Quem estuda para o vestibular de maneira virtual tem preparações diferentes em comparação a quem vai para a escola ou cursinhos em espaços físicos, e muitas vezes, a organização aplicada pelo estudante é muito parecida com a necessária em rotinas que envolvem deslocamentos.
As dicas, que envolvem como organizar os estudos on-line, passam por situações como a preparação do espaço físico, o controle da rotina e dos horários, cronograma de atividades, tempo disponível para momentos que não envolvem estudar como praticar exercícios físicos, encontrar amigos e familiares e afins e ferramentas virtuais, ou não, que ajudam a maximizar o período disponível para leituras e exercícios.
O Portal Estratégia Vestibulares mostra para você como organizar os estudos on-line com algumas dicas e pontos de atenção, assim fica mais fácil estudar de casa, ou de onde mais você bem entender. Vem comigo!
Navegue pelo conteúdo
1 — Quarto de estudos
Um dos passos que é completamente diferente para quem estuda on-line é a organização do espaço de estudos. Deve-se pensar no conforto ao longo das horas ao selecionar uma cadeira e uma escrivaninha, por exemplo, nos itens auxiliares, como gavetas, nichos e prateleiras, e também em itens de papelaria.
Além disso, há preocupações relacionadas aos sentidos, como barulho e iluminação. Procure ter um espaço silencioso e calmo, com boa iluminação, mas nada que atrapalhe a jornada de estudos. Fique de olho também na limpeza e manutenção do local, para que você se sinta bem por lá.
2 — Computador e internet
Certifique-se de que seu computador esteja em boas condições para poder utilizá-lo por longos períodos de tempo, com um processador que dê conta das tarefas diárias básicas como carregar um vídeo sem grandes interrupções, por exemplo.
A internet é outro ponto que precisa ser visto, já que é um item essencial para quem vai estudar on-line. Ter uma rede de wi-fi segura protege a si e aos seus materiais para que nada do seu progresso seja comprometido, sem contar as informações particulares que tem em um computador de uso pessoal.
Como organizar um quarto de estudos em poucos passos
3 — Planejamento e cronograma de estudos
Um planejamento de estudos eficiente busca encaixar o método que será estudado com as características do aluno como horário livre, quantidade de horas por dia, número de aulas e matérias, períodos de descanso, metas semanais e mensais, além de praticar questões, redações e simulados.
Existem maneiras distintas de se fazer um cronograma de estudos, mas a dica do professor de Física do Estratégia Vestibulares, Vinícius Fulconi, é não usar os dias da semana como um referencial, para que não haja perda nos dias ruins de rendimento ou com algum outro compromisso.
4 — Técnicas de estudo
Ter uma técnica de estudos definida auxilia na agilidade dos processos e também nas tomadas de decisões ao longo dos meses. A técnica Pomodoro, por exemplo, é recomendada pelos professores do EV, e consiste em ter períodos exclusivos para as atividades, com pequenas pausas no meio.
Um exemplo de técnica pomodoro seria ter 25 minutos de atividades com cinco minutos de descanso e, após quatro turnos, ter uma pausa de 30 minutos. Existem também aplicativos e outros métodos de estudos e todos são válidos, desde que você tenha uma boa adaptação e melhore seu desempenho ao aplicar os conceitos.
5 — Questões e simulados
Outra recomendação é sempre acompanhar o seu rendimento por meio de questões e simulados, para ter uma boa noção sobre como funciona o momento da prova, características de cada banca e medir o desempenho e a evolução no número de respostas corretas conforme os estudos avançam.
Vivenciar uma simulação sobre como é o momento da prova pode ajudar principalmente os estudantes mais ansiosos, ou que se deixam afetar psicologicamente nesse momento, comprometendo o seu desempenho e colocando toda a jornada de estudos em risco. E isso precisa, nos estudos on-line, ser feito pelo próprio aluno ou oferecido por um curso preparatório.
Como montar um planejamento de estudos com eficiência e resultado
6 — Interações em fóruns e com professores
A sensação de estudar sozinho pode ser prejudicial dependendo do perfil do aluno, mas, independentemente disso, é recomendado trocar experiências e sanar dúvidas com professores e outros estudantes que estejam passando pela mesma preparação.
Ambos os pontos são estimulados pelos professores do Estratégia Vestibulares, que disponibiliza acesso fácil e rápido a um fórum de dúvidas, além de participação dos professores e interações via chat de aulas ao vivo, por exemplo.
7 — Variedade de materiais
Os estudos on-line proporcionam que sejam estudados conteúdos diversos em formatos variados, se encaixando, portanto, no que você mais gosta. Existem vídeos curtos, aulas longas gravadas ou ao vivo, textos explicativos, resumos, mapas mentais, questões, flashcards, e por aí vai.
O Estratégia Vestibulares reúne formatos variados de aulas e de conteúdos em um material só, o chamado Livro Digital Interativo (LDI). Por ele, você pode optar por estudar o conteúdo completo, somente vídeos ou resumos, isso com questões sobre o assunto ao fim de cada módulo.
8 — Inteligência Artificial como suporte
O uso de inteligência artificial está na moda e cada vez mais presente na realidade de várias tarefas, com o intuito de facilitar e encurtar os caminhos até a finalização do que está sendo feito.
Com as ferramentas de IA, é possível ter chatbots educacionais, flashcards e até mesmo funções mais complexas como montar um cronograma de estudos de acordo com o seu desempenho em provas, este último oferecido pelo EV.
Como utilizar inteligência artificial nos estudos?
9 — Metas e objetivos
A meta final é a aprovação no curso dos seus sonhos, mas é algo distante quando se começa a estudar. Uma recomendação dos nossos professores é estabelecer metas realistas e mais próximas, justamente para que elas sejam cumpridas em um curto espaço de tempo, mantendo a motivação alta.
Um dos métodos utilizados na criação de metas é chamado de SMART, que é uma sigla em inglês para Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e Oportuno. Confira:
- Específico: definido, claro e direto;
- Mensurável: palpável e com critérios definidos, para que haja medição da meta
- Atingível: não deve ser impossível, mas também não pode ser fácil;
- Realista: é relevante para o propósito final; e
- Temporal: com prazos rápidos, para que haja conclusões e estímulos de criação de novas metas.
10 — Foco, motivação e autocontrole
Manter a motivação não é tarefa fácil e os estudos on-line também apresentam essa dificuldade, pois, mesmo com facilidade nos deslocamentos e alimentação, por exemplo, há um certo distanciamento e o costume com um local de estudos que ainda é (muito provavelmente) a sua casa.
Tanto o foco, quanto a motivação são mantidos mais facilmente quando há autocontrole e autoconhecimento, explorando o que você tem de melhor e reconhecendo os esforços e momentos ruins que acontecem nessa jornada.
15 dicas para manter o foco nos estudos
11 — Saúde como parte do processo
Por fim, mas não menos importante: cuide da sua saúde. Um corpo são e uma mente saudável são pilares fundamentais para que o desempenho seja crescente nessa jornada. Realizar exercícios físicos constantemente e cuidar da saúde mental são aspectos que podem fazer a diferença.
E isso inclui ter boas noites de sono, ter um tempo para se dedicar às relações sociais com familiares e amigos, além de manter hobbies e outras atividades. Buscar o equilíbrio entre a rotina de estudos e uma vida de qualidade é o melhor caminho.
10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular
Estude com o Estratégia Vestibulares
Com o Estratégia Vestibulares você pode estudar em diversos formatos, quando e onde quiser, e com materiais exclusivos, desenvolvidos de acordo com cada banca e edital. Confira nossos produtos e serviços e saia na frente na disputa pelas vagas dos principais vestibulares do Brasil!