Faculdade de Ciências Biológicas: curso, grade curricular, carreira e mais

Faculdade de Ciências Biológicas: curso, grade curricular, carreira e mais

Saiba tudo sobre a graduação em Ciências Biológicas, como grade curricular, depoimentos e instituições que podem te ajudara atender mais sobre a área

O curso de Ciências Biológicas tem se tornado cada vez mais atrativo para os estudantes que buscam trabalhar em áreas relacionadas a seres vivos, plantas, microorganismos, animais e outros. O Portal Estratégia Vestibulares preparou mais uma matéria sobre profissões para ajudar os estudantes que buscam ingressar na área de Ciências Biológicas.

A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o curso, profissão, mercado de trabalho e as principais universidades que oferecem o curso de Ciências Biológicas. As áreas de Ciências Biológicas são amplas, desde atuação em laboratórios até o desenvolvimento de processos biológicos, pesquisas científicas e publicação de artigos.

Além disso, contamos com a entrevista da coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, Flávia Karina Delella e de Larissa Trassatto, estudante de Ciências Biológicas na Unesp em Jaboticabal.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é Ciências Biológicas?

Ciências Biológicas, também conhecida como Biologia, é um campo de conhecimento que estuda as diversas formas de vida, como o ser humano, animais, plantas e microorganismos. Ademais, a especialidade concentra-se em processos evolutivos, sistemas biológicos, antropologia, biotecnologia e muito mais.

Além disso, os profissionais da área trabalham além do estudo da vida apresentado nas aulas teóricas do curso. Os biólogos podem atuar no desenvolvimento de pesquisas, realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, estudar a biodiversidade, e trabalhar em diferentes ambientes.

Como funciona o curso de Ciências Biológicas?

O curso de Ciências Biológicas possui duração de quatro anos, e em algumas instituições a formação em licenciatura ou bacharelado pode provocar alteração na extensão do curso. Na Unesp, o curso de Ciências Biológicas no período integral, que possui o curso com formação em bacharelado e licenciatura simultaneamente, possui duração de quatro anos. Já no período noturno, em que os estudantes são formados apenas em licenciatura, são cinco anos de curso.

Conforme a instituição, os estudantes do curso de Ciência Biológicas devem cumprir a carga horária de 4.020 horas, nas modalidades bacharelado e licenciatura. Ao longo do curso, os alunos podem realizar estágios não curriculares, ou seja, não obrigatórios, para complementar suas experiências e formação. Ademais, os estudantes devem realizar os estágios obrigatórios para concluir a graduação.

Flávia Delella, professora e atual coordenadora do curso de Ciência Biológicas da  Unesp, é formada em Ciências Biológicas pela, além de ser mestre e doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e realizar pós-doutorado pela Unesp. Anteriormente, optou por cursar Ciências Biológicas devido um amor de infância. Desde pequena, o formato e as cores de flores e insetos chamavam sua atenção. 

Além disso, sua avó, mesmo sem imaginar, a incentivava mostrando flores em seu jardim, e uma professora de Ciência que a encantou com a disciplina Já acontecimentos como o surgimento do primeiro clone, notícias na televisão e matérias nos jornais impressos sobre o tema, lhe fizeram ter certeza que queria ser nessa área e ser pesquisadora.

Já Larissa, que ingressou no curso em 2022 e está no segundo ano de graduação, escolheu esse curso pois sempre teve a ideia de fazer algo relacionado a Biologia. “No Ensino Médio fiz curso técnico em meio ambiente e isso influenciou ainda mais minha escolha.”

Grade curricular de Ciências Biológicas

A seguir, confira os conteúdos básicos e específicos presentes na grade curricular do curso de Ciências Biológicas, segundo as Diretrizes Nacionais instituídas pelo Ministério da Educação:

  • Biologia Celular, Molecular e Evolução
  • Diversidade Biológica
  • Ecologia
  • Fundamentos das Ciências Exatas e da Terra
  • Fundamentos Filosóficos e Sociais

Além disso, os estudantes podem realizar disciplinas optativas e atividades complementares que contribuam para sua formação. Alguns exemplos são Biologia e Genética da Conservação, Bioquímica Estrutural, Ciência de Dados, Comunicação Animal, Empreendedorismo e Zoologia de Campo. 

Áreas de atuação e mercado de trabalho de Ciências Biológicas

O trabalho do Biólogo é amplo e abrange diversas áreas, que englobam aspectos teóricos até o descobrimento de novos seres vivos. A seguir, conheça algumas áreas de atuação, segundo o Conselho Federal de Biologia:

  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos
  • Arborização Urbana
  • Biologia Molecular
  • Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos
  • Educação Ambiental
  • Engenharia Genética/Bioengenharia
  • Gestão da Qualidade
  • Microbiologia Ambiental
  • Perícia e Biologia Forense
  • Processos Biológicos de Fermentação e Transformação
  • Saneamento Ambiental
  • Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica

A professora Flávia Delella explica que o mercado de trabalho para o Biólogo mudou na última década, ao passo que atualmente há mais possibilidades de atuação na área. “As principais oportunidades de trabalho estão em laboratórios de análises clínicas e moleculares, representação comercial e venda de produtos e kits para a realização de experimentos, perícia criminal, entre outros”, afirma. 

Além disso, esclarece que os estudantes formados em Ciências Biológicas, tanto em bacharelado como em licenciatura, podem seguir carreira na pós-graduação, e se especializar em determinadas áreas. 

Carreira acadêmica

Flavia Delella declara que realizar mestrado e doutorado, e se especializar em um nicho, principalmente em instituições de ensino fora do País é uma ótima forma de atuar na área. “É um meio para que esses profissionais possam concorrer a vagas mais específicas no mercado de trabalho”.

A professora é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de ser mestre e doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e realizar pós-doutorado pela Unesp. Atualmente, é professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, da Unesp.

Ainda que o curso de Ciências Biológicas seja muito amplo, há diferentes formas de se destacar na áera. “O Brasil tem setores que se esforçam bastante para manter e financiar centros de pesquisa e pesquisadores universitários, mas está longe de ser um exemplo para isso. Nós pesquisadores trabalhamos arduamente para desenvolver pesquisas de qualidade e contribuir para a obtenção de resultados científicos.”, afirma a professora.

Além disso, Flávia Delella afirma que muitas vezes esses profissionais trabalham sem recursos financeiros e não conseguem extrapolar excedentes. Por outro lado, o Brasil forma excelentes pesquisadores, que atualmente optam por vagas de emprego no exterior, ao passo que os pesquisadores internacionais desfrutam da forma como o brasileiro lida em seus laboratórios, com dedicação, criatividade e mão de obra especializada. 

Para Flávia Delella, o biólogo é um profissional multiáreas, que estuda e entende sobre a biodiversidade e sobre a vida em suas diferentes formas. “Ser curioso é uma aptidão interessante para o futuro biólogo, mas não há uma aptidão prévia para realizar o curso.”, declara.

Expectativas e realidades de Ciências Biológicas

Larissa conta que, antes mesmo de ingressar no curso, já sabia que daria continuidade nesta área de ciências. Desde o Ensino Fundamental, sua disciplina favorita era ciências, então sua escolha por Ciência Biológicas tornou-se mais fácil.

“O sentimento de objetivo concluído é muito satisfatório e ver que os esforços estão dando resultados também”, disse a estudante. Ao longo desses dois anos de curso, Larissa reafirmou seu amor desde a infância pela ciência, e conclui que é nesta área que deseja seguir.

A professora Flávia Delella conta que a expectativa dos estudantes ao ingressar na universidade é comum na maioria dos cursos de graduação. De acordo com ela, geralmente os alunos de Ciências Biológicas entram com alguma matéria favorita em mente e pode acontecer de, após cursar determinadas disciplinas dessa área, não gostarem e mudarem de ideia. Dessa forma, ela reforça que é interessante que os estudantes realizem pequenos estágios em áreas diferentes para conhecê-las melhor.

“Isso aconteceu comigo, entrei no curso apaixonada pela Genética que eu aprendi no ensino básico e que eu lia nos jornais e não foi o que eu esperava quando tive a aula de genética clássica na faculdade”, declara.

Principais universidades que oferecem o curso de Ciências Biológicas

Conheça algumas instituições de Ensino Superior públicas que oferecem a graduação em Ciências Biológicas:

  • Universidade de Brasília (UnB);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGS)

Parece, mas não é: cursos próximos de Ciências Biológicas

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia prepara os estudantes para trabalhar em processos e tecnologias da área da biologia. Além disso, o curso conta com disciplinas voltadas para química, física e cálculo.

Zootecnia

A graduação de Zootecnia é voltada para aqueles que buscam atuar na criação, conservação e produção de animais. Ao longo do curso, os estudantes são formados para atuar na gestão de animais domésticos e selvagens, para a produção, companhia e esporte.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Você sonha em ingressar na área de Ciências Biológicas? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios, como cursos, simulados, correção de redações e monitorias que te ajudarão a estudar na instituição dos seus sonhos.

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também