15 dicas para manter o foco nos estudos

15 dicas para manter o foco nos estudos

Confira algumas dicas para manter o foco nos estudos, além de otimizar e qualificar o tempo antes da chegada dos vestibulares

A procrastinação é um dos maiores problemas de muitos vestibulandos na rotina de estudos. Manter o foco é um desafio grande, ainda mais agora, que as distrações surgem a todo momento, com a internet e a enorme quantidade de conteúdos disponíveis.

São vários os métodos existentes na internet que ajudam a manter e retomar o foco, mas nem todos são eficazes. Outro ponto a ser considerado é que cada pessoa funciona de uma maneira, portanto, o importante é buscar algo que possa ajudar de acordo com as características e necessidades de cada caso e pessoa.

O Portal Estratégia Vestibulares listou alguns métodos, dicas e conselhos, além de vídeos em nosso canal no YouTube, com dicas sobre como manter o foco nos estudos e ainda melhorar a rotina diária de preparação para os vestibulares e o Enem. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Confira dois métodos de estudo recomendados

Existem alguns métodos que auxiliam na organização de uma rotina de estudos saudável e proveitosa, com pequenos passos e acompanhamento do que realmente funciona para cada caso. Veja como são os métodos pomodoro e smart, abaixo:

Método Pomodoro

A técnica foi desenvolvida na Itália, nos anos 80, e tem como objetivo aumentar a produtividade nos estudos. Ela consiste em fazer pequenas pausas entre períodos de total imersão de uma determinada tarefa, com o auxílio de um alarme que cronometra o tempo e avisa o aluno ao final de cada período.

A divisão de uma ou várias tarefas em um determinado tempo faz com que o cérebro busque alcançar a meta com o foco correto e pausas para descompressão. Para praticar o método pomodoro, é necessário disciplina e não se distrair dentro do acordado. Veja um exemplo:

Faça uma lista de tarefas que devem ser cumpridas ao longo do dia e divida seu tempo a partir disso, em 25 minutos (é o número utilizado na origem da técnica, mas pode ser alterado). 

O importante é que seja um tempo que seja possível focar 100%, mas que não seja muito curto para que não haja muitas interrupções, nem muito longo para que haja uma dificuldade maior de se cumprir ou mesmo de manter o foco.

Ao final desse tempo, faça um intervalo de cinco minutos, utilizados para realizar outras coisas não relacionadas à tarefa proposta. Ou seja, ir ao banheiro, fazer um chá, responder uma determinada mensagem ou brincar com seu cachorro, por exemplo.

A cada quatro ciclos de 25 minutos, no exemplo apresentado, faça uma pausa maior, que pode variar de 15 a 30 minutos, para descanso. Essa parada é necessária para oxigenar o cérebro e recuperar a agilidade mental após os períodos de foco contínuo.

O método ajuda a entender quanto tempo é utilizado para cada tipo de tarefa, identificar quais são suas principais distrações e como se livrar delas ao longo do tempo e melhorar a organização dessas atividades de forma que todos os “pomodoros” sejam bem utilizados.

+ Estudo ativo e passivo: veja as diferenças e como se preparar
+ Dia do Vestibulando: aprovados em Medicina dão dicas de como se preparar para as provas
+ Conheça os principais escritores das listas de obras obrigatórias dos vestibulares

Método Smart

Smart, nesse caso, é um acrônimo que significa Específico (no inglês ‘Specific’, por isso o S), Mensurável, Alcançável, Realista e Oportuno = S.M.A.R.T. Aqui, há uma série de fatores que auxiliam a identificar quais são os erros em metas que não estão sendo cumpridas e como solucionar esse problema. Veja como cada letra funciona:

  • Específico: definido, claro e direto;
  • Mensurável: palpável e com critérios definidos, para que haja medição da meta
  • Atingível: não deve ser impossível, mas também não pode ser fácil;
  • Realista: é relevante para o propósito final; e
  • Temporal: com prazos rápidos, para que haja conclusões e estímulos de criação de novas metas.

Para isso, o ideal é criar metas que respondem quem está envolvido no objetivo, o que deve ser realizado, onde e quando esse objetivo deve ser alcançado e os porquês dele.

É necessário também responder qual é o indicador de progresso dessa meta e como saber se ela foi atingida, delimitar pontos alcançáveis, se há estrutura e capacidade de cumprí-la no prazo e como se comprometer a terminá-la.

No artigo “como lidar com o bloqueio em uma matéria na rotina de estudos”, há um exemplo do que não deve ser feito: “quero ser bom em Matemática” e do que pode ser proposto, nesse caso, atendendo ao método smart: “quero melhorar minha habilidade em resolver equações de segundo grau, resolvendo pelo menos dez exercícios por dia durante as próximas duas semanas”.

Como organizar uma rotina de estudos focada?

Além dos dois métodos acima, que contam com uma série de pequenos atos que auxiliam na rotina de estudos, existem outros pontos que podem ser planejados e organizados para aumentar a produtividade. Veja alguns deles.

Buscar o autoconhecimento

O ponto que talvez seja o mais importante é o autoconhecimento, porque ele te dá a real noção do que pode ser feito, de acordo com as necessidades, exigências e possibilidades de cada pessoa.

Ao saber quais são os pontos que precisam ser melhorados, em uma análise pessoal, na rotina de estudos, é possível agir com cautela e precisão, tomando as providências corretas e planejando formas de avançar, aos poucos, com metas e projeções, sempre dentro do que é realista.

“[A rotina de estudos] não tem uma fórmula exata, isso é uma característica individual de cada pessoa. Por isso é importante ter autoconhecimento, ver a situação de forma individualizada, cada pessoa vai ter uma estratégia diferente”, conta Anne Yoshimura, mentora do Estratégia Vestibulares e aluna de Medicina da USP de São Paulo.

+ 5 dicas para diminuir a procrastinação na hora dos estudos
+ Qual é a estrutura de uma redação?
+ O que é a tese na redação dos vestibulares e como elaborar uma
+ Veja como fazer o rascunho da redação dos vestibulares e Enem

Identificar o melhor caminho

Não existe uma rotina padronizada de estudos, mas existem formas de identificar o que melhor funciona para cada pessoa e situação. Além disso, há muitos cenários em uma preparação para o vestibular, com matérias consideradas fáceis, outras nem tanto, temas em que acontece o famoso bloqueio, e conteúdos que já estão assimilados, mas precisam ser relembrados em alguns momentos.

Existem tipos de estudos que envolvem ler o conteúdo completo de uma determinada aula ou assunto, ver um resumo ou somente responder a questões específicas. Escolher como aplicar o caminho considerado mais assertivo deve ser feito pelo aluno, mas testes podem ser feitos para identificar como ultrapassar os problemas de forma gradual e qualitativa.

Realizar atividades físicas

Corpo e mente sãos caminham juntos e as atividades físicas ajudam na redução do estresse e de sintomas de ansiedade, qualidade do sono e melhora a aprendizagem, itens que são muito importantes na rotina de um vestibulando. 

Além dos diversos benefícios descritos, há também ganho de concentração e foco, o que permite um melhor rendimento nos estudos. Tudo isso atrelado também ao descanso mental que uma extensa rotina de estudos exige, com uso de tempo em benefício pessoal e físico.

Manter a saúde mental em dia

Hoje em dia se fala muito sobre a saúde mental, assunto que ganhou mais evidência no período da pandemia de Covid-19, mas que já vinha ganhando manchetes de jornais e preocupações, desde estudos científicos até mesmo em conversas familiares e informais.

Procurar a ajuda de especialistas, psicólogos e  procurar por atitudes que possam fazer bem a si em um período considerado estressante por muita gente como o pré-vestibular, ajuda não só na rotina diária, mas até mesmo na hora das provas.

+ Dicas de como ter uma rotina de estudos e manter uma vida social
+ 10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular
+ 9 dicas para organizar os estudos

Compreender qual é a melhor maneira de estudar

Existem formas distintas de aprender um conteúdo, inclusive existem formatos distintos que podem ser utilizados nos tempos atuais. Resumos, vídeo aulas, livros, documentários, reportagens e treinar questões de vestibulares são algumas delas.

E, dentro dessas possibilidades, entender como um conteúdo pode ser assimilado da melhor forma possível faz com que haja um maior aproveitamento do tempo. Conteúdos que já são conhecidos e tidos como fáceis, por exemplo, podem ser vistos apenas nas questões, para se identificar o que precisa ser estudado. Já conteúdos mais difíceis podem exigir vídeo aulas, ou leituras mais aprofundadas.

+ 9 dicas para passar no vestibular das universidades mais concorridas
+ Como estudar em casa: 5 dicas para aumentar o rendimento

Criar hábitos e seguí-los

Ter uma agenda com horários e atividades definidas faz com que seu cérebro se prepare para o dia, já pensando em executá-lo. Dentro disso, é importante ter programado também as pausas e outras tarefas não relacionadas com o estudo, justamente para que esse momento de se dedicar aos livros e exercícios não seja visto como algo maçante e ruim.

Definir metas realistas

Parte do método smart é definir metas de uma forma mais realista e possível de ser medida. Essa dica, mesmo que aplicada de outra forma do que o método descrito acima, é fundamental para que haja evolução e acompanhamento mais fácil e direto de todo o processo que é estudar para um vestibular. Assim, é possível também alterar os planos, caso necessário, ou realizar mais adaptações ao longo do tempo.

Anne explica que é importante ter metas de curto, médio e longo prazo. A meta de longo prazo é definir o curso e a faculdade que serão priorizadas. Médio prazo são as matérias que devem ser priorizadas no ano ou semestre. Curto prazo envolve a abordagem estratégica de cada conteúdo, ou mesmo de cada dia de estudo.

“Ter foco é quase como ter uma bússola. A bússola aponta o norte, ela não faz você chegar no destino, e é justamente por isso que você precisa ter uma meta bem estabelecida de curto, médio e longo prazo. Isso é o que vai te segurar com a mente focada”, pontua Anne.

Ter uma boa noite de sono

Dormir bem é importante para repor as energias e melhorar a capacidade de concentração na hora dos estudos. O cansaço da rotina precisa vir com uma boa noite de sono, assim o corpo e a mente descansam bem para o próximo dia.

Compreender o calendário e ritmo de estudo

Um plano de estudo que aborda o tempo de estudo, semanas e meses até o vestibular auxilia na execução de todas as etapas, desde aulas de um curso, até os resumos, exercícios e preparação pré-prova. Ter um calendário definido faz com que a organização seja posta em prática com mais facilidade.

Lidar bem com a frustração

O processo de preparação para os vestibulares envolve uma série de etapas que incluem frustrações e “nãos”. Entender que cada passo é um aprendizado e uma oportunidade de melhorar suas rotinas, atividades, maneiras de seguir um caminho e ter que reiniciar processos são situações que fazem parte da conquista de uma vaga de vestibular.

“Foram muitos nãos ao longo dessas provas todas e meu pai sempre falava que ‘você não fracassa, você aprende’. Cada fracasso tem que ser compreendido, entender o porquê. Eu ainda insistia em algumas coisas e errava, e essas coisas para o ano seguinte já foram diferentes”, explica Leonardo Olímpio, aprovado em Medicina na USP São Paulo. 

Dicas simples para melhorar o foco na hora de estudar

Desligar o celular

O celular é um dos grandes vilões da concentração, com inúmeras distrações que podem atrapalhar uma rotina de estudos. A dica de desligar o aparelho envolve se distanciar dele, e pode ser deixando-o no modo avião, por exemplo.

Mesclar as disciplinas

Muitas pessoas cometem o erro de estudar somente uma disciplina por dia, na tentativa de assimilar bem o conteúdo e se dedicar a ela de forma integral. Mas isso deve ser evitado, justamente para que não haja um cansaço mental sobre aquele conteúdo, principalmente em caso de bloqueios ou falta de foco.

“Se você fica ali só vendo números, só vendo exatas o dia inteiro, por exemplo, o seu rendimento vai cair mais abruptamente ao longo do dia do que se você intercalar entre áreas diferentes do conhecimento”, pontua Gabriel Bizarrias, mentor do Estratégia vestibulares e estudante de Medicina da USP São Paulo.

Manter o ambiente organizado

A organização de um ambiente faz com que haja também uma maior organização nos estudos, justamente porque as preocupações externas são diminuídas. Além disso, seu cérebro se acostuma com a ideia de que os processos de manter as coisas arrumadas também se aplicam aos estudos.

Ter músicas ou silêncio no ambiente?

Mais um item em que o autoconhecimento é fundamental na hora de escolher o que é melhor para cada um. Há pessoas que preferem o silêncio, e outras que gostam de música alta, por exemplo. O importante é escolher algo que não te atrapalhe, pelo contrário, te ajude a se concentrar nos estudos sem perder o foco e a motivação.

Fazer anotações e resumos

Parte do estudo ativo inclui anotar alguns pontos importantes e relevantes de aulas, vídeos e demais matérias. Ao fazer anotações, seu cérebro compreende que aquilo é algo a ser lembrado. Vale ressaltar que o recomendado é escrever pouco e não transcrever o que está sendo dito ou mostrado.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você pode estudar em diversos formatos, quando e onde quiser, e com materiais exclusivos, desenvolvidos de acordo com cada banca e edital. Confira nossos produtos e serviços e saia na frente na disputa pelas vagas dos principais vestibulares do Brasil!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também