Tal pai, tal filha: veja a trajetória de Nathaly Paulo, aprovada em Engenharia de Transporte e Logística na UFSC
Nathaly Paulo, aprovada em Engenharia de Transportes e Logística na UFSC

Tal pai, tal filha: veja a trajetória de Nathaly Paulo, aprovada em Engenharia de Transporte e Logística na UFSC

Nathaly Paulo é mais uma aprovada pelo Estratégia Vestibulares; confira o seu relato #VemSerAprovadoCoruja

Nathaly Eduarda Paulo, curitibana de 19 anos, explorou uma gama de possibilidades no vestibular. Ela participou das provas para os  os cursos Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Engenharia de Transporte e Logística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Engenharia Mecatrônica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e também, influenciada por seus pais, prestou Direito na Unibrasil e Unicuritiba.

A jovem foi aprovada em quatro dos cinco vestibulares e optou por cursar Engenharia de Transporte e Logística. Em entrevista ao Estratégia Vestibulares, a Coruja contou detalhes de sua trajetória em busca da aprovação, como métodos e rotina de estudo, professor favorito, dicas para manter o foco e confessou quem é sua grande inspiração. Acompanhe a trajetória de Nathaly Paulo.

Estudando com o Estratégia

Nathaly conheceu o Estratégia enquanto estava no 9° ano do Ensino Fundamental e buscava por plataformas de estudo que oferecessem mais do que a escola já fazia. “Eu acabei conhecendo o Estratégia e vendo tudo que eles proporcionam e era realmente o que estava precisando naquele momento, e, também, o que eu precisava para passar na faculdade que eu queria”.

Durante três anos, Nathaly seguiu a mesma rotina: de manhã ia para a aula, quando chegava comia algo e então já ia assistir assistir as videoaulas, ler as apostilas e realizar atividades no Banco de Questões. No entanto, a vestibulanda precisou mudar de escola três vezes enquanto estava no Ensino Médio, e uma dessas instituições aplicava aulas em período integral duas vezes na semana. Dessa forma, a rotina da estudante ficou mais corrida que o normal, mas o fato do curso pré-vestibular ser online e flexível, encaixou-se perfeitamente em sua vida.

Os métodos de estudo favoritos da estudante eram a videoaula e as apostilas, que permitiam que ela grifasse assuntos importantes. “Os professores são super preparados para isso para as videoaulas. As apostilas são completas e com todos os conteúdos que a gente necessita para passar no vestibular. Eu costumava pegar algum computador e grifar tudo que eu considerava que era importante mesmo. Isso me ajudou muito”, explica Nathaly.

O preparo para Física

O grande foco dos estudos da Coruja era Física, matéria que revisava ao menos três vezes na semana. Mas, a resposta nos vestibulares foi diferente de sua ansiedade na vida real. “Física era meu maior medo, mas em todos os vestibulares, meu maior número de acertos foi em Física”, diz ela aliviada. 

Por passar grande parte do seu tempo estudando Física, a estudante admite que seu professor favorito era o Prof. Toni Burgatto. “Ele buscava fazer com que a gente entendesse o que ele dizia e usava palavras mais fáceis. A forma dele ensinar fazia com que a gente compreendesse ainda mais o conteúdo e tivesse gosto pela matéria. Então, acho que isso foi o que mais me chamou atenção no professor e no Estratégia”, expressa Nathaly.

Foco nos estudos e calma na prova

A Coruja admite que manter a concentração e o foco durante a pandemia foi um desafio, e, para superar sua dificuldade, ela contou com a ajuda de checklists e aplicativos de concentração, que monitoram o período gasto em tarefas, gerenciam o tempo nos estudos e até mesmo criam relatórios que auxiliam o estudante a criar objetivos e alcançar suas metas.

Quando chegava perto da época do vestibular, Nathaly conta que procurava se acalmar, ficando longe das redes sociais e tecnologia no geral. “No dia da prova, eu bebia bastante água e respirava fundo, porque é normal ter ansiedade e medo, todo mundo tem. Descansar na semana anterior é fundamental porque não é uma coisa fácil. Então, é relaxar e respirar fundo que no final dá tudo certo”, orienta a estudante.

Momentos de lazer

Quando anoitecia e Nathaly não estava estudando, ela buscava ler um livro para relaxar a mente. A importância da leitura vai muito além da formação do indivíduo e da melhora na redação, ela pode auxiliar, também, na resolução de problemas matemáticos. 

Segundo a pesquisa “A importância da leitura na resolução de problemas matemáticos”, realizada em 2012 por Kladi Kotowski, estudantes com bom desempenho em Matemática são bons leitores. Isso porque, de acordo com a pesquisadora, “para conseguir abstrair as informações foram necessários os processos de leitura e de interpretação do texto-problema escrito”.

O hábito de ler auxilia o raciocínio do aluno, facilitando sua interpretação de texto e questões. Vale lembrar, também, que a leitura de diversos livros, sejam eles com temas históricos, científicos ou até mesmo de ficção, amplificam o repertório sociocultural do vestibulando, garantindo bons argumentos na redação.

Além da importância educacional, a leitura proporciona momentos de diversão e relaxamento. “É importante ter esse descanso e tempo livre para nos ajudar a fixar os conteúdos, porque senão na hora da prova acaba dando um apagão de tanta coisa que a nossa mente absorve”.

Inspiração na família e dica de ouro

Nathaly conta que seus pais sempre apoiaram seus estudos, acalmando e incentivando quando necessário. Além disso, durante toda sua vida, ela teve influências paternas muito fortes no quesito carreira. Sua maior inspiração para cursar Engenharia de Transporte e Logística veio de seu pai, formado em Logística. Tal pai, tal filha, não é mesmo?

Para finalizar, a estudante manda a dica para quem está a fim de ingressar na universidade: “Minha dica de ouro é estudar com o Estratégia, que fez com que eu chegasse na minha aprovação. Sem eles, não teria conseguido”. 

Como estudar para o vestibular da UFSC 2024?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na UFSC no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UFSC, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da UFSC 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Black November Lote 1
Você pode gostar também