19 famosos que estudaram na USP
Foto: Instagram/@realwbonner

19 famosos que estudaram na USP

O Portal Estratégia Vestibulares listou 19 personalidades, entre elas cantores, escritores, atores e políticos que são uspianos; confira

A Universidade de São Paulo (USP) é considerada uma das universidades mais tradicionais do Brasil e a melhor faculdade da América Latina, segundo o ranking Global Universities 2021, feito pela editora norte-americana US-News. 

Para ingressar, é preciso realizar o vestibular produzido pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Enem-USP, ou participar do Provão Paulista.

A Fuvest, que é o vestibular da USP, é presencial e composto por duas fases. Na primeira, o estudante deve responder 90 questões de múltipla escolha, enquanto na segunda, dividida em dois dias, resolve 22 questões dissertativas e realiza uma redação dissertativa-argumentativa.

Por sua tradição, muitas pessoas desejam ingressar na USP, inclusive personalidades conhecidas, como atores, cantores, políticos e escritores. O Portal Estratégia Vestibulares listou 19 famosos que são uspianos. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Chico Buarque

Além de cantor, compositor e escritor, Chico Buarque tentou também ser arquiteto. Ele ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo na USP, onde estudou entre 1963 e 1965, mas interrompeu a graduação a fim de seguir sua carreira no mundo da música.

Lygia Fagundes Telles

A escritora modernista, vencedora de prêmios como Jabuti, Camões e Guimarães Rosa, estudou, não apenas uma, mas duas graduações na USP. Em 1939, ingressou na Escola Superior de Educação Physica, atual Escola de Educação Física e Esporte, ao mesmo tempo que cursava o pré-jurídico.

Mais tarde, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Hoje, a obra “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles, é leitura obrigatória para a Fuvest 2026, vestibular da USP.

Monteiro Lobato

O criador do Sítio do Picapau Amarelo iniciou, em 1900, a graduação em Direito na USP, por pressão de seu avô. Apesar disso, durante seu tempo em São Paulo fez uma bela amizade com o, também escritor, Godofredo Rangel, com quem trocou cartas por 40 anos. Essas correspondências deram origem ao livro “A Barca de Gleyre”.

José de Alencar

O romancista cearense formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Algumas de suas obras mais famosas são “Iracema”, “O Guarani”, “Ubirajara” e “Senhora”.

William Bonner

William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, formou-se em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Será que foi lá que ele aprendeu a tornar o seu “boa noite” mais especial?

Luciano Huck

Luciano Huck, atual apresentador do Domingão, ficou amplamente conhecido por seu programa Caldeirão do Huck, hoje comandado por Marcos Mion. Luciano é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Marcos Mion

Falando em Mion, ele também estudou na USP por um breve período. O apresentador iniciou a graduação de Filosofia, mas não concluiu o curso.

Marcelo Tas

Marcelo Tristão de Souza, conhecido como Marcelo Tas, fez sucesso como apresentador de TV, onde participou do Custe o Que Custar, famoso CQC e, atualmente, comanda o Provocações, antes apresentado por Antônio Abujamra.

Tas iniciou o curso de Rádio e Televisão, atual curso de Audiovisual, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e, apesar de atuar na área, acabou não concluindo a graduação. No entanto, graduou-se em 1983, em Engenharia Civil, pela Escola Politécnica.

Tony Ramos

Tony Ramos, um dos atores mais influentes do Brasil, também foi aluno da Universidade de São Paulo, mas não cursou na Escola de Arte Dramática (EAD), como você deve estar pensando. Ele se formou em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

Sócrates

O jogador de futebol Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido como Dr. Sócrates, também já foi um uspiano. Enquanto treinava para se tornar um craque da bola, formou-se na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), cidade onde iniciou sua carreira no futebol, jogando pelo Botafogo.

Marisa Orth

A atriz, comediante, cantora e apresentadora Marisa Orth fez parte da turma de 1983 da Escola de Artes Dramáticas (EAD) da USP. Sete anos depois, em 1990, ela estrelou seu primeiro papel na TV como Nicinha, na novela “Rainha da Sucata”. Sua atuação rendeu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Revelação Feminina.

Rodrigo Faro

Rodrigo Faro também foi aluno de Rádio e TV na Escola de Comunicações e Artes (ECA), mas ao contrário de Marcelo Tas, o apresentador da Hora do Faro concluiu sua graduação e formou-se em 1994.

José Serra

O ex-governador do Estado de São Paulo ingressou, em 1960, no curso de Engenharia Civil na Escola Politécnica (Poli) da USP. Nessa mesma época, iniciou sua relação com a política, quando ajudou a fundar o Ação Popular (AP) e tornou-se presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Fernando Henrique Cardoso

Em 1949, o ex-presidente do Brasil ingressou em Sociologia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, atual FFLCH. Formou-se em 1952 e, anos mais tarde, tornou-se professor emérito da universidade.

Fernando Meirelles

Fernando Meirelles, diretor de filmes como Cidade de Deus (2002), Ensaio sobre a Cegueira (2008) e Dois Papas (2019), além de ser indicado ao Oscar como Melhor Diretor, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU da USP.

Mauro Beting

O jornalista esportivo brasileiro graduou-se em Direito, pela Faculdade de Direito (FD) da USP, mas resolveu seguir os passos de seus pais e seguir carreira no Jornalismo.

Aracy Balabanian

Em 1962, a atriz brasileira prestou o vestibular para Ciências Sociais e para a Escola de Arte Dramática (EAD). Passou em ambos os processos seletivos e, com o tempo, abandonou Sociologia no 3° ano para dedicar-se ao teatro. Ingressou na EAD contra a vontade de seu pai, que, na época, não apoiava a sua escolha em ser atriz.

Lilia Cabral

Lilia Cabral, indicada duas vezes ao Emmy Internacional de melhor atriz e vencedora de diversos prêmios, é formada pela EAD, na qual fez parte da turma de 1978.

Vera Holtz

A atriz Vera Holtz também estudou na Escola de Arte Dramática, fazendo parte da turma de 1974. Antes de mudar-se para a capital, ela era professora de matemática na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.

Quer ser aprovado na Fuvest? 

Se você, assim como Chico Buarque, Lilia Cabral e Sócrates, deseja ser um uspiano, conte com a ajuda do Estratégia Vestibulares! 

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a seleção da Fuvest 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Fuvest
Você pode gostar também