Biomedicina: curso, onde estudar, mercado, profissão e mais

Biomedicina: curso, onde estudar, mercado, profissão e mais

Curso de Biomedicina une medicina e biologia no diagnóstico de doenças e auxílio na recuperação de enfermidades. Profissional também pode atuar na indústria e até na polícia

Quando falamos em área da saúde, logo vem o curso de medicina na mente. Apesar do prestígio da profissão, para lidar com toda a complexidade da saúde humana, é preciso mobilizar uma série de saberes e profissionais, entre eles o biomédico. A Biomedicina às vezes é pouco lembrada como opção de carreira, mas  é uma profissão central e necessária à área da saúde.

O biomédico é central porque se dedica à investigação de doenças, suas causas, tratamentos e formas de prevenção. Mobiliza conhecimentos da biologia e da medicina para auxiliar na detecção e tratamento das mais diversas patologias. O bacharel em Biomedicina pode atuar em hospitais, laboratórios, órgãos públicos de saúde e em um leque variado de funções. 

O curso pode ser chamado Ciências Biomédicas ou Ciências Biológicas com Habilitação Médica e figura entre os mais concorridos de muitos vestibulares. Na Fuvest 2021, vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), a relação candidato/vaga é 45,5. 

No vestibular de 2020, a nota de corte foi de 64, colocando a graduação na 8ª posição entre as mais difíceis da gigante paulista. Saiba tudo sobre o curso e a carreira nessa matéria que o Estratégia Vestibulares preparou para você.

Curso de Biomedicina
Curso de Biomedicina se consolida como um dos mais concorridos dos vestibulares. Colagem: Lucas Zanetti

O que é Biomedicina?

Biomedicina ou Ciências Biomédicas é uma área das Ciências da Saúde que mobiliza saberes da medicina e da biologia para investigação de enfermidades e realização de diagnósticos em humanos, animais e plantas. É uma área que lida com a manipulação, análise e classificação de microrganismos e tecidos biológicos.

As Ciências Biomédicas atuam no desenvolvimento e aprimoramento de diagnósticos e formas de tratamento e prevenção de doenças. Não possui foco apenas na área clínica, pode também investigar casos epidemiológicos, outras questões de saúde pública e aprimorar conhecimentos laboratoriais em benefício de todos.

O que faz um Biomédico?

Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), um biomédico pode atuar em diversas áreas. Desde a área clínica e laboratorial, até o desenvolvimento de produtos a serem aplicados na indústria farmacêutica e alimentícia, manipulação de microrganismos que se tornam medicamentos, produção de vacinas, apoio à Polícia na elucidação de crimes.

No mercado de trabalho, a atuação mais comum é a clínica e laboratorial. Apesar de não poder receitar medicamentos e tratamentos diretamente ao paciente, o profissional tem papel importante na identificação de uma série de doenças e patologias.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“O biomédico se faz presente na vida de um paciente na investigação de uma doença, no seu tratamento e até na fase de cura. Seja por meio de análises laboratoriais que são necessárias durante todo esse processo, como também em pesquisas para novos e melhores tratamentos e prevenção de doenças”, explica a biomédica Milena Gutierrez, que atua na área de análise clínica. 

Abaixo, a lista do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRB1) sobre as atuações profissionais do biomédico:

  1. Patologia Clínica
  2. Parasitologia
  3. Microbiologia
  4. Imunologia
  5. Hematologia
  6. Bioquímica
  7. Banco de Sangue
  8. Docência e Pesquisa (abaixo)
    • Biofísica
    • Virologia
    • Fisiologia
    • Histologia Humana
    • Patologia Clínica
    • Embriologia
    • Psicobiologia
  9. Saúde Pública
  10. Imagenologia
  11. Radiologia
  12. Análises Bromatológicas
  13. Microbiologia de Alimentos
  14. Citologia
  15. Análise Ambiental
  16. Acupuntura
  17. Genética
  18. Reprodução Humana
  19. Biologia Molecular
  20. Farmacologia
  21. Informática em Saúde
  22. Histotecnologia Clínica
  23. Toxicologia
  24. Sanitarista
  25. Auditoria
  26. Perfusão Extracorpórea
  27. Biomedicina Estética
  28. Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
  29. Gestão das Tecnologias de Saúde
  30. Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico
  31. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

Biomedicina: como funciona o curso?

O curso de Biomedicina geralmente dura quatro anos e possui extensas disciplinas da área de Ciências Biológicas e suas derivações e particularidades, como bioquímica, anatomia, microbiologia, biofísica e genética. Na parte menos “biológicas”, a grade pode incluir matérias de empreendedorismo, propriedade intelectual e práticas científicas. 

Qual é o perfil de um estudante de biomedicina?

Para a Biomédica Milena Gutierrez, o estudante de biomedicina deve primeiramente gostar das disciplinas da área da saúde, pois o curso demandará muitas delas, em nível avançado. Na prática avançada, para quem seguir a análise clínica, ela avalia a necessidade de características detalhistas, em que o foco no processo é crucial. 

“É importante também ser paciente, pois lidamos com muitas fases durante uma análise laboratorial que demandam tempo, e também muita atenção, por ser um trabalho bem minucioso, em que qualquer detalhe faz a diferença”, explica.

Segundo as Diretrizes Nacionais dos Cursos de Biomedicina, instituídas pelo CFBM, os cursos devem graduar “o Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual”.

O profissional deve estar habilitado para atuar com as atividades referentes “às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos”.

Por fim, o documento é enfático sobre a questão contextual, onde explica que o profissional deve ser pautado pela “compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade”.

Profissional de Biomedicina
Biomédicos podem atuar com o diagnóstico de doenças a partir de exames laboratoriais. Foto: Unsplash

Grade curricular do curso de Biomedicina

Como já foi dito, o curso de Ciências Biomédicas é completamente voltado para a área de biológicas, com disciplinas específicas e complexas dessa área e suas ramificações. Abaixo, as disciplinas mais comuns nas faculdades de biomedicina*:

  • Metodologia Científica
  • Fundamentos Quantitativos para Ciências da Saúde
  • Anatomia Geral
  • Biofísica
  • Biologia Celular
  • Química Geral e Orgânica para a Biomedicina
  • Genética e Evolução
  • Biologia Tecidual
  • Bacteriologia
  • Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo
  • Biologia Molecular 
  • Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo
  • Seminários Gerais
  • Sistema Nervoso
  • Sistema Endócrino e Reprodutor
  • Farmacologia Básica
  • Imunologia Básica
  • Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo
  • Micologia
  • Elaboração do Projeto Científico
  • Sistemas Cardiovascular e Respiratório
  • Virologia
  • Introdução à Análise de Dados
  • Patologia Geral
  • Biologia Molecular da Célula
  • Sistemas Renal e Digestório
  • Parasitologia
  • Bioética
  • Biologia do Desenvolvimento
  • Bioinformática e Genômica
  • Epidemiologia
  • Introdução à Programação de Computadores

*o parâmetro utilizado foi a grade curricular do curso de Ciências Biomédicas da USP

Curso de Biomedicina: mercado de trabalho e piso salarial

Como explicamos no começo, a faculdade de Biomedicina permite uma vasta atuação, que vai desde as análises clínicas até as perícias policiais e desenvolvimento de medicamentos, cosméticos e alimentos na indústria. 

Segundo o CFBM, o profissional pode atuar na iniciativa pública em universidades, hospitais, laboratórios de pesquisa, secretarias de saúde, vigilância sanitária e em centros de saúde e epidemiologia. 

Na iniciativa privada, o profissional pode atuar em hospitais, universidades, laboratórios de pesquisa, indústria biológica, laboratórios de análises clínicas; clínicas de imagenologia; clínicas de reprodução humana e indústria de alimentos e bioderivados.

“Biomedicina é uma profissão bem linda! Embora tenhamos pouco contato com o paciente, estamos o tempo todo trabalhando por ele. A profissão é bem pouco reconhecida, mas com certeza já estivemos em algum momento na vida de todas as pessoas”, define a biomédica Milena Gutierrez.

Ela afirma que a rotina da carreira de análise clínica no laboratório requer disposição mental, atenção e capacidade de trabalhar sob pressão. “Somos responsáveis pela coleta de materiais biológicos, análises de exames laboratoriais solicitados pelo médico e emissão de resultados. É uma rotina que requer bastante atenção, cuidado e responsabilidade, assim como todas as outras da área da saúde”, finaliza.

A biomedicina é uma das profissões que não contam com piso salarial definido, estando a critério dos sindicatos e conselhos regionais a definição e orientação do salário-base. Por isso, esse valor pode variar bastante de acordo com o estado e cidade do profissional.

Estudantes de biomedicina são incentivados à prática científica. Foto: Unsplash
Estudantes de biomedicina são incentivados à prática científica. Foto: Unsplash

Onde estudar Biomedicina?

Na hora de escolher um curso ou uma carreira é preciso levar em conta uma série de fatores, como a oferta do curso em sua região, se está disposto a se mudar de cidade para cursá-lo, se há um bom mercado de atuação e se o curso possui avaliação excelente no Ministério da Educação (MEC).

Para ajudar a decidir onde estudar, listamos os melhores cursos de Biomedicina do Brasil, segundo o Guia da Faculdade do Estadão e Quero Educação:

Melhores faculdades de biomedicina em universidades públicas

  • Universidade Estadual Paulista
    Unesp – Botucatu – SP – 5 estrelas
  • Universidade Federal do Paraná
    UFPR – Curitiba – PR – 4 estrelas
  • Universidade de Blumenau
    Furb – Blumenau – SC – 4 estrelas
  • Universidade de São Paulo
    USP – São Paulo ou Ribeirão Preto – SP- 4 estrelas
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    UFRGS – Porto Alegre – RS- 4 estrelas
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    UFTM – Uberaba – MG- 4 estrelas
  • Universidade Federal de Minas Gerais
    UFMG – Belo Horizonte – MG – 4 estrelas
  • Universidade Federal Fluminense
    UFF – Nova Friburgo ou Niterói – RJ – 4 estrelas
  • Universidade Estadual de Londrina
    UEL- Londrina – PR – 4 estrelas
  • Universidade Federal de São Paulo
    Unifesp – São Paulo – SP – 4 estrelas

Melhores faculdades de biomedicina em universidades particulares

  • Centro Universitário UniFBV Wyden
    UniFBV | Wyden – Recife – PE – 5 estrelas
  • Centro Universitário de Belo Horizonte
    UniBH – Belo Horizonte – MG – 4 estrelas
  • Universidade Ceuma – São Luís – MA – 4 estrelas
  • Universidade Anhembi Morumbi
    UAM – São Paulo – SP – 4 estrelas
  • Universidade do Vale do Itajaí
    Univali – Itajaí – SC – 4 estrelas
  • Universidade UniFTC
    UniFTC  – Salvador – BA – 4 estrelas
  • Universidade do Vale do Paraíba
    Univap – São José dos Campos – SP – 4 estrelas
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás
    PUC Goiás – Goiânia – GO – 4 estrelas
  • Universidade São Francisco
    USF – Bragança Paulista – SP – 4 estrelas
  • Centro Universitário Campo Real 
    Campo Real – Guarapuava – PR – 4 estrelas

Biomedicina: como passar no vestibular?

Por ser um curso muito concorrido nas universidades estaduais e federais, o vestibulando de Biomedicina precisa ter foco e persistência para alcançar a tão sonhada aprovação. O Estratégia Vestibulares tem tudo para te ajudar a conquistar esse sonho. Entre as vantagens de ser Estratégia, estão: 

  • livros digitais completos com o conteúdo que será cobrado em sua prova;
  • videoaulas com linguagem direta e objetiva;
  • fórum de dúvidas;
  • trilhas estratégicas preparadas por alunos recém-aprovados;
  • monitorias semanais com dicas e planejamento de estudos;
  • simulados com questões inéditas no padrão da banca;
  • correções infinitas de redação, com compromisso de prazo;
  • comunidades em mídias sociais;
  • entre outros bônus exclusivos para alunos.

Veja mais conteúdos do Estratégia Vestibulares

O Estratégia tem todo o suporte para ajudar na sua aprovação em Biomedicina nas melhores universidades do país! Vamos estar com você todos os dias, até que seu sonho seja alcançado.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também