Dia Nacional do Futebol: 11 questões que envolvem o esporte no Enem e vestibulares

Dia Nacional do Futebol: 11 questões que envolvem o esporte no Enem e vestibulares

No Dia Nacional do Futebol, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 11 questões que citam o esporte no Enem e vestibulares. Confira!

Se engana quem pensa que esportes em geral não caem no Enem ou vestibulares em geral. Muitas perguntas podem ser feitas com o tema, e em várias matérias, desde História e Atualidades até mesmo Física e Matemática.

Hoje, 19 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Futebol, e para celebrar a data, o Portal Estratégia Vestibulares vai te mostrar como o futebol pode cair no Enem e nos vestibulares brasileiros, com 11 exemplos de perguntas que já caíram no passado. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Músicas que citam o futebol

O futebol está enraizado na cultura brasileira e, com isso, existem muitas músicas que falam sobre o esporte ou o citam de alguma maneira. Emicida, Skank, Chico Buarque e Jorge Ben são alguns que já falaram sobre o assunto em suas canções. Veja abaixo uma questão do Enem 2012, que cita “Aqui é o País do Futebol”, de Wilson Simonal.

Veja também:
9 músicas de rap para ampliar seu repertório sociocultural
7 músicas de MPB para o vestibular
9 rocks para usar de repertório sociocultural

Enem 2012
Brasil está vazio na tarde de domingo, né? 
Olha o sambão, aqui é o país do futebol 
[…] 
No fundo desse país
Ao longo das avenidas
Nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora
Dinheiro fica lá fora
A cama fica lá fora
A mesa fica lá fora
Salário fica lá fora
A fome fica lá fora
A comida fica lá fora
A vida fica lá fora
E tudo fica lá fora

SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em: www.vagalume.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de

A) Reforçar a relação entre o esporte futebol e o samba.
B) Ser apresentado como uma atividade de lazer.
C) Ser identificado com a alegria da população brasileira.
D) Promover a reflexão sobre a alienação provocada pelo futebol.
E) Ser associado ao desenvolvimento do país.

Resposta: A repetição da expressão “lá fora” no final dos versos enfatizam a alienação social que pode ser provocada pelo futebol, pois, enquanto as pessoas se divertem com o espetáculo, os problemas da realidade cotidiana são esquecidos, relativizados ou negligenciados.

Alternativa correta = D

Questões regionais

Como o esporte é difundido nacionalmente, mas possui elementos regionalizados, é possível ver questões que envolvam um estado, cidade ou região do país, exigindo um conhecimento específico do local destacado, algo comum em vestibulares estaduais. Veja o exemplo abaixo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2012.

Veja também:
Dia Mundial da Amazônia: como o tema pode cair no vestibular?
Caso Bruno Pereira e Dom Phillips: tudo o que você precisa saber

UEA 2012
Manaus foi escolhida cidade-sede da Amazônia para Copa do Mundo [de Futebol] de 2014, batendo a rival Belém. A candidatura de Manaus teve o apoio da Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo, e da Sony. 

(Livro do Ano 2010.)

Esses grupos econômicos que apoiaram a candidatura de Manaus à sede da Copa do Mundo de futebol em 2014 estão

A) Interessados em se estabelecer na região amazônica.
B) Empenhados em difundir o futebol no norte do país.
C) Preocupados com o impacto da Copa do Mundo sobre o meio ambiente.
D) Disputando com outras empresas o direito de construir estádios de futebol.
E) Sediados na Zona Franca de Manaus.

Alternativa correta = E

Gramática e Literatura

Muitas questões usam textos como pano de fundo para elaborar seu raciocínio. Esse tipo de pergunta exige foco do vestibulando, para que ele saiba lidar com o tempo e com o que o enunciado pede, de fato. Veja a questão do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2022.

Veja também:
Veja as dúvidas de Língua Portuguesa respondidas pelo Estratégia Vestibulares

Unesp 2022
Leia o trecho do livro A solidão dos moribundos, do sociólogo alemão Norbert Elias

“Não mais consideramos um entretenimento de domingo assistir a enforcamentos, esquartejamentos e suplícios na roda. Assistimos ao futebol, e não aos gladiadores na arena. Se comparados aos da Antiguidade, nossa identificação com outras pessoas e nosso compartilhamento de seus sofrimentos e morte aumentaram. Assistir a tigres e leões famintos devorando pessoas vivas pedaço a pedaço, ou a gladiadores, por astúcia e engano, mutuamente se ferindo e matando, dificilmente constituiria uma diversão para a qual nos prepararíamos com o mesmo prazer que os senadores ou o povo romano. Tudo indica que nenhum sentimento de identidade unia esses espectadores àqueles que, na arena, lutavam por suas vidas. Como sabemos, os gladiadores saudavam o imperador ao entrar com as palavras “Morituri te salutant” (Os que vão morrer te saúdam). Alguns dos imperadores sem dúvida se acreditavam imortais. De todo modo, teria sido mais apropriado se os gladiadores dissessem “Morituri moriturum salutant” (Os que vão morrer saúdam aquele que vai morrer). Porém, numa sociedade em que tivesse sido possível dizer isso, provavelmente não haveria gladiadores ou imperadores. A possibilidade de se dizer isso aos dominadores — alguns dos quais mesmo hoje têm poder de vida e morte sobre um sem-número de seus semelhantes — requer uma desmitologização da morte mais ampla do que a que temos hoje, e uma consciência muito mais clara de que a espécie humana é uma comunidade de mortais e de que as pessoas necessitadas só podem esperar ajuda de outras pessoas. O problema social da morte é especialmente difícil de resolver porque os vivos acham difícil identificar-se com os moribundos.

A morte é um problema dos vivos. Os mortos não têm problemas. Entre as muitas criaturas que morrem na Terra, a morte constitui um problema só para os seres humanos. Embora compartilhem o nascimento, a doença, a juventude, a maturidade, a velhice e a morte com os animais, apenas eles, dentre todos os vivos, sabem que morrerão; apenas eles podem prever seu próprio fim, estando cientes de que pode ocorrer a qualquer momento e tomando precauções especiais — como indivíduos e como grupos — para proteger-se contra a ameaça da aniquilação”. 

(A solidão dos moribundos, 2001.)

No primeiro parágrafo, a impessoalidade da linguagem está bem exemplificada no trecho:

A) “Se comparados aos da Antiguidade, nossa identificação com outras pessoas e nosso compartilhamento de seus sofrimentos e morte aumentaram.”
B) “Como sabemos, os gladiadores saudavam o imperador ao entrar com as palavras ‘Morituri te salutant’ (Os que vão morrer te saúdam).”
C) “Assistimos ao futebol, e não aos gladiadores na arena.”
D) “Tudo indica que nenhum sentimento de identidade unia esses espectadores àqueles que, na arena, lutavam por suas vidas.”
E) “Não mais consideramos um entretenimento de domingo assistir a enforcamentos, esquartejamentos e suplícios na roda.”

Resposta: A alternativa D está correta, porque, ao usar a terceira pessoa em todo o trecho, o autor, na realidade, torna a linguagem em elemento impessoal. Perceba que não temos juízo de valor ou participação do autor nesse trecho.

Alternativa correta = D

Inglês

Questões de outras línguas também podem envolver o esporte, já que ele é difundido no mundo todo e é um assunto em comum entre as culturas. Abaixo, questão do Enem 2015 sobre comunicação e linguagem.

Enem 2015

RIDGWAY, L. Disponível em: http://fborfw.com. Acesso em: 23 fev. 2012.

Na tira da série For better or for worse, a comunicação entre as personagens fica comprometida em um determinado momento porque

A) As duas amigas divergem de opinião sobre futebol.
B) Uma das amigas desconsidera as preferências da outra.
C) Uma das amigas ignora que o outono é temporada de futebol.
D) Uma das amigas desconhece a razão pela qual a outra a maltrata.
E) As duas amigas atribuem sentidos diferentes à palavra season.

Resposta: De acordo com o texto, uma atribui à palavra “season” o significado de temporada enquanto a outra atribui o significado de estação do ano.

Alternativa correta = E

Espanhol

Como já dito acima, a pluralidade de idiomas e culturas que acompanham o esporte faz com que o assunto possa ser assimilado em outras línguas. Há também, no Banco de Questões do Estratégia Vestibulares, uma série de perguntas sobre futebol que sejam de línguas distintas: alemão, francês e outras.

Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) 2016
Leia o texto a seguir para responder a questão:

En Guatemala los mayas todavía juegan a la pelota

En las colinas cercanas a este pintoresco pueblo, colgado en la ladera de un volcán y escondido en la ribera del lago Atitlán, brilla el césped artificial. Una oda a la cultura del fútbol. Pero en cada esquina de los senderos serpentinos que recorren San Pedro hay señales que revelan una relación con otro deporte: el baloncesto. Las canastas de baloncesto forman parte de la identidad de este pueblo de 12.000 habitantes. Están en los colegios, en los gimnasios, en los garajes, pegadas a las paradas de autobús y frente a un lago cuyas aguas no dejan de subir. Se han elevado a tal nivel que ya se han comido una cancha de la que solo se ven los tableros. Son varios los factores que permiten explicar la popularidad de este deporte aquí. La llegada de la televisión por cable a finales de los 80 metió a la NBA en las casas. En una región de orografía abrupta, no es solo práctico —pues la cantidad de tierra que es necesario mover para una cancha de baloncesto sea menor que para un campo de fútbol— sino también revela algún tipo de vínculo con la tradición del juego de la pelota maya en el que los jugadores trataban de meter una pelota en una canasta con sus hombros.

Disponível em: <http://www.nytimes.com/es/2016/02/16/en-guatemala- los-mayas-todavia-juegan-a-la-pelota/>. Acesso em: 10 mar. 2016. (Adaptado).

Segundo o texto, o povo de San Pedro, povoado da costa do lago Atitlán,

A) Demonstra sua preferência pelo futebol em detrimento do basquetebol.
B) Vive em uma região inóspita, o que dificulta a prática de alguns esportes.
C) Enfrenta intempéries relacionadas a frequentes alagamentos.
D) Deixa as marcas da sua preferência desportiva em diferentes locais da cidade.

Alternativa correta = D

História do Brasil

O futebol tem mais de 120 anos de existência no país e a Seleção Brasileira existe desde a década de 10. Considerando a força cultural do esporte, é possível dizer que ele acompanhou e até mesmo influenciou diversos momentos da história do país, como pode ser visto no relato de José Murilo de Carvalho, historiador, na questão abaixo.

Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) 2017
A festa portuguesa da Penha foi aos poucos sendo tomada por negros e por toda a população dos subúrbios, fazendo-se ouvir o samba ao lado dos fados e das modinhas. Na Pequena África da Saúde, a cultura dos negros muçulmanos vindos da Bahia, sua música e sua religião fertilizaram-se no novo ambiente, criando os ranchos carnavalescos e inventando o samba moderno. Um pouco depois, o futebol, esporte de elite, foi também apropriado pelos marginalizados e se transformou em esporte de massa. 

(José Murilo de Carvalho. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi, 1999.)

O autor expõe sua concepção acerca

A) Da ausência de intercâmbios culturais na sociedade brasileira.
B) Do sincretismo entre costumes portugueses e africanos.
C) Da fusão cultural árabe-portuguesa, da qual resultou a modinha.
D) Da elitização do futebol, que excluía politicamente as massas.
E) Da invenção do carnaval a partir das vanguardas europeias.

Alternativa correta = D

Interpretação de texto e relações de gênero

Tocando na ferida das relações de gênero existentes na sociedade, o Enem 2017 usou uma charge da cartunista Laerte para ilustrar algo que deveria ser óbvio: mulheres também sabem e podem jogar futebol. A charge critica e expõe o machismo ainda existente na sociedade brasileira.

Veja também:
Dia da Mulher: 9 autoras que caem no vestibular
7 filmes e documentários sobre mulheres na ciência para aumentar seu repertório sociocultural

Enem 2017

LAERTE. Folha de S. Paulo, 29 maio 2010.

A linguagem corporal envolve aspectos sociais que são constitutivos de identidade.

Essa tirinha ilustra relações de gênero presentes nas práticas esportivas e evidenciam a,

A) Inferioridade física das mulheres no futebol.
B) Igualdade das relações de gênero no esporte.
C) Inabilidade motora dos homens no esporte.
D) Cooperação entre os gêneros na prática esportiva.
E) Existência de preconceito contra meninas que praticam futebol.

A alternativa E está correta, pois o menino da tirinha, ao se ver driblado pela menina, esboça seu ressentimento através de um preconceito, afirmando que mulheres não deveriam praticar futebol.

Alternativa correta = E

Física (Movimento Uniformemente Variado)

Se achou que as exatas não estariam representadas na lista, se enganou. Movimentos esportivos podem ser pano de fundo para diversas questões na Física, Química e Matemática. O exemplo abaixo até rendeu matéria no Globo Esporte, usando um gol real para responder questões sobre Movimento Uniformemente Variado. Vale destacar também que é uma pergunta dissertativa.

Unifei 2010
Num jogo do campeonato brasileiro o jogador do Palmeiras, Diego Souza, fez um belo gol no time do Atlético Mineiro chutando a bola desde o meio do campo. Supondo que no momento do chute a bola estivesse em contato com o solo e a uma distância de 54 m do ponto onde ela tocou o chão, já dentro do gol atleticano, calcule a altura máxima atingida pela bola em sua trajetória. Despreze o atrito com o ar, considere que  a duração do voo da bola tenha sido de 3,0 s e que g = 10 m/s2.

Variantes Linguísticas e interpretação de texto

Questões de Língua Portuguesa usam elementos culturais brasileiros para elaborar argumentações aos vestibulandos. A pergunta abaixo, pede para que o candidato leia um texto que fala sobre o esporte, mas a pergunta em si pede interpretação de texto e repertório sociocultural.

Enem 2021
Bola na rede

Futebol de várzea, pelada, baba, racha, rachão. Os nomes podem ser diferentes em cada pedaço do Brasil, mas bater uma bolinha é mesmo uma paixão nacional. Os dados do suplemento de esporte da PNAD 2015 mostraram que o futebol foi a principal modalidade esportiva praticada no Brasil, com 15,3 milhões de adeptos.

É claro que o fato de o nosso país ter um futebol profissional consagrado, com times que arrebatam torcidas e revelam jogadores, é uma influência positiva, mas a maioria dessa galera que gosta de correr atrás da bola não tem nenhuma pretensão profissional com o esporte. Para eles, tão bom quanto marcar um gol é juntar velhos amigos, fazer novas amizades e se divertir muito.

BENEDICTO, M.; MARLI, M. Retratos: a revista do IBGE, n. 2, ago. 2017 (adaptado). 

Ao abordar a temática do futebol no Brasil, o texto apresenta diferentes nomes para uma partida do esporte. Ao fazer isso, fica evidente que

A) Os torcedores enaltecem seus times favoritos.
B) O futebol é um esporte presente em todo o Brasil.
C) A linguagem do futebol reaproxima pessoas distantes.
D) Os campeonatos da modalidade propiciam a integração do Brasil.
E) As regiões do país imprimem um estilo próprio para o jogo de futebol.

Alternativa Correta = B

Matemática (Estatística)

Para fechar, mais uma de exatas que usa o esporte para trazer questões que exigem cálculos. A questão abaixo envolve cálculos estatísticos sobre Média, Mediana e Moda, conceitos que constantemente aparecem nos vestibulares e no Enem, caso da pergunta abaixo.

Enem 2019
Os alunos de uma turma escolar foram divididos em dois grupos. Um grupo jogaria basquete, enquanto o outro jogaria futebol. Sabe-se que o grupo de basquete é formado pelos alunos mais altos da classe e tem uma pessoa a mais do que o grupo de futebol. A tabela seguinte apresenta informações sobre as alturas dos alunos da turma.

Os alunos P, J, F e M medem, respectivamente, 1,65 m, 1,66 m, 1,67 m e 1,68 m, e as suas alturas não são iguais às de nenhum outro colega da sala.

Segundo essas informações, argumenta-se que os alunos P, J, F e M jogaram, respectivamente,

A) Basquete, basquete, basquete, basquete.
B) Futebol, basquete, basquete, basquete.
C) Futebol, futebol, basquete, basquete.
D) Futebol, futebol, futebol, basquete.
E) Futebol, futebol, futebol, futebol.

Alternativa correta = C

Treine suas aptidões no Estratégia Vestibulares

Além dos cursos intensivos e extensivos presentes na plataforma, você também pode ter o Banco de Questões do Estratégia Vestibulares, que tem mais de 260 mil questões sobre tudo que cai no Enem e demais vestibulares. Confira também nossos simulados, fórum de dúvidas e Salas VIP completas, com atualizações constantes e certeiras.

CTA curso Enem
Você pode gostar também