Como organizar um quarto de estudos em poucos passos

Como organizar um quarto de estudos em poucos passos

A organização de um quarto de estudos pode fazer toda a diferença no seu desempenho em um vestibular; confira nossas dicas

Ter um ambiente dedicado aos estudos faz a diferença em pontos como foco, desempenho e satisfação pessoal. Onde colocar os materiais, como decorar um espaço do tipo e qual é a melhor iluminação para se concentrar são perguntas comuns na hora de planejar esse espaço.

Existem itens que auxiliam a organizar um quarto ou espaço de estudos que fazem toda a diferença ao longo do tempo, evitando o cansaço, a inquietação e aumentando a produtividade. Confira alguns pontos que o Portal Estratégia Vestibulares destacou para você observar no seu quarto de estudos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Tenha uma cadeira confortável

Vai por mim, uma boa cadeira fará diferença. A postura é um ponto fundamental para quem fica sentado por horas estudando, principalmente a longo prazo. E ter uma cadeira adequada e confortável auxilia evitando incômodos, o que acaba por melhorar o foco e a concentração, já que o corpo não fica inquieto, querendo mudar de posição a todo momento.

Para escolher uma boa cadeira, considere sua altura, se ela possui ajustes no banco, encosto e braços, se ela ajuda na movimentação pelo espaço de estudo e se ela tem boa durabilidade.

Escrivaninha, mesa ou bancada que te auxilie nas atividades

A mesa, escrivaninha ou bancada é o lugar em que boa parte dos seus materiais de estudos ficarão, portanto é necessário observar o conforto que ela oferece em termos de altura, organização dos itens do dia a dia e a mobilidade do espaço.

Procure por mesas que proporcionem uma altura confortável para estudar e busque não enchê-las de itens vistos como desnecessários para o estudo, pois eles podem se tornar distrações. Além disso, é necessário observar itens como iluminação e até mesmo ventilação no local, itens que serão abordados abaixo.

+ 15 dicas para manter o foco nos estudos
+ Dicas de como ter uma rotina de estudos e manter uma vida social
+ 9 dicas para organizar os estudos

Estantes, prateleiras e nichos para se organizar

Os itens funcionam como organizadores de fácil acesso a materiais como livros, por exemplo, mas também comportam itens de decoração. A composição de estantes, nichos e prateleiras deve ser pensado para que não fiquem em um ponto de vista muito próximo dos cadernos e computadores, justamente pela questão das distrações.

Em contrapartida, eles servem para descansar os olhos com decorações e servir de acesso rápido a livros e outros materiais que podem auxiliar nos estudos. Organize os itens para que haja também uma fluidez ao se movimentar pelo espaço, possibilitando um rápido acesso a itens de estudo.

Decorações na medida certa

As decorações podem estar dispostas em prateleiras, nichos, mesas e até mesmo nas paredes, caso de quadros e adesivos, ou até mesmo no chão, como tapetes. O objetivo das decorações é compor um ambiente de forma leve e contemplativa, sem distrair no momento dos estudos, mas trazendo conforto e respiros nas pausas.

A linha tênue entre trazer paz e concentração e poluir demais o espaço vai de cada um, mas o ideal é priorizar o foco, formando decorações que possam inclusive auxiliar os estudos, como quadros de diferentes estilos artísticos, mapas, fotos que trazem motivação para seguir e objetos que tragam alegrias e (ou) reflexões ao vê-los.

+ 10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular
+ 9 dicas para passar no vestibular das universidades mais concorridas
+ Como estudar em casa: 5 dicas para aumentar o rendimento

Iluminação ideal traz concentração

A iluminação é outro ponto que ajuda a ter foco nos estudos. A incidência de luz natural ajuda na economia de energia, na disposição de estudar, no conforto e no controle de tempo, já que é possível medir o horário por ela. O ideal é ter também uma cortina ou algo que faça o controle de iluminação para determinados momentos e situações.

Além disso, é indicado usar luzes brancas na iluminação artificial, já que elas trazem uma sensação mais estimulante do que luzes amarelas. Pense também em luminárias e instalações de luzes que evitem sombras muito marcantes, principalmente na frente de computadores ou de cadernos. Uma dica é colocar as luzes no sentido contrário da mão que escreve. 

+ Como lidar com o bloqueio em uma matéria na rotina de estudos?
+ 5 dicas para diminuir a procrastinação na hora dos estudos

Itens de papelaria para todo mundo!

Papelaria, cheguei! Muitos estudantes são super empolgados com itens como cadernos, lápis, canetas, canetinhas, bloco de notas, planners, agendas, quadros brancos e afins. Mas calma, o ideal é ter apenas objetos que realmente serão usados, até mesmo para que haja motivação em manter tudo organizado.

Esses itens precisam estar dispostos em pontos de fácil acesso, já que eles têm a intenção de auxiliar na rotina de estudos, e não atrapalhar esse momento. Pense que você pode ter tudo isso e muito mais, desde que isso não acabe te distraindo do que você realmente precisa.

Computador e itens de apoio para um estudo completo

Computadores, tablets e seus respectivos dispositivos são fundamentais nos estudos atualmente. Pesquisas rápidas e acesso fácil à informação são destaques, mas é necessário controle. É necessário abdicar de algumas funções na hora de estudar. Redes sociais, jogos, filmes e vídeos variados devem ser utilizados somente como complemento dos estudos.

Além disso, existem itens que auxiliam nos estudos, como fones de ouvido, por exemplo, que podem criar um ambiente de concentração em lugares barulhentos. Aplicativos de controle de estudos, ou com materiais diversos também podem ser utilizados como complemento na rotina. Use a tecnologia a seu favor!

+ Como montar um planejamento de estudos com eficiência e resultado
+ Dia do Vestibulando: aprovados em Medicina dão dicas de como se preparar para as provas

E o Estratégia Vestibulares?

Isso mesmo! Agora falta só a sua assinatura do Estratégia Vestibulares para você arrasar no seu quarto de estudos. Estude do seu espaço ou de qualquer lugar e a qualquer hora do dia com os materiais do EV: são cursos específicos e voltados para a banca do vestibular que mais deseja, com materiais versáteis, exclusivos e com diferentes formatos. Não perca tempo e confira agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também