivo da escola de Música da instituição.

Como se matricular na UFBA

A primeira etapa após o candidato ser aprovado no Sisu é realizar a pré-matrícula online no site da siscon e anexar a documentação para análise, para garantir a ocupação da vaga em questão.

A partir disso, são feitas as etapas de heteroidentificação, análise de renda, perícia médica e inscrição em componentes curriculares, processos distintos e que abrangem grupos específicos de alunos. Por fim, a realização da matrícula presencial, em que há a apresentação dos documentos encaminhados on-line.

Notas de corte UFBA

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFBA no Sisu 2022:

  • Medicina (Salvador): 794,43
  • Medicina (Vitória da Conquista): 788,29
  • Ciência da Computação: 749,69
  • Engenharia Química: 743,00
  • Engenharia Elétrica: 740,61
  • Direito: 739,69
  • Engenharia da Computação: 739,43
  • Psicologia: 739,24
  • Odontologia: 738,40
  • Arquitetura e Urbanismo: 727,95
  • Engenharia Mecânica: 723,79
  • Interdisciplinar em Saúde: 723,26
  • Sistemas de Informação: 716,41
  • Enfermagem: 715,72
  • Design: 712,91

Cursos UFBA

Confira a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA):

Salvador (Campus Federação)

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo – Noturno
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Agrimensura e Cartográfica
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Engenharia Sanitária e Ambiental
  • Ciências Sociais (Lic. e Bach.)
  • Filosofia
  • História (Lic. e Bach.)
  • História (Lic.) – Noturno
  • Museologia
  • Psicologia – Formação de Psicólogo
  • Serviço social
  • Tecnologia em Transporte Terrestre

Salvador (Campus Ondina)

  • Ciência da Computação
  • Estatística
  • Física (Lic) – Noturno
  • Física (Lic. e Bach.)
  • Geofísica
  • Geografia (Lic. e Bach.)
  • Geografia (Lic.) – Noturno
  • Geologia
  • Licenciatura em Computação – Noturno
  • Matemática (Lic. e Bach.)
  • Matemática (Lic.) – Noturno
  • Oceanografia
  • Química (Lic. Bach. e Química Industrial)
  • Química (Lic.)
  • Sistemas de Informação – Bacharelado
  • Ciências Biológicas (Lic. e Bach.)
  • Ciências Biológicas (Lic.) – Noturno
  • Farmácia
  • Farmácia – Noturno
  • Gastronomia
  • Licenciatura em Ciências Naturais
  • Medicina Veterinária
  • Zootecnia
  • Comunicação – Jornalismo
  • Comunicação – Produção em Comunicação e Cultura
  • Estudos de Gênero e Diversidade (Bach.)
  • Letras Vernáculas (Lic. e Bach.)
  • Letras Vernáculas (Lic.)
  • Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Lic.)
  • Língua Estrangeira – Inglês/Espanhol (Lic.)
  • Língua Estrangeira Moderna ou Clássica (Lic. e Bach.)
  • Dança
  • Artes
  • Artes – Noturno
  • Ciência e Tecnologia
  • Ciência e Tecnologia – Noturno
  • Humanidades
  • Humanidades – Noturno
  • Saúde
  • Saúde – Noturno

Campus Vitória da Conquista

  • Biotecnologia
  • Ciências Biológicas (Bach.)
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Medicina
  • Nutrição
  • Psicologia

Salvador (Campus Canela)

  • Biotecnologia
  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Medicina
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Saúde Coletiva
  • Terapia Ocupacional
  • Administração
  • Administração
  • Arquivologia
  • Arquivologia – Noturno
  • Biblioteconomia e Documentação
  • Direito
  • Direito – Noturno
  • Licenciatura em Educação Física
  • Pedagogia
  • Secretariado Executivo
  • Artes Cênicas – Direção Teatral
  • Artes Cênicas – Interpretação Teatral
  • Artes Plásticas
  • Canto
  • Composição e Regência
  • Curso Superior de Decoração
  • Design
  • Instrumento
  • Licenciatura em Desenho e Plástica
  • Licenciatura em Música
  • Licenciatura em Teatro
  • Música Popular
  • Gestão Pública e Gestão Social

Salvador (Unidades Dispersas)

  • Ciências Contábeis
  • Ciências Contábeis – Noturno
  • Ciências Econômicas

Campus Camaçari

  • B.I. – C.T.I

Campi e estruturas da UFBA

A UFBA possui três campi na capital Salvador e mais três cursos em unidades dispersas, além de campus nas cidades de Camaçari e Vitória da Conquista. Barreiras, que também tinha um campus da instituição, foi desvinculado e passou a pertencer à Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Veja mais detalhes sobre cada um deles:

Campus Federação / Ondina

Os campi Federação e Ondina ficam localizados entre a praia de Ondina e o bairro Federação. Dentre as instalações presentes por lá estão a biblioteca central e a editora da UFBA, a Escola Politécnica, a Escola de Dança e institutos como os de Física, Geociências e Matemática.

Campus Canela

O campus Canela abriga a reitoria da instituição, além dos cursos de saúde, incluindo o hospital universitário da UFBA. O local também conta com a Escola de Belas Artes e a Faculdade de Direito.

Campus Vitória da Conquista

O campus localizado na cidade de Vitória da Conquista chama-se Anísio Teixeira e reúne o instituto multidisciplinar de saúde (IMS CAT-UFBA), que reúne todos os cursos da universidade existentes na cidade.

Campus Camaçari

Por fim, o campus de Camaçari, cujo nome homenageia Carlos Marighella, recebe o curso interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Oportunidades da UFBA

A UFBA conta com instalações que vão desde seu hospital, na capital Salvador, a bibliotecas e centros de estudos, sala de cinema e o Teatro Martim Gonçalves. A universidade conta também com três museus e uma galeria de arte: Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arte Sacra, Museu Afro-Brasileiro e Galeria Cañizares.

Dentre as escolas existentes na instituição estão as de Música, Teatro, Nutrição, Dança, Belas Artes e a Politécnica, além dos institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Camaçari, e Multidisciplinar em Saúde, localizado em Vitória da Conquista.

Estão previstas as criações de um campus da instituição no subúrbio ferroviário de Salvador e um outro na Chapada Diamantina. Além disso, a universidade tem um documento chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022, com metas como:

  • Atender em 100% as exigências da Lei de Acesso à Informação;
  • Aumentar em 50% o número de professores visitantes de outros países;
  • Aumentar em 5% o número de registros de patentes; e
  • Envolver, pelo menos, 30% dos alunos em projetos de Extensão abrangentes e institucionalizados.

 Auxílios e permanência estudantil

A UFBA conta com diferentes auxílios que dão suporte para a permanência de uma série de alunos na universidade. Veja alguns deles:

  • Serviço de Residência Universitária: dá acesso à moradia sob gerência da instituição, assegurando aos residentes também três refeições diárias e áreas comuns para convivência e estudos;
  • Auxílio Moradia: subsídio de suporte para custeio de parte das despesas com moradia, além do custeio de almoço e jantar no Restaurante Universitário, mais auxílio café da manhã;
  • Serviço de Creche: cuidado e assistência para filhos de alunos da UFBA com idade entre 04 meses a 3 anos e 11 meses;
  • Auxílio Creche: contribui para o custeio de creche aos estudantes com filhos de mesma faixa etária descrita acima;
  • Auxílio Transporte: subsídio mensal para contribuir com parte das despesas de deslocamento para atividades acadêmicas regulares;
  • Bolsa de Apoio ao(à) Estudante com Necessidades Educativas Especiais: oferece suporte à qualificação e manutenção do vínculo dos estudantes que apresentem deficiência física, intelectual ou sensorial (auditiva ou visual), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação com a UFBA; e
  • Atenção à Saúde e Acompanhamento e Orientação Pedagógicos: cadastrados na Coordenação de Programas de Assistência ao Estudante (CPAE/PROAE/UFBA) tem acolhimento, encaminhamento e acompanhamento em casos com riscos à saúde, além de orientação educacional.

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você pode adquirir cursos específicos para o Enem, desenvolvidos de forma exclusiva e com conteúdo assertivo e completo. Confira tudo o que oferecemos aos nossos estudantes e seja um Coruja agora mesmo!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também