Como se inscrever no vestibular da UFPR?

Como se inscrever no vestibular da UFPR?

Veja como fazer a sua inscrição no vestibular UFPR e veja quais são as formas de ingresso na Universidade Federal do Paraná

Quer ficar por dentro das principais informações sobre a inscrição do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR)? Neste texto, o Estratégia Vestibulares explica para você como fazer inscrição, processos e muito mais!

inscrição vestibular ufpr
Foto: Divulgação/UFPR

Quais são as formas de ingresso da UFPR?

O interessado possui duas modalidades de ingresso na UFPR, sendo: pelo Vestibular UFPR (prova tradicional universidade) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, a maioria das vagas são oferecidas pelo vestibular UFPR.

Como se inscrever no vestibular da UFPR?

No vestibular UFPR, as vagas são divididas por curso, turma e período. Você pode conferir a relação de candidatos/vaga no guia do candidato do vestibular. Do total, 50% das vagas são destinadas à categoria de “Ampla concorrência”.

Os outros 50% são distribuídos em três modalidades:

  • Estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência; e
  • Tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou que tenham certificado de conclusão emitido pelo Enem e Encceja. 

Por conta da pandemia do Covid-19, a estrutura do exame foi modificada. O vestibular 2021 e também a edição de 2022 terá apenas uma fase. Com essa mudança, o formato da prova também foi alterado, com a diminuição das questões.

As inscrições para o vestibular da instituição ocorrem por meio do site do núcleo de concursos da UFPR, assim como a solicitação do benefício de isenção da taxa de inscrição e publicação de comunicados e editais.

Após concluir o cadastro no Núcleo de Concursos, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição. Após isso, a sua participação estará garantida na prova.

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição?

Podem solicitar isenção de taxa de inscrição candidatos que possuem baixa renda. Atualmente, a instituição divide esse público em duas categorias para fazer o pedido: 

  • Possuir CadÚnico: o cadastro único segundo a caixa econômica federal é: “O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza”. Os candidatos que estiverem cadastrados neste sistema, tem direito a pedir o benefício de isenção; e
  • Estar dentro da Lei Federal 12.799/13: entram nessa categoria os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, ou que tiveram bolsas integrais em colégios particulares. Além disso, aqueles que têm renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. 

Caso você se encaixa em uma dessas duas opções, é possível solicitar a isenção da taxa antes do período de inscrição

Como ingressar na UFPR pelo Sisu/Enem

Para ingressar pela modalidade do Sisu, o candidato precisa ter realizado o Enem da última edição e se inscrever no processo seletivo na data escolhida pelo Ministério da Educação. 

Na última edição do Sisu, a UFPR ofertou 1.227 vagas por esse meio de ingresso. A nota de corte mais alta da seleção foi de 823,22 pontos para o curso de Medicina.

Gostou do texto? Para saber mais sobre o vestibular UFPR, confira nosso texto guia da instituição! 

CTA Curso UFPR

Você pode gostar também