Quais são os tipos de Engenharia no Brasil?

Quais são os tipos de Engenharia no Brasil?

Você sabia que existem mais de 40 cursos de graduação nas áeras de Engenharia? Saiba sobre os cursos, profissões e mais detalhes

Você já se perguntou qual a diferença entre tantos cursos de Engenharia? Atualmente, existem 42 cursos na área de engenharia, ainda que cada um deles concentre seus estudos em campos de atuação distintos.

Com tantas possibilidades, pode ser difícil escolher o curso de Engenharia em que você mais se encaixe. Para isso, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo descrevendo um pouco sobre os 42 cursos de Engenharia disponíveis no Brasil. Confira:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Engenharia Acústica

O curso de Engenharia Acústica forma profissionais aptos para exercer sua profissão em novos sistemas eletroacústicos, além de trabalhar com ruídos e vibrações. Esses profissionais desenvolvem técnicas e equipamentos que ajudam a controlar ruídos e vibrações. 

Com duração de quatro a cinco anos, os estudantes deste curso são formados em bacharelado e encontram disciplinas que mesclam a área de ciências exatas e engenharias.

Engenharia Aeronáutica

A Engenharia Aeronáutica é o ramo que trabalha com a projeção e manutenção de aeronaves, além da administração de atividades aeroespaciais. O profissional dessa área trabalha com projetos que envolvem a construção dos mais diversos tipos de aeronaves.

O curso possui habilitação de bacharelado e dura em média cinco anos, e os estudantes encontram disciplinas como aerodinâmica básica, dinâmica de veículos aeroespaciais e engenharia de materiais.

Engenharia Aeroespacial

O engenheiro aeroespacial trabalha com a projeção, construção e manutenção de sistemas aeroespaciais, como foguetes, veículos espaciais e satélites. 

Essa área da engenharia possui o curso com formação em bacharelado e duração média de cinco anos. Os estudantes desse curso realizam disciplinas como aerotermodinâmica e hipersônica, ambiente espacial e ciência dos materiais.

Engenharia Agrícola

A Engenharia Agrícola atua nos processos mecânicos da agricultura, como o desenvolvimento de técnicas de equipamento e manutenção de máquinas. O profissional dessa área é formado para atuar no agronegócio e em novas técnicas de plantio.

O curso possui duração média de cinco anos e é do tipo bacharelado, com matérias de diversas áreas de conhecimento, como poluição ambiental, experimentação agrícola e filotecnia. 

Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica combina as áreas de diversas engenharias, como as de mecânica, civil, elétrica e outras. Os engenheiros agrônomos atuam na área do agronegócio, averiguando a produtividade e qualidade dos produtos agrícolas.

Com um país rico em agricultura e pecuária, o curso é uma ótima opção para aqueles que buscam trabalhar na produção de biocombustíveis, processos ambientais e pecuária. Os estudantes realizam o curso do tipo bacharelado que possui duração de cinco anos.

Engenharia Ambiental 

O engenheiro ambiental estuda os problemas ambientais e busca entender suas proporções ecológica, econômica, social e tecnológica. Os estudantes realizam o curso de tipo bacharelado com duração de cinco anos e encontram matérias relacionadas à gestão ambiental, meteorologia, ecológica e climatologia

Com o propósito de viabilizar o desenvolvimento sustentável, o engenheiro ambiental identifica e busca soluções para evitar  impactos ambientais. Este profissional identifica alterações ambientais causadas pelo homem, examinando formas de reverter e ajudar o meio ambiente, desde a gestão das águas até as indústrias. 

Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica é a área das engenharias que se preocupa com equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos. Cuidando de diagnósticos e tratamento terapêutico, o engenheiro biomédico projeta desde a estrutura até a manutenção desses equipamentos.

O curso apresenta disciplinas nas diversas áreas de conhecimento, como cálculo, comunicação e expressão, e anatomia humana. Os estudantes podem realizar o curso com duração média de cinco anos e formação do tipo bacharelado.

Engenharia Cartográfica

O curso de Engenharia Cartográfica é oferecido na modalidade de bacharelado e possui duração média de cinco anos. O profissional desse ramo analisa dados geográficos para posteriormente elaborar mapas. 

Os estudantes possuem diversas disciplinas, incluindo aulas de pesquisa de campo e cálculo, que os ajudam a realizar projetos para entender mais sobre esta área. Além disso, o curso é oferecido com outro nome em algumas instituições, sendo eles: Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Engenharia Civil

A área de Engenharia Civil é uma das mais tradicionais e antigas da engenharia. O curso de Engenharia Civil é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. Os estudantes encontram conteúdos com foco em cálculos, física e química. 

Esse curso busca planejar, projetar e realizar gestões de obras e empreendimentos. Não obstante, o profissional estuda desde o solo até os materiais que serão utilizados para o desenvolvimento de edificações. 

Veja também: 50 melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil, segundo o MEC

Engenharia da Computação

O engenheiro de computação é responsável pela projeção e construção de computadores e sistemas presentes em hardware e software. O curso confere o título de bacharel ou licenciado, e possui duração de quatro a cinco anos.

Os estudantes do curso encontram disciplinas como computação gráfica, eletrônica e cálculo. O profissional formado é apto para gerenciar sistemas computacionais e criar computadores. 

Engenharia da Pesca

A Engenharia da Pesca é o ramo da engenharia que trabalha com o cultivo, retenção e industrialização de peixes e frutos do amor. O profissional dessa área é formado para desenvolver métodos que ajudem a encontrar, capturar e conservar esses animais.   

Com formação em bacharelado e duração média de cinco anos, os estudantes dessa área podem se desenvolver ainda mais ao encontrarem disciplinas como impactos ambientais, mecânica aplicada à pesca e engenharia para aquicultura.

Engenharia de Alimentos

A área de Engenharia de Alimentos estuda a fabricação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados. Os estudantes dessa área estudam a importância do preparo e conservação dos alimentos, aprendendo desde a agricultura até a conservação final.

O profissional desse ramo possui formação em bacharelado e realiza o curso em média de cinco anos. Além disso, pode atuar nas áreas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e tecnologias de produção.

Engenharia de Aquicultura

Para ser formado em Engenharia de Aquicultura, os estudantes devem ter interesse em organismos aquáticos em cativeiro. O profissional dessa área projeta e supervisiona a criação de crustáceos, moluscos, peixes e plantas aquáticas.

Ainda que encontrem matérias das demais áreas de conhecimento, esse curso é mais voltado para as ciências biológicas e ciências exatas. Com formação em bacharelado e duração de cinco anos, os estudantes formados podem atuar nas etapas da cadeia de produção de alimentos e criação desses organismos.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

A Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é o ramo da engenharia que estuda os processos industriais que envolvem substâncias formadas por seres vivos, aplicando isso à fabricação de alimentos, bebidas, combustíveis e refino de petróleo.

Os estudantes desse curso realizam a graduação do tipo bacharelado em cinco anos e encontram disciplinas de ciências exatas e engenharias, além de terem uma visão multidisciplinar das áreas de biologia, física e química.

Engenharia de Controle e Automação

O curso de Engenharia de Controle e Automação possui habilitação em bacharelado e duração de cinco anos. Os estudantes dessa área encontram disciplinas das áreas de matemática, física e química, como computação, sistemas e mecânica.

O profissional formado desenvolve programas de automação industrial, equipamentos para processos automatizados de múltiplas indústrias e manutenção. 

Veja também: 50 melhores cursos de Engenharia de Controle e Automação, segundo o MEC

Engenharia de Energia

O engenheiro de energia é formado em bacharelado em cinco anos. Esse profissional atua no desenvolvimento de sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utilização de energia.

Os estudantes do curso de Engenharia de Energia encontram matérias das disciplinas de todas as áreas de conhecimentos, como energia solar, gestão energética e potenciais hidráulicos.

Engenharia de Horticultura

O curso de Engenharia de Horticultura é do tipo bacharelado e possui duração de cinco anos. O engenheiro de horticultura atua no cultivo, plantio, colheita e armazenamento de plantas medicinais, ornamentais,  aromáticas e de condimentos.

Os estudantes aprendem sobre a tecnologia para o cultivo dessas plantas e como podem ajudar para o condicionamento das mesmas, como as técnicas de produção e benefício de culturas agrícolas. 

Engenharia de Inovação

O engenheiro de inovação atua na identificação e solução de problemas que envolvam as mais diferentes áreas relacionadas a processos inovadores.

Os estudantes realizam o curso ofertado no grau de bacharelado e com cinco anos de duração, onde encontram disciplinas como elétrica, telecomunicações e design.

Engenharia de Materiais 

A Engenharia de Materiais trabalha com a pesquisa de materiais e novos usos industriais para esses materiais que já existem. Esses materiais podem ser resinas, plásticos e ligas metálicas, sendo encontrados nas mais várias indústrias. 

O curso desta área é do tipo bacharelado e possui duração de cinco anos, onde os estudantes realizam disciplinas práticas para aprender mais sobre esse ramo. 

Engenharia de Minas

Com duração de cinco anos e habilitação em bacharelado, o curso de engenharia de minas é focado em recursos minerais. O engenheiro de minas trabalha com a pesquisa, extração e aproveitamento de recursos minerais de diferentes maneiras.

Durante a graduação, os estudantes aprendem sobre a qualidade e utilidade dos minérios, pesquisas de reservas minerais e pesquisas científicas. 

Engenharia de Mobilidade

A Engenharia de Mobilidade é a área de engenharia voltada para a atuação no transporte de pessoas e materiais. O curso possui duração de cinco anos e os estudantes são formados a partir de disciplinas de todas as áreas de conhecimento.

Com aulas práticas e teóricas, os estudantes aprendem matérias como química tecnológica, representação gráfica, comunicação e expressão, e programação.

Engenharia de Petróleo e Gás

O curso de Engenharia de Petróleo e Gás apresenta um grupo de técnicas para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. Com duração de cinco anos e habilitação em bacharelado, os estudantes encontram disciplinas como análise de risco da indústria, ciência dos materiais e comunicação.

O profissional desse ramo pode exercer suas atividades em petroleiros, plataformas marítimas e petroquímicas, além de pesquisas científicas ou áreas relacionadas com cálculos.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção trabalha com a relação de gestão de pessoas, administração e econômica, planejamento otimizar processos e logística. Os estudantes deste curso realizam o bacharelado com duração de cinco anos e encontram disciplinas de múltiplas engenharias, em especial a Engenharia Mecânica, economia, controle de produção e processos de fabricação.   

Os profissionais dessa área podem operar em indústrias e empresas de múltiplos segmentos, para garantir a eficácia de processos produtivos e estabelecer a economia que uma empresa deve focalizar.

Engenharia de Segurança do Trabalho

Com o objetivo de garantir a segurança para os trabalhadores e que os mesmos não corram riscos de acidente em suas atividades profissionais, desde danos psicológicos e físicos. O estudante aprende diversos meios para prevenir riscos à saúde e vida do trabalhador. 

O curso é oferecido como bacharelado e tem duração média de cinco anos, onde os estudantes encontram disciplinas de higiene do trabalho, gerência de risco e proteção contra incêndios e explosões. 

Engenharia de Sistemas

O engenheiro de sistema é formado para planejar e organizar sistemas complexos em indústrias ou empresas. Os estudantes dessa área de engenharia podem realizar a graduação em bacharelado com duração de cinco anos.

Disciplinas como desenvolvimento e software, geometria analítica e cálculo diferencial estão presentes na grade curricular dos estudantes e agregaram para suas formações.

Engenharia  de Telecomunicações

O curso de Engenharia de Telecomunicações forma profissionais que possam atuar no desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas e redes de telecomunicações. 

Com duração de cinco anos e formação em bacharelado, os estudantes realizam disciplinas que apresentam os sistemas de transmissão de telecomunicações e sinais que interligam todo o mundo. 

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica estuda as aplicações de eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Os estudantes realizam o curso do tipo bacharelado com duração de cinco anos e são formados para trabalhar com a distribuição de energia elétrica.

Atualmente, as áreas interessadas em energias renováveis e alternativas são promissoras e demonstram grande crescimento nos últimos anos. Esses profissionais planejam desde a operação de sistemas elétricos até a construção de usinas e estações de geração de energia. 

Engenharia Eletrônica

O engenheiro eletrônico trabalha na instalação e manutenção de sistemas eletrônicos, como o uso da energia elétrica e circuitos eletrônicos para elaboração de produtos.

Com duração média de cinco anos e formação em bacharelado, os estudantes aprendem matérias relacionadas a eletromagnetismo, sistemas eletrônicos e circuitos elétricos. 

Engenharia em Agrimensura

O curso de Engenharia em Agrimensura tem duração média de cinco anos e o estudantes é formado em bacharelado. Com disciplinas que abordam cálculo, física, topografia e desenho técnico, os estudantes aprendem de forma teórica e prática mais sobre esta área.

O profissional desse curso está apto para trabalhar com o levantamento e medição de terrenos, preparando os locais para construção de obras.

Engenharia em Nanotecnologia

A área de Engenharia em Nanotecnologia é focada no desenvolvimento de tecnologias relacionadas à nanociência, onde os profissionais atuam em projetos de pesquisa ou aplicações de nanotecnologias em indústrias. 

O curso possui duração média de cinco anos e formação em bacharelado. Os estudantes realizam as mais variadas atividades durante a graduação, como as disciplinas de neurobiofísica, estrutura dos materiais e síntese de nanomateriais.

Engenharia em Tecnologia Têxtil e Indumentária

Ainda que se assemelhe ao curso de Engenharia Têxtil, o curso de Engenharia em Tecnologia Têxtil e Indumentária tem como foco principal a fabricação de fios e a comercialização do produto final.

Os estudantes dessa área são formados para desenvolver pesquisas tecnológicas relacionadas à produção têxtil. O curso possui formação em bacharelado e duração de cinco anos, contando com disciplinas como física, geometria analítica e eletricidade

Engenharia Física

A Engenharia Física é o ramo da engenharia que forma profissionais adequados para interpretarem o conhecimento e aplicarem a teoria de física na otimização de processos industriais. Alguns exemplos são o trabalho na produção de equipamentos de captação de energias, como elétrica, nuclear e solar.

O curso possui duração média de cinco anos em bacharelado, e formação em ciências básicas que envolvem matemática, física e química.

Engenharia Florestal

O curso de Engenharia Florestal oferece titulação de bacharelado e possui duração de cinco anos. O profissional desse ramo trabalha com o uso sustentável de recursos florestais e com ecossistemas, buscando preservar a fauna e flora.

Durante a graduação, os estudantes encontram disciplinas como botânica, cálculo e ecologia, que contribuem para a formação acadêmica. 

Veja também: 50 melhores cursos de Engenharia Florestal do Brasil, segundo o MEC

Engenharia Hídrica

O engenheiro hídrico é formado em bacharel em graduações com duração média de cinco anos. Este profissional trabalha com a exploração do uso e gestão da água, além de controlar os impactos negativos que as bacias hidrográficas podem sofrem com as atividades industriais, agrícolas e urbanas. 

Os estudantes aprendem sobre as ciências biológicas e exatas, como nas disciplinas de microbiologia, estatística e topobatimetria.

Engenharia Industrial

A Engenharia Industrial trabalha com questões relacionadas à produção industrial, cuidando dos recursos exigidos para que esse processo possa ser realizado com sucesso. Esses profissionais estão presentes nas mais diversas indústrias, trabalhando com a infraestrutura delas.  

O curso possui duração de cinco anos e é oferecido em grau de bacharelado. Os estudantes encontram disciplinas que envolvem várias áreas de conhecimento, como filosofia, química e desenho técnico. 

Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. Os estudantes desse curso trabalham com a análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos. 

Esses profissionais são responsáveis por desenvolver máquinas, motores, veículos e sistemas termodinâmicos para diversos tipos de indústria.Sendo essencial para o desenvolvimento do país, a Engenharia Mecânica dedica-se à pesquisa de novas tecnologias e é de grande interesse para aqueles que buscam trabalhar em empresas localizadas nos grandes centros industriais do Brasil. 

Engenharia Mecatrônica

O engenheiro mecatrônico é responsável pela realização de planejamentos de automação industrial, operando equipamentos que são utilizados nos mais diversos processos industriais.

Com duração de cinco anos e formação do tipo bacharelado, os estudam realizam diversas disciplinas práticas que contribuem para a formação e entendimento de como será exercer a profissão no futuro.   

Engenharia Metalúrgica

A Engenharia Metalúrgica trabalha com a formação e reconhecimento de benefício de minérios, como suas transformações em metais e ligas metálicas, aplicando-os em indústrias.

Os estudantes desse curso realizam a graduação do tipo bacharelado em cinco anos e aprendem sobre produção de metais e ligas, propriedades de metais e pesquisas de caracterização das propriedades mecânicas. 

Engenharia Naval

O curso de Engenharia Naval apresenta uma área da engenharia que tem como função cuidar da construção e manutenção de embarcações, equipamentos e instalações tecnológicas. 

O profissional formado nessa área atua com recursos de rios e oceanos, como portos e plataformas. A graduação em engenharia naval é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos.

Engenharia Nuclear

O engenheiro nuclear é formado em bacharelado após a realização dos cinco anos de duração. Neste período, os estudantes aprendem conceitos sobre termodinâmica, física nuclear, radioproteção e combustível nuclear, e sistemas centrais nucleares.

O profissional da Engenharia Nuclear trabalha para criar novos usos, soluções e tecnologias voltadas à energia nuclear, desde a sua criação até o descarte final dos produtos.

Engenharia Sanitária 

A Engenharia Sanitária é o ramo das engenharias que trabalha com os sistemas de água e esgoto, desde sua projeção até a operação. Para exercer essa profissão, é fundamental que o profissional se importe com a preservação da natureza e seus recursos, uma vez que impactam a água do mundo.  

O curso é ofertado com duração média de cinco anos e formação em bacharelado, onde os estudantes aprendem conteúdos das áreas de ciências exatas e biológicas.  

Engenharia Química

O engenheiro químico é responsável por supervisionar os processos de transformações de matérias-primas em produtos. O curso é oferecido como bacharelado e tem duração média de cinco anos, onde os estudantes encontram disciplinas de bioquímica, termodinâmica, simulação e reações químicas. 

Os profissionais dessa área podem trabalhar em indústrias petroquímicas, onde tem como objetivo estabelecer normas e métodos para que o processo produtivo seja menos bruto para o meio ambiente, sendo mais lucrativo e eficiente.

Engenharia Têxtil 

O curso de Engenharia Têxtil forma profissionais aptos para trabalhar na fabricação e processamento de fibras, fios e técnicas para confecção de roupas. O engenheiro têxtil pode atuar nas instalações, equipamentos, tecelagens e confecções de roupas. 

Os estudantes realizam o curso em cinco anos e são formados em bacharelado, onde encontram disciplinas que abordam os diversos temas, eletricidade, cálculo numérico e mecânica geral.

Além dos cursos de graduação, existem os cursos em Engenharia, como o curso de Engenharia de Avaliação e Perícia, que possui duração média de 18 meses, dependendo da instituição. Essa área forma profissionais aptos para trabalhar na avaliação e perícia de imóveis.

Durante o curso, os estudantes encontram disciplinas como laudo pericial, inspeção predial e vistoria cautelar de vizinhança e engenharia legal.

Estude com o Estratégia Vestibulares 

Agora que você já sabe mais sobre os muitos cursos de Engenharia, que tal conhecer mais sobre o Estratégia Vestibulares? Com a gente você tem acesso a diversos benefícios. Aqui você encontra cursos, simulados preparatórios e banco de questões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também