11 questões sobre sistema respiratório que já caíram nos vestibulares e Enem

11 questões sobre sistema respiratório que já caíram nos vestibulares e Enem

O sistema respiratório é responsável pela troca de gases que mantém o organismo vivo; confira 11 questões sobre o assunto e estude para os vestibulares

O sistema respiratório é formado pelas narinas, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões e suas subdivisões. Essas estruturas são responsáveis por conduzir o ar para dentro e para fora dos pulmões, permitindo que o oxigênio se difunda pelo corpo e o gás carbônico seja eliminado. Sem essa troca de gases, o organismo humano não sobrevive. 

Por sua importância vital, o sistema respiratório é cobrado nos diversos vestibulares do Brasil, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com algumas questões sobre o assunto que já caíram em alguns processos seletivos. Confira!

+ Sistema respiratório: órgãos, trocas gasosas e exercícios
+ Fisiologia animal: sistemas, integração e suas funções
+ 11 questões sobre sistema digestório que caíram no Enem e em vestibulares
+ 13 questões sobre sistema circulatório que já caíram nos vestibulares e Enem
+ 11 questões sobre sistema nervoso que já caíram nos vestibulares e Enem

Catálogo nomeado 'enem1' não encontrado.

UnB (2024)

Para sobreviverem, os organismos vivos precisam realizar trocas gasosas com o meio ambiente. No que se refere ao processo de respiração, julgue o item a seguir.

O controle dos movimentos respiratórios em humanos é exercido pelo bulbo.

C Certo.

E Errado.

Resposta: O bulbo, também conhecido como medula oblonga, é a parte terminal do tronco encefálico. Trata-se de uma estrutura importantíssima no nosso organismo, sendo chamado de centro vital, porque nele se localiza o centro respiratório que faz a regulação do ritmo respiratório.

Alternativa correta: C

Unespar (2024)

Observe a figura a seguir que ilustra o sistema respiratório e assinale a alternativa que faz a correspondência correta entre os nomes dos órgãos desse sistema e os números que as indicam.

A 1: narina, 2: faringe, 3: laringe, 4: traqueia, 5: bronquíolos, 6: pulmões;

B 1: cavidade nasal, 2: laringe, 3: traqueia, 4: esôfago, 5: brônquios, 6: pulmões;

C 1: cavidade nasal, 2: faringe, 3: laringe, 4: traqueia, 5: brônquios, 6: pulmões;

D 1: nariz, 2: laringe, 3: cordas vocais, 4: traqueia, 5: brônquios, 6: pulmões;

E 1: cavidade nasal, 2: laringe, 3: faringe, 4: traqueia, 5: brônquios, 6: pulmões.

Alternativa correta: C

Udesc (2024)

O transporte de CO₂ no sangue dos vertebrados é feito, principalmente, sob a forma de: 

A oxiemoglobina.

B carboxiemoglobina.

C carboemoglobina. 

D íons HCO₃⁻ pela ação da anidrase carbônica. 

E moléculas dissolvidas no plasma. 

Resposta: O transporte de dióxido de carbono (CO₂) no sangue dos vertebrados é um processo essencial para o equilíbrio ácido-base e para garantir a remoção eficiente desse resíduo metabólico dos tecidos para os pulmões, onde é eliminado do corpo através da respiração. 

O processo começa nos tecidos periféricos, onde o CO₂ produzido como subproduto do metabolismo celular difunde-se dos tecidos para os capilares sanguíneos. No plasma sanguíneo, parte do CO₂ dissolve-se diretamente em forma de moléculas, mas a maior parte é convertida em íons bicarbonato (HCO₃⁻) pela ação da anidrase carbônica, presente nas hemácias (glóbulos vermelhos).

Os íons bicarbonato formados são transportados no plasma sanguíneo em grande parte, enquanto uma pequena quantidade permanece dentro das hemácias. Ao chegarem nos pulmões, os íons bicarbonato são convertidos novamente em CO₂ e água através da ação inversa da anidrase carbônica. 

O CO₂ é então liberado para os alvéolos e expirado durante a respiração.

Alternativa correta: D

Unicentro (2024)

As hemácias do sangue contêm a proteína hemoglobina, que apresenta afinidade por alguns gases.

Sobre o transporte de oxigênio pela hemoglobina, considere as afirmativas a seguir.

I. A hemoglobina, juntamente com oxigênio e monóxido de carbono, forma a carboxiemoglobina, composto estável na corrente sanguínea.

II. A mioglobina, assim como a hemoglobina, apresenta maior afinidade por oxigênio do que por outros gases.

III. A carboxiemoglobina instável é formada por CO2 que se une à hemoglobina livre no sangue.

IV. No sangue que passa pelos pulmões, o oxigênio liga-se à hemoglobina, formando a oxiemoglobina. 

Assinale a alternativa correta.

A Somente as afirmativas I e II são corretas.

B Somente as afirmativas I e IV são corretas.

C Somente as afirmativas III e IV são corretas.

D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta: 

I. Errada. Monóxido de carbono é um gás altamente tóxico.

II. Errada. Hemoglobina e mioglobina preferem o gás carbônico ao oxigênio.

III. Certa.

IV. Certa. 

Alternativa correta: C

Uerj (2024)

Quadros de pneumonia podem ocorrer quando, além do ar, algum corpo estranho entra nas vias respiratórias.

Uma explicação para a possibilidade de entrada desses corpos estranhos é a comunicação entre o sistema respiratório e o seguinte sistema:

A nervoso

B excretor

C digestório

D circulatório

Resposta: A alternativa C está correta. O corpo estranho que pode entrar nas vias respiratórias é proveniente da ingestão, da alimentação. Isso é possível porque a faringe é um tubo que permite a passagem tanto de ar em direção aos pulmões quanto de alimentos em direção ao estômago. 

Alternativa correta: C

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

UFPR (2023)

O metabolismo animal requer que as células sejam supridas com oxigênio e o gás carbônico seja eliminado em um processo de troca gasosa com o ambiente que chamamos de respiração. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A A respiração branquial se dá pela superfície do corpo que precisa ser mantida sempre úmida, ocorrendo, portanto, em animais que vivem na água ou em ambientes úmidos.

B A respiração traqueal, presente em alguns animais adaptados à vida terrestre, não possui relação com a circulação, uma vez que os sistemas de traqueias levam diretamente o oxigênio às células do corpo.

C Os sacos aéreos são estruturas anexas ao pulmão das aves que, além de auxiliarem o voo dos animais, atuam na excreção do ácido úrico.

D O pulmão dos mamíferos é formado por uma grande quantidade de tubos finos chamados alvéolos e minúsculas bolsas chamadas brônquios, altamente vascularizadas, por onde a troca gasosa ocorre.

E O metabolismo celular consiste de reações químicas que visam à formação de adenosina trifosfato (ATP) a partir de glicose e gás carbônico. 

Alternativa correta: B

Facisb (2023)

Um procedimento minimamente invasivo, que consiste na colocação de válvulas no pulmão, está sendo empregado para tratar pacientes com enfisema pulmonar. Essas válvulas permitem isolar uma área do pulmão com enfisema para evitar que ela aprisione o ar e comprima áreas menos afetadas. As válvulas são levadas aos brônquios segmentares ou subsegmentares do pulmão. A partir de então, quando o paciente inspira, o ar não chega à área afetada com enfisema, sendo redirecionado para áreas do pulmão menos atingidas por ele.

(www.folha.uol.com.br. Adaptado.) 

Para desviar o ar inspirado para as áreas do pulmão menos atingidas pelo enfisema, essas válvulas implantadas nos brônquios devem

A fechar durante a contração do músculo diafragma e durante a retração dos alvéolos.

B abrir durante a contração do músculo diafragma e durante retração dos alvéolos.

C fechar durante a contração do músculo diafragma e durante a expansão dos alvéolos.

D fechar durante o relaxamento do músculo diafragma e durante a expansão dos alvéolos.

E abrir durante o relaxamento do músculo diafragma e durante a expansão dos alvéolos.

Resposta: Se o ar é redirecionado quando o paciente inspira, então as válvulas devem permanecer fechadas quando os músculos do diafragma e os intercostais se contraem, pois essa contração faz com que o tórax aumente de tamanho e a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa, permitindo a entrada de ar e expansão dos alvéolos.

Alternativa correta: C

EBMSP (2022)

A concentração de oxigênio nos alvéolos e, também, sua pressão parcial são controladas pela intensidade de absorção de oxigênio pelo sangue na hematose e pela intensidade de entrada de novo oxigênio nos pulmões pelo processo ventilatório (ventilação alveolar).

GUYTON & HALL, Tratado de Fisiologia Médica. 12º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. P.512. 

A figura ilustra o efeito tanto da ventilação alveolar quanto da intensidade de absorção de oxigênio no sangue sobre a pressão parcial alveolar do oxigênio. Uma das curvas (linha contínua) apresenta a absorção de oxigênio na intensidade de 250mL/min, e a outra curva (linha pontilhada) também apresenta a absorção de oxigênio, só que, na intensidade de 1.000mL/min. O ponto operacional padrão em repouso (ponto A) está representado no gráfico quando a intensidade ventilatória normal de 4,2L/min coincide com consumo de oxigênio de 250mL/min. 

Com base nas informações fornecidas e no conhecimento atualizado de fisiologia respiratória, é correto afirmar:

A Quanto mais rápida a captação do oxigênio pelos alvéolos vindo da atmosfera, menor será a sua pressão parcial alveolar

B A curva que representa a absorção de 1.000mL/min pelo sangue na hematose, ocorre em situações de atividade metabólica basal como em um sono profundo.

C Quanto maior for a intensidade de transferência de oxigênio para o sangue pela hematose, maior será a pressão parcial deste gás nos alvéolos.

D Considerando uma intensidade de 250mL/min de absorção de oxigênio pelo sangue, a pressão parcial alveolar deste gás se manterá sempre maior, se comparada a uma intensidade de absorção de 1.000mL/min para uma mesma taxa efetiva de ventilação alveolar diferente de zero.

E A intensidade de ventilação alveolar no momento em que 1.000 mililitros de oxigênio estiverem sendo absorvidos, por minuto, pelo sangue precisa ser duplicada para que se mantenha a mesma pressão parcial alveolar do valor padrão de repouso.

Resposta: D está correta. Considerando a intensidade de 250mL/min, a pressão parcial alveolar se manterá acima do ponto A.

Alternativa correta: D

UFU (2022)

Uma professora de Biologia, na tentativa de realizar uma revisão de alguns mecanismos fisiológicos associados aos hormônios e ao sistema endócrino, ao sistema imune, à osmorregulação e excreção, e à circulação e trocas gasosas, formulou quatro afirmações. 

Assinale a alternativa que apresenta a formulação INCORRETA.

A Na resposta de luta ou fuga, a epinefrina aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos e reduz o fluxo sanguíneo para os músculos lisos no sistema digestivo.

B A produção de células de memória assegura que um receptor específico para um epítopo particular estará presente e que haverá mais linfócitos com essa especificidade do que em um hospedeiro que nunca tenha entrado em contato com o antígeno.

C Os néfrons numerosos e os glomérulos bem desenvolvidos dos peixes de água doce produzem urina em taxa elevada, enquanto os néfrons em pequeno número e os glomérulos menores de peixes marinhos produzem urina em taxa baixa.

D Quando você prende a respiração, a primeira alteração gasosa no sangue que aciona o impulso de respirar é a diminuição de CO₂.

Resposta: A alternativa D está incorreta, pois quando você prende a respiração, você aumenta a concentração de CO₂ no sangue por deixar de eliminá-lo. Portanto, a letra D é o gabarito da questão.

Alternativa correta: D

Unesp (2021)

Para simular o sistema respiratório humano, um aparato com duas bexigas representando os pulmões, uma membrana elástica representando o músculo diafragma e um tubo flexível em forma de “Y”, representando a traqueia e os brônquios, foi montado dentro de um recipiente plástico que representava a caixa torácica. Na figura 1, as bexigas estão vazias. Deslocando-se a membrana elástica para baixo, as bexigas se enchem, conforme a figura 2.

Em uma analogia entre esse aparato e o sistema respiratório humano, o deslocamento da membrana elástica para baixo corresponde 

A à contração do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique maior do que a pressão ambiente.

B à contração do diafragma, que diminui o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.

C à contração do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.

D ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique maior do que a pressão ambiente.

E ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.

Resposta: A alternativa correta é a letra C. A contração do diafragma aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente, permitindo a entrada de ar na inspiração.

Alternativa correta: C

Enem (2019)

Antigamente, em lugares com invernos rigorosos, as pessoas acendiam fogueiras dentro de uma sala fechada para se aquecerem do frio. O risco no uso desse recurso ocorria quando as pessoas adormeciam antes de apagarem totalmente a fogueira, o que poderia levá-las a óbito, mesmo sem a ocorrência de incêndio.

A causa principal desse risco era o(a)

A produção de fuligem pela fogueira.  

B liberação de calor intenso pela fogueira.  

C consumo de todo o oxigênio pelas pessoas.

D geração de queimaduras pela emissão de faíscas da lenha.  

E geração de monóxido de carbono pela combustão incompleta da lenha.

Resposta: O monóxido de carbono é um óxido neutro incolor e sem odor, derivado da combustão incompleta de compostos à base de carbono, como os hidrocarbonetos. Pensando na fogueira acesa em um ambiente fechado, a concentração de monóxido de carbono iria aumentar. Esse gás possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O₂ pelo corpo humano. Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia.

Alternativa correta: E

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre os diversos temas da Fisiologia Humana cobrados nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Você pode gostar também