Encceja 2020 ou Encceja 2021: qual é a prova correta?
encceja 2020 ou 2021

Encceja 2020 ou Encceja 2021: qual é a prova correta?

Com dois adiamentos em seu histórico, o Encceja 2020 será realizado no dia 29 de agosto. Veja os detalhes no Estratégia Vestibulares

No próximo domingo (29) será realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2020. Mas, assim como nas Olimpíadas, se já estamos em 2021, qual é o motivo da prova ter o ano anterior no nome?

A dúvida “Encceja 2020 ou 2021?” pode acabar confundindo os interessados. Essa incerteza acontece devido ao fato de que o exame foi adiado duas vezes nos últimos meses.

Por conta desses dois adiamentos, o Encceja 2020 será realizado no dia 29 de agosto de 2021. Para saber mais sobre a prova, o motivo dos adiamentos e outros detalhes, acompanhe o artigo abaixo.

Encceja 2020 em 2021: quais os motivos dos adiamentos?

Assim como outros eventos adiados, o Encceja 2020 não foi realizado ainda devido à pandemia de Covid-19. A prova, normalmente, é realizada em agosto, mas as restrições sanitárias relacionadas à transmissão da doença fez com que uma nova data fosse sugerida: 25 de abril de 2021.

Quando a data se aproximava, o Brasil sofria com uma nova alta de casos da doença, o que fez com que o órgão responsável pela prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), optasse pelo novo adiamento.

Com isso, o exame teve um adiamento de um ano, já que a prova voltou a ser marcada para agosto, no próximo dia 29. Por isso, caso você veja notícias sobre o Encceja 2020, não se engane, estamos falando sim do exame desse final de semana.

O que é o Encceja e quem pode prestar a prova?

O Encceja é uma prova realizada para estudantes que não concluíram o Ensino Médio ou Fundamental, servindo como um diploma para quem obtiver um bom desempenho nela.

Os requisitos são: ter mais de 15 anos e não ter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, ou não ter terminado o Ensino Médio e já ter pelo menos 18 anos completos no dia da realização da prova. É importante ressaltar que alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) podem prestar o Encceja. 

Como funciona a prova do Encceja 2020?

Se você pretende estudar para o Encceja, saiba que são quatro provas, com 30 questões cada e mais uma redação, tanto no nível “Ensino Médio”, como no “Ensino Fundamental”. Veja abaixo quais são elas:

Ensino Fundamental

  • Língua portuguesa, artes, educação física, língua estrangeira moderna e redação;
  • Matemática;
  • Ciências naturais;
  • História e geografia

Ensino Médio

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias.

O que é necessário para ser aprovado no Encceja 2020?

Para o candidato conseguir a certificação, é necessário tirar acima de 100 pontos em cada uma das quatro matérias, e ter nota cinco na redação. Já a declaração parcial de proficiência pode ser solicitada caso o aluno consiga 100 pontos em pelo menos uma das quatro disciplinas.

Qual é o valor da inscrição para o Encceja 2020?

Qualquer inscrito na prova não precisa pagar nenhuma taxa, já que a participação na prova é voluntária. A inscrição deve ser feita no site do Encceja dentro do prazo que o Ministério da Educação (MEC) estipula anualmente.

Porém, aquele que se inscrever no exame , não comparecer à aplicação e desejar realizar a edição do próximo ano, caso não tenha uma justificativa comprovada, o candidato deverá ressarcir o governo. O valor é estipulado a cada edição no edital do exame.

Quando sai o gabarito do Encceja 2020?

Segundo o Inep, o gabarito oficial da prova será divulgado no dia 1º de setembro de 2021.

Estude para o Encceja 2020 com o Estratégia Vestibulares

Acesse nosso curso preparatório, que está disponível de forma gratuita até o dia da prova. Dentre os conteúdos estão aulas completas com livros digitais, simulados com questões inéditas e correção ilimitada de redações.

Além disso, desenvolvemos o guia Encceja 2020, com as informações mais importantes sobre o exame. Acesse agora mesmo!

Você pode gostar também
Leia mais

Vestibular Unaerp: últimas notícias

Inscrições para o Vestibular 2021/2 da Unaerp estão abertas A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) abriu as inscrições…