A Universidade Presbiteriana Mackenzie, ou simplesmente o Mackenzie, começou como a primeira Escola de Engenharia do Brasil, em 1896, tornando-se universidade apenas em 1952. Também na década de 1950, o Mackenzie voltou a ser pioneiro, com a primeira mulher no cargo de reitora do Brasil, em 1956.
O Mackenzie faz parte do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), fundado no século XIX, e hoje conta com três campi no estado de São Paulo (Higienópolis, Alphaville e Campinas), e mais unidades nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Com tantos anos de história, a universidade já foi responsável pela formação de diversos nomes da ciência, das artes, da política, do Direito e do empresariado brasileiro, por isso, listamos alguns dos famosos que já estudaram no Mackenzie. Confira:
Leia também:
+ 19 famosos que estudaram na USP
+ 17 famosos que estudaram na UFRJ
+ 9 famosos que estudaram na UFBA
Navegue pelo conteúdo
Anita Malfatti
Pioneira na Arte Moderna no Brasil, Anita é uma das mais importantes pintoras do País e fez parte do chamado Grupo dos Cinco, ao lado de Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Mário e Oswald de Andrade, na organização da Semana de Arte Moderna de 1922. Antes de trabalhar com pintura, entretanto, a artista formou-se como professora, no Mackenzie, em 1906.
Silvio Almeida
Silvio Almeida é o atual Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo Lula (PT), e é formado em Direito pelo Mackenzie, desde 1999. Já em 2006, pela mesma instituição, Silvio concluiu seu mestrado com a dissertação “O Direito no Jovem Lukács: Uma Reflexão de Filosofia do Direito em torno de ‘História e Consciência de Classe’”.
Além do trabalho como advogado, professor e ministro, Silvio é o autor do livro “Racismo Estrutural”, que faz parte da coleção “Feminismos Plurais” e foi publicado em 2019, sendo o responsável pela disseminação do termo e do conceito no Brasil.
Tati Bernardi
Tatiane Bernardi Teixeira Pinto, mais conhecida como Tati Bernardi, é uma escritora e roteirista formada em Publicidade e Propaganda no Mackenzie. Seu primeiro romance foi “A Mulher que Não Prestava”, de 2006.
Já no audiovisual, Tati trabalha para a TV Globo e já atuou em projetos como as novelas “Sangue Bom” e ‘A Vida da Gente”, o talk show “Amor & Sexo”, os sitcoms “Aline”, “Dicas de um Sedutor” e “Meu Passado Me Condena” e escreveu o roteiro do filme “Qualquer Gato Vira-Lata”, de 2011.
Rubens Paiva
Confirmado como uma das vítimas da Ditadura Militar brasileira (1964 – 1985) pela Comissão da Verdade (CNV) 40 anos após sua morte, Rubens Paiva foi um engenheiro e deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de São Paulo.
Formou-se em Engenharia Civil no Mackenzie, em 1954, onde também militou no movimento estudantil na campanha “O petróleo é nosso”, foi presidente do Centro Acadêmico Horácio Lane (CAHL) e vice-presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP).
Pirula
Paulo Miranda Nascimento, o Pirula, é formado em Biologia no Mackenzie, na turma de 2003. Seguindo na carreira acadêmica que o levou a ser um dos mais famosos divulgadores científicos do Brasil, Pirula tornou-se Mestre e Doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Além de ser professor, o cientista também trabalha com divulgação científica em seu canal do Youtube, no canal “Bláblálogia” e no podcast “Os três elementos”, sendo os dois últimos em parceria com outros profissionais da Ciência.
Robert Scheidt
Robert Scheidt é um velejador bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial de iatismo (ou vela). Com as 17 medalhas, Scheidt figura na segunda posição entre os atletas brasileiros com mais medalhas em Campeonatos Mundiais e é considerado o melhor atleta brasileiro em Olimpíadas de todos os tempos.
Apesar de ter seguido carreira no esporte, Robert é formado em Administração, na turma de 1996, do Mackenzie. No mesmo ano de formatura, também participou de sua primeira Olimpíada, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Ricardo Tozzi
Egresso do curso de Administração de Empresa do Mackenzie, Ricardo Tozzi formou-se em 2001, mas abandonou a carreira administrativa para trabalhar como ator. Tozzi iniciou a vida artística no teatro e logo foi contratado pela Rede Globo, onde atuou em sua primeira novela no ano de 2006.
Roberto Justus
Roberto Luiz Justus é um empresário, investidor, administrador, publicitário e apresentador de televisão, formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Justus é dono de um dos principais grupos de comunicação do Brasil e da América Latina, o Grupo Newcomm, e foi apresentador do reality show “O Aprendiz”, do talk show “Roberto Justus +”, e dos realitys “A Fazenda” e “Power Couple”.
MariMoon
Mariana de Souza Alves Lima, conhecida como MariMoon, é considerada a primeira celebridade surgida na internet brasileira, quando em 2003 seu blog no Fotolog (rede social extinta em 2016) se tornou o mais seguido do Brasil.
MariMoon cursou dois anos de Desenho Industrial no Mackenzie, depois ingressou no curso de Moda na Faculdade Santa Marcelina, mas também não concluiu. Na TV, Mari atuou como apresentadora em diversos programas, sendo os da extinta MTV Brasil aqueles que mais marcaram sua carreira.
Paula Lima
Antes de se tornar cantora e compositora, Paula Lima pretendia trabalhar como promotora e por isso formou-se em Direito no Mackenzie, na turma de 1994. Ainda no terceiro ano de faculdade, Paula participou de sua primeira banda, a “Unidade Móvel”, mas atualmente segue carreira solo nos ritmos MPB, soul e funk.
Paulo Skaf
Paulo Skaf foi estudante do curso de Administração no Mackenzie, mas não chegou a concluí-lo, optando por seguir carreira como empresário do ramo têxtil, assim como seu pai.
Skaf ganhou notoriedade ao presidir a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).
Na carreira política, o empresário é filiado ao partido Republicanos e já disputou o governo de São Paulo três vezes, por outras legendas, mas nunca foi eleito.
Gabriela Prioli
Advogada criminalista, professora universitária, influenciadora digital, comentarista política e apresentadora de TV, Gabriela Prioli é formada em Direito no Mackenzie, além de ser Mestre em Direito Penal pela USP.
Prioli ficou conhecida nacionalmente por ter integrado o quadro “O Grande Debate”, do telejornal “CNN Novo Dia”, da rede CNN Brasil. A advogada também apresentou os programas “CNN Tonight” e “À Prioli”.
Luísa Mell
Conhecida como “Luísa Mell” por ter adotado o nome de sua avó paterna falecida, Marina Zatz de Camargo é apresentadora e ativista pelos direitos dos animais, sendo o segundo trabalho o que lhe trouxe maior notoriedade. Luísa é formada em Direito pelo Mackenzie.
Estude no Mackenzie você também!
Se você, assim como Silvio Almeida, Anita Malfatti e Pirula, deseja estudar na Universidade Presbiteriana Mackenzie, conte com a ajuda do Estratégia Vestibulares!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nas seleções do Mackenzie, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Mackenzie, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!