Avaliar a qualidade dos cursos de graduação é fundamental para garantir que as universidades formem profissionais preparados para as demandas da sociedade. No caso da Medicina, essa necessidade é ainda maior, já que a formação médica impacta diretamente a saúde da população.
Para cumprir esse papel, foi criado o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que substitui o Enade na área e passa a ser aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O lançamento oficial do exame ocorreu em 23 de abril de 2025, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Enamed tem como objetivo unificar as matrizes de referência da graduação em Medicina e oferecer um panorama nacional sobre a qualidade da formação médica no Brasil. Veja mais informações sobre a avaliação abaixo!
Navegue pelo conteúdo
O que é o Enamed?
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é a nova avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade da formação médica no Brasil e unificar as matrizes de referência utilizadas nos cursos de Medicina.
O exame também substituirá a prova objetiva do Exame Nacional de Residência Médica (Enare) para os programas de residência médica de Acesso Direto. Desta forma, o Enamed se torna um instrumento único para avaliar os estudantes concluintes de Medicina no país, como já era feito no Enade, e possibilitar que médicos recém-formados ou já formados há algum tempo utilizem a nota no processo seletivo do Enare.
Sua primeira edição, aplicada ainda este ano, ocorre em outubro, para os alunos do 6º ano de Medicina, e a partir de 2026, estudantes do 4º ano também serão avaliados. Os cursos receberão notas de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 consideradas baixas pelo Ministério da Educação (MEC). Saiba mais no Portal Estratégia Med:
Objetivos do Enamed
Enamed foi criado com o objetivo de atender a uma série de demandas relacionadas à avaliação da formação médica no Brasil. Entre suas finalidades estão:
- Avaliar o desempenho dos estudantes de Medicina em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN);
- Verificar a aquisição de conhecimentos e competências alinhadas às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Estabelecer um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil;
- Fornecer dados para a formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à formação médica; e
- Estimular maior comprometimento dos estudantes com o Enade (que passará a ser por meio do Enamed), já que a nota poderá ser usada na seleção do Enare.
Como fica o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado em ciclos desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que define a qualidade dos cursos e instituições de educação superior do país.
Seu objetivo é avaliar a formação dos concluintes de cursos de graduação periodicamente. Porém, exclusivamente para Medicina, o Enade acontecerá a partir de 2025 por meio do Enamed. Desta forma, a avaliação dos cursos será realizada pelo MEC por meio dos resultados obtidos neste novo exame.
Para os demais cursos de graduação existentes, como Fisioterapia, Agronomia, Direito, entre outros, o Enade continua existindo como já era. Além disso, a periodicidade usual também segue a mesma. Ou seja, diferente do Enamed, que será aplicado anualmente, o Enade – para os demais cursos – segue sendo aplicado a cada três anos.
+ Enade, Enare e Enamed: entenda a diferença e o que mudou
Edital do Enamed 2025
O edital para a primeira edição do Enamed, que será aplicada ainda em 2025, foi divulgado em 26 de junho de 2025. O edital foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União, e traz todas as informações sobre sua aplicação, regras e cronograma completo. Confira mais informações abaixo!
Saiba mais:
+ Entenda como se inscrever no Enamed e no Enare 2025: confira o passo a passo
+ ENAMED 2025: edital da primeira edição é divulgado
O curso de Medicina ficou com nota baixa no Enamed. E agora?
Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha, divulgaram uma série de sanções para cursos de Medicina que receberem notas baixas no Enamed. Entre elas, está, inclusive, a suspensão de novos vestibulares.
De acordo com Camilo Santana, as medidas buscam oferecer um acompanhamento adequado à formação de médicos: “Houve um crescimento dos cursos e a gente quer que sejam bem supervisionados e avaliados a partir da qualidade de formação desses profissionais”. Veja as sanções anunciadas para os cursos que receberem notas 1 e 2 no Enamed:
- Cursos com notas 1 ou 2:
- Impedimento de ampliação de vagas;
- Suspensão de novos contratos do Fies;
- Suspensão da participação no Prouni.
- Cursos com nota 2:
- Redução de vagas para ingresso.
- Cursos com nota 1:
- Suspensão do vestibular.
Principais dúvidas sobre o Enamed
Para não restar nenhum questionamento sobre o Enamed, separamos abaixo alguns esclarecimentos que podem ser úteis. Confira!
O Enamed será obrigatório?
Sim. Assim como o Enade, o Enamed será obrigatório para todos os estudantes concluintes de Medicina no Brasil.
Para médicos já formados, a participação será opcional, restrita aos que desejarem concorrer a programas de residência médica de Acesso Direto pelo Enare.
Quem organiza o Enamed e o Enare?
O processo de aplicação e correção das provas é feito por instituições diferentes:
- Enamed: organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
- Enare: o processo seletivo da residência médica continua sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV), que organiza as etapas para os programas com pré-requisito e coordena a seleção de acesso direto, agora baseada na nota do Enamed. A FGV também contará com a parceria da Ebserh na realização do processo seletivo.
Quem precisa fazer o Enamed?
Todos os estudantes concluintes dos cursos de Medicina no Brasil deverão obrigatoriamente participar do Enamed, já que a prova entra como modalidade do Enade na avaliação dos cursos de medicina. Vale mencionar novamente que diferente do Enade para outros cursos, o Enamed será aplicado todo ano.
Além disso, médicos já formados que queiram concorrer a vagas de Acesso Direto pelo Enare também serão avaliados pelo Enamed.
Quem está isento de fazer o Enamed?
Médicos formados que não procuram ingressar em programas de residência médica de acesso direto ofertados pelo Enare.
O que muda para os médicos revalidandos?
O Enamed não substitui o Exame de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Médicos com diplomas estrangeiros que desejam atuar no Brasil continuarão a realizar o Revalida. Caso desejem, após a aprovação, os médicos revalidados poderão realizar o Enamed e concorrer às vagas de Acesso Direto do Enare junto aos demais candidatos já formados.
O Enamed terá prova prática, como exames clínicos?
Não. A prova do Enamed será composta exclusivamente por questões objetivas de múltipla escolha. Não está prevista a inclusão de provas práticas, como exames clínicos ou de habilidades. Além disso, a prova do Enamed será a única etapa do Enare para Acesso Direto, que deixou de contar com a Análise Curricular.
Confira o eBook completo sobre o INEP, a nova banca do ENAMED
O Estratégia Med está comprometido em oferecer conteúdos de excelência para quem busca aprovação e desempenho de alto nível. O eBook Conheça o INEP: Uma análise completa da nova banca do ENAMED faz parte desse compromisso, trazendo uma análise detalhada da nova banca do ENAMED e oferecendo aos estudantes as ferramentas necessárias para se preparar com base no que realmente importa.
Faça o download gratuito do eBook clicando no botão abaixo e esteja pronto para os desafios do novo exame!
Conquiste sua vaga em Medicina com o Estratégia Vestibulares!
Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos outros vestibulares brasileiros!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos para vestibulandos de Medicina. Conte com professores especialistas na prova e diversos benefícios. Dá só uma olhada: