A Fazenda: como usar na redação?

A Fazenda: como usar na redação?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com com acontecimento do reality show “A Fazenda” que podem ser usados como repertórios socioculturais na sua redação

O reality show “A Fazenda”, produzido pela Record TV, conta com 13 temporadas exibidas anualmente. Com celebridades, como modelos, cantores, atores e personalidades da mídia, os confinados enfrentam dificuldade ao lidar com os afazeres na fazenda, provas e convivência com os demais. 

Sendo um programa com brigas e discussões intensas, e assim tornando-se uma grande marca do programa, apresenta inúmeros assuntos e pautas importantes que acarretaram ensinamentos para os telespectadores.

A seguir, confira diversos acontecimentos e personalidades que ficaram marcados nas edições de A Fazenda e podem ser usados como repertórios socioculturais para a redação, desenvolvendo argumentos com temas atuais e reais da sociedade, como assédio, doenças mentais, gordofobia, homofobia e machismo.

Assédio

Na última edição de “A Fazenda”, o participante Nego do Borel foi expulso após acusação de estupro de vulnerável contra Dayane Mello. Posteriormente a uma festa, Dayane estava aparentemente embriagada e precisou da ajuda de seus colegas de confinamento para trocar de roupa e se deitar. Mesmo com diversos avisos, e pedidos da mesma para que parasse, Nego do Borel continuou em sua cama.

Causando revolta nos telespectadores e contando com diversos movimentos nas redes sociais, a Record conversou com Dayane, que prontamente respondeu que não se recordava de diversos momentos da noite anterior. Com isso, e após apurar todas as imagens e fatos, a emissora decidiu expulsar o cantor da 13° edição.

Infelizmente este não foi o único caso que levou à expulsão no reality show “A Fazenda”, em 2019, durante a 11° edição o peão Phellipe Haagensen roubou um beijo de Hariany Almeida, o que desencadeou uma série de brigas das mulheres contra ele. Assim como Nego do Borel, Phellipe foi expulso após apuração por parte da Record.

Este contexto poderia ser usado para argumentação ou contextualização em proposta de redação com os temas de assédio, abuso sexual, traumas, violência, e feminismo.

Doenças mentais

Em 2020, “A Fazenda 12” tornou-se o maior sucesso comercial na história da Record, além de conquistar um grande engajamento nas redes sociais. Um dos maiores impactos desta edição foi em volta da participante Raissa Barbosa, que sofre do transtorno de boderline e, durante o confinamento, contou e vivenciou diversos momentos em que o público pode conhecer mais sobre o transtorno de bipolaridade.

Após falar abertamente sobre seu problema de saúde, diversos telespectadores afirmaram que descobriram a síndrome através de Raíssa, e as buscas por “Borderline” na internet cresceram. Além disso, na 13° edição, Guilherme Araújo debochou de Valentina Francavilla por tomar remédio controlados. 

Dessa maneira, o tema pode ser abordado em redações sobre transtorno de borderline, transtornos mentais, bipolaridade e doenças mentais. Não obstante, Raíssa Barbosa foi citada em milhares de redações do Enem 2020, com a proposta de redação “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Gordofobia

Em “A Fazenda 12”, Jojo Todynho foi alvo de diversas críticas a respeito de seu corpo. Durante o confinamento, Cartolouco e Juliano Ceglia conversaram sobre o corpo da mesma e indicaram uma cirurgia bariátrica. Ainda na mesma edição, Biel afirmou que Jojo não se sentia bem ao ver que Mc Mirella atraía os olhos da casa e ela não.

Esses acontecimentos podem ser usados como citação em diversas redações que envolvam temas relacionados a bullying, gordofobia e aceitação.

Homofobia

Ainda na 13° edição de “A Fazenda”, Tati Quebra Barraco causou polêmicas ao fazer um comentário bifóbico a respeito de Dayane Mello. Além disso, na mesma edição, Guilherme Araújo sugeriu que o vencedor da edição, Rico Melquiades, não seria homem por ser gay. 

Por isso, essas falas e momentos podem ser abordados em redações sobre liberdade, movimento LGBTQIA+, e construções sociais de gênero e identitárias, como a proposta do Enem 2007 “O desafio de viver com a diferença”.

Machismo

Em diversas edições de “A Fazenda” foram notados comentários de cunha machista vindo dos participantes confinados. Dessa maneira, a 13° edição foi marcada por diversos comentários machistas. Um exemplo é Victor Pecoraro que alertou Aline Mineiro para que a peoa tomasse cuidado com seu comportamento livre. Na mesma edição, Erika Schneider ainda tentou avisar seus colegas de seus comportamentos, que afirmaram que a mesma estava se aproveitando da polêmica.

A temática por ser usada como repertório sociocultural para propostas de redação que envolvam temas relacionados à machismo, atitudes machistas e exposição das mulheres.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe como usar o reality show “A Fazenda” como repertório sociocultural para a sua redação, que tal conferir mais novidades no Estratégia Vestibulares? Aqui você encontra cursos, simulados e correção de redações que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também