Sistema de cotas Unesp: veja formas de ingresso da universidade

Sistema de cotas Unesp: veja formas de ingresso da universidade

Você sabe como funciona o sistema de cotas da Unicamp? O Estratégia Vestibulares preparou esse texto para te ajudar a entender mais sobre

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma das universidades mais conceituadas do Brasil e conta com 31 cursos de graduação com cinco estrelas no Guia da Faculdade. Desse modo, a universidade é referência para os estudantes que buscam ingressar no ensino superior além de possuir diversas formas de ingresso e sistema de cotas que ajudam estudantes de baixa renda e pretos, pardos e indígenas a ingressar em uma das melhores instituições do País.

Para te ajudar, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais informações sobre as formas de ingresso e o sistema de cotas da Unesp.

Acompanhe ao vivo:
> Gabarito Unesp 2024: correção da 1º fase do vestibular

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais são os sistemas de cota da Unesp?

A Unesp possui três modalidades de concorrência/inscrição para seus candidatos:

SU

O Sistema Universal, mais conhecido como SU, é destinado a todos os candidatos que se inscreverem, independentemente de atenderem às condições de inscrição no SRVEBP (Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública). A modalidade de “ampla concorrência” de outras instituições.

SRVEBP

O Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública, ou apenas SRVEBP, é designado aos candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas. Para a matrícula, necessário levar o histórico escolar para comprovação.

SRVEBP+PPI

O SRVEBP+PPI é proposto para os candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas e se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas.

Quais são as formas de ingresso da Unesp?

Vestibular

No vestibular da Unesp, o candidato que deseja concorrer pelo sistema de cotas deve declarar interesse durante a inscrição. Na última edição, 35% das vagas foram destinadas aos candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas. 

Além disso, a taxa de inscrição foi de R$ 180,00, mas estudantes de escolas públicas com renda mensal de até dois salários mínimos ou desempregados, também podem solicitar a isenção.

Primeira fase

A primeira etapa do vestibular da Unesp é composta de 90 questões objetivas de múltipla escolha, onde os candidatos possuem cinco horas para resolução. Confira abaixo a distribuição de questões:

  • 30 questões de Linguagens e Códigos
  • 30 questões de Ciências Humanas
  • 30 questões de Ciências da Natureza e Matemática

Segunda fase

De volta ao formato tradicional da 2ª fase será nos dias 10 e 11 de dezembro. A prova contará com 36 questões discursivas e uma redação e também será aplicada das 14h às 19h. A prova objetiva tem peso de 72 e a redação de 28 pontos, totalizando 100 na nota final. Confira abaixo a distribuição de questões, que podem ser interdisciplinares:

  • 12 questões de Linguagens e Códigos;
  • 12 questões de Ciências Humanas;
  • 12 questões de Ciências da Natureza e Matemática; e
  • 1 redação

A redação do vestibular Unesp segue o modelo dissertativo-argumentativo, em que os candidatos devem argumentar sobre o tema proposto. A seguir, confira os temas de redação das últimas edições do vestibular da Unesp:

  • 2023 – A “lógica do condomínio”: o espaço público está em declínio?
  • 2022 – Tristeza em tempos de felicidade compulsória
  • 2021 – Tempo é dinheiro?
  • 2020 – O carro será o novo cigarro?
  • 2019 – Compro, logo existo?
  • 2018 – O voto deveria ser facultativo no Brasil?
  • 2017 – A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
  • 2016 – Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
  • 2015 – O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil
  • 2014 – Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?
  • 2013 – Escrever: o trabalho e a inspiração
  • 2012 – A bajulação: virtude ou defeito?

Enem

A instituição também oferece ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são limitadas para alguns cursos específicos, e podem ser realizadas no site da Vunesp.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe quais são as formas de ingresso e cotas da Unesp, que tal conferir os benefícios que o Estratégia Vestibulares oferece? Aqui você encontra cursos, simulados preparatórios, planejamento de estudos e atualidades que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA Curso para Vestibular Unesp

Saiba mais sobre o vestibular Unesp

Você pode gostar também