Olimpíadas: como surgiu?

Olimpíadas: como surgiu?

Conheça a história das olimpíadas, como surgiram os jogos e curiosidades sobre um dos maiores eventos esportivos do mundo!

Os Jogos da XXXII Olimpíada começaram oficialmente! As provas serão entre os dias 23 de julho e 08 de agosto em Tóquio, no Japão. Nesta edição, o Brasil será representado por 301 brasileiros em 35 modalidades.

Como surgiram as olimpíadas?

Os jogos olímpicos representam um dos maiores eventos esportivos do mundo, ocorrendo periodicamente a cada quatro anos em países diferentes. Além de muito interessante, a história e o contexto das Olimpíadas podem te ajudar nos estudos, como repertório de redação, por exemplo! Então não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você!

O que é Olimpíadas?

As Olimpíadas são um evento mundial que ocorre a cada quatro anos em um país escolhido pelo comitê olímpico e engloba diversas nações que são representadas por suas delegações de atletas, os quais se reúnem para competir nas várias modalidades esportivas.

Nesse evento, é possível ganhar medalhas de ouro, de prata e de bronze, de acordo com a classificação do atleta nos diversos esportes disputados.

Como os jogos olímpicos surgiram?

Os jogos olímpicos surgiram na cidade-estado de Olímpia, que foi escolhida devido ao  Monte Olimpo, local em que os gregos antigos acreditavam ser o lar dos deuses da mitologia. Assim, esse evento foi criado em dedicação aos deuses do Olimpo, tendo destaque para Zeus – considerado o maior entre os demais.

Nesse evento, cidadãos gregos, livres e do sexo masculino competiam em modalidades como corridas, lutas e lançamentos e recebiam como premiação, uma coroa feita com folhas de louro.

Como surgiram as olimpíadas?

É importante lembrar que os jogos olímpicos foram suspensos pelo Imperador Romano Teódosio I, visto que  Roma se tornou um território cristão, enquanto as Olimpíadas eram um evento pagão da mitologia grega.

Portanto, apenas na Idade Moderna, graças ao historiador Barão de Coubertin, os jogos olímpicos voltaram a ser praticados e permanecem até os dias atuais.

Os fatores como tempo de duração, modalidades e regras foram sendo modificados e adaptados durante os séculos de evolução das Olimpíadas! 

Modalidades

Inicialmente, eram disputadas modalidades como corridas e lutas na Grécia Antiga, mas, atualmente, os jogos olímpicos contam com diversos esportes. Veja alguns a seguir: 

Atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, futebol, natação, vôlei, basquete, baseball, boxe, canoagem, esgrima, judô, karatê, saltos ornamentais, vela, natação, golfe, tênis, halterofilismo, hipismo, handball, pentatlo, triatlo, escalada, surf e muito mais!

Maiores Medalhistas das olimpíadas?

Dentre diversos vencedores e vencedoras dos jogos olímpicos ao longo dos séculos, é possível citar alguns que marcaram a história esportiva pela grande quantidade de medalhas. Confira abaixo:

  • Michael Phelps: nadador americano, considerado o maior medalhista olímpico de todos os tempos;
  • Usain Bolt: velocista jamaicano que ganhou um total de 9 medalhas de ouro nas Olimpíadas;
  • Jenny Thompson: americana que ganhou 8 medalhas de ouro de natação nas olimpíadas;
  • Larisa Latynina: atleta de ginástica artística que ganhou um total de 18 medalhas em jogos olímpicos 

Curiosidades

A seguir, veja algumas curiosidades sobre a história dos jogos olímpicos:

  • A mitologia grega considera Hércules como sendo o fundador dos jogos;
  • Na época da Antiguidade Clássica, as guerras entre povos eram suspensas durante a disputa das Olimpíadas;
  • Uma importante atleta foi a Kyniska – ou Cinisca – de Esparta, por ser a primeira mulher a vencer uma modalidade nos jogos olímpicos, ganhando duas vezes a corrida de bigas e superando o preconceito da época;
  • Em 2020, as Olimpíadas deveriam acontecer em Tóquio, no Japão. Contudo, foram suspensas devido à situação de saúde global;
  • O Brasil já sediou uma Olimpíada, que ocorreu no Rio de Janeiro no ano de 2016;
  • O primeiro americano negro a ser campeão olímpico foi John Baxter Taylor, na modalidade de 400 metros rasos do atletismo; 
  • Cada arco da bandeira olímpica representa um continente do mundo;
  • Inglês e francês são os idiomas oficiais dos jogos olímpicos;
  • Jogos olímpicos já foram adiados por conta das guerras mundiais; e 
  • Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a receber uma medalha de ouro das olimpíadas.

Além disso, você pode usar os jogos olímpicos como repertório na redação abordando temas como a influência das crenças mitológicas e religiosas na formação da cultura de um povo e também sobre o preconceito e os estigmas sociais no esporte ao longo dos séculos!

Veja também: 7 filmes sobre Olimpíadas para incluir no repertório sociocultural

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de história e de redação do Enem e do seu vestibular? Então, não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade:

Você pode gostar também