11 questões sobre sistema nervoso que já caíram nos vestibulares e Enem

11 questões sobre sistema nervoso que já caíram nos vestibulares e Enem

O sistema nervoso é responsável por controlar e coordenar todas as funções do organismo; confira 11 questões sobre o tema para estudar para os vestibulares e Enem

A principal função do sistema nervoso é a comunicação. A partir de células e impulsos elétricos, os componentes nervosos humanos percebem estímulos diferentes e sinalizam os órgãos do corpo, permitindo a resposta aos estímulos externos e internos de forma rápida e coordenada.

O sistema nervoso é responsável por controlar e coordenar todas as funções do organismo, desde atividades simples, como piscar os olhos, até funções mais complexas, como o pensamento e a tomada de decisões. O seu bom desenvolvimento é fundamental para a sobrevivência dos indivíduos e perpetuação da espécie.

Catálogo nomeado 'enemvest1' não encontrado.

No sistema nervoso humano, ocorrem algumas classificações principais: central (SNC) e periférico (SNP) ou a divisão autônoma. A partir do SNC são encadeadas as respostas motoras, cognitivas e sensoriais, observadas diante de diferentes estímulos. Seus principais componentes são o encéfalo e a medula espinhal. 

O SNP, formado principalmente por nervos e gânglios, transmite informações sensoriais e endócrinas, além de processos motores, como o ato reflexo descrito anteriormente. Vale destacar que ele conecta o SNC com as outras partes do corpo humano.

Já a classificação do sistema nervoso autônomo (SNA) é mais funcional, a respeito do tipo de resposta observada. Nele, não estão divididos os conceitos de SNC ou SNP, mas sim os resultados observados em diferentes partes do corpo.

O sistema nervoso é cobrado nos diversos vestibulares do Brasil, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com algumas questões sobre o assunto que já caíram em alguns processos seletivos. Confira!

+ Sistema nervoso: definição, central, periférico e autônomo
+ Fisiologia animal: sistemas, integração e suas funções
+ 11 questões sobre sistema digestório que caíram no Enem e em vestibulares
+ 13 questões sobre sistema circulatório que já caíram nos vestibulares e Enem

Uece (2024)

No que diz respeito à coordenação nervosa e sentidos humanos, é correto afirmar que

A as fibras sensoriais dos nervos conduzem impulsos nervosos das diversas regiões do corpo até a parte periférica do sistema nervoso.

B o estado de homeostase acontece quando o sistema nervoso coordena os ajustes para o funcionamento harmônico do organismo.

C os receptores são constituídos por células especiais ou por terminações de nervos sensoriais e são capazes de reconhecer qualquer tipo de estímulo.

D a transmissão do impulso nervoso acontece no seguinte sentido: do axônio para o corpo celular e depois para os dendritos.

Resposta: A homeostase é a capacidade do organismo de manter o equilíbrio interno, mesmo diante de mudanças no ambiente externo. O sistema nervoso desempenha um papel fundamental na regulação da homeostase, coordenando os ajustes necessários para manter as condições internas estáveis.

Alternativa correta: B

UFGD (2023)

O ácido Gama-Aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC) […]. Evidências científicas sugerem que o álcool inicialmente potencializa os efeitos do GABA, aumentando os efeitos inibitórios, porém, com o passar do tempo, o uso crônico do álcool reduz o número de receptores GABA por um processo de down regulation, o que explicaria o efeito de tolerância ao álcool, ou seja, o fato de os indivíduos necessitarem de doses maiores de álcool para se obter os mesmos sintomas anteriormente obtidos com doses menores. Os sintomas de abstinência podem ser explicados pela perda dos efeitos inibitórios, combinado com a deficiência de receptores GABA.

Álcool e Sistema Nervoso Central. CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, [S.l.], 30 jun. 2004. Disponível em: https://cisa.org.br/sua-saude/informativos/artigo/item/46-alcool-e-sistema-nervoso-central. Acesso em: 18 nov. 2022 (adaptado).

No down regulation, diminui-se a quantidade de um componente celular em resposta a uma variável externa. Neurônios são células cerebrais em que pode ocorrer o efeito down regulation. Dendritos são componentes de recepção dessas células, enquanto os axônios são de transmissão. Com base nas informações, no caso da tolerância aumentada com a repetição do consumo de álcool (etanol) no corpo humano, em que componente celular ocorre o efeito mencionado?

A Núcleo dos neurônios.

B Axônio das células cerebrais.

C Dendritos dos neurônios.

D Terminais do axônio.

E Componente da glia.

Alternativa correta: C

Uneb (2023)

Numa situação de estresse, uma pessoa reage com aceleração dos batimentos cardíacos. Nesse caso, o sistema nervoso responsável por essa resposta e a substância química que atua como neurotransmissor são, respectivamente, o sistema

A central e a noradrenalina.

B central e a acetilcolina.

C simpático e a noradrenalina.

D simpático e a acetilcolina.

E parassimpático e a noradrenalina.

Alternativa correta: C

UnB (2023)

Dois mil e vinte e dois é ano de copa do mundo. No futebol, o grau de desenvolvimento das capacidades físicas é um fator determinante do nível desportivo do jogador. O gráfico acima representa a dosagem de lactato em jogadores de futebol ao atingirem diferentes velocidades.

Em um chute a gol, o mesencéfalo do jogador coordena funções motoras e de equilíbrio.

C Certo.

E Errado.

Resposta: O mesencéfalo controla os movimentos dos olhos e os integra às informações auditivas. O cerebelo está relacionado com a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo.

Alternativa correta: E

UFRR (2023)

“Pode-se definir um sistema nervoso como um conjunto organizado de células (neurônios e células gliais) especializado para a condução repetitiva de sinais elétricos nas e entre as células. Esses sinais passam de células sensoriais e neurônios para outros neurônios e, então, para músculos, glândulas ou outros órgãos que executam ações.”

(Hill, R.W. et al. Fisiologia Animal 2ª Ed. São Paulo: Artmed, 2012)

Em relação à organização do sistema nervoso humano é CORRETO afirmar que:

A possui vários tipos de neurônios distribuídos igualmente entre sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

B o sistema nervoso periférico controla processos fisiológicos involuntários enquanto o sistema nervoso central executa os movimentos conscientes.

C o sistema nervoso periférico recebe informação das células sensoriais e as transmite para os músculos e glândulas do corpo.

D simpática e parassimpática são divisões do sistema nervoso central autônomo.

E o sistema nervoso periférico compreende todos os prolongamentos e corpos celulares que se localizam fora do encéfalo e da medula espinhal. 

Alternativa correta: E

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Unicentro (2023)

Constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, o sistema nervoso central tem por principal função processar as informações oriundas do ambiente externo e captadas pelos órgãos do sentido, a fim de que o organismo responda de maneira apropriada a tais estímulos. 

Com base nos conhecimentos sobre o sistema nervoso central, relacione a coluna da esquerda com a da direita.

(I) Tálamo.

(II) Hipotálamo.

(III) Mesencéfalo.

(IV) Cerebelo.

(V) Bulbo raquidiano.

(A) Controla a temperatura corporal, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo.

(B) Nele estão localizados importantes centros controladores de funções vitais, como os que regulam os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios.

(C) Além de informações auditivas e visuais, coordena os movimentos e orienta a postura corporal.

(D) Está envolvido na recepção e na coordenação de informações sobre o grau de tensão dos músculos em repouso.

(E) É composto por duas massas ovoides ricas em corpos celulares de neurônios, encaixadas na base do cérebro.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

A I-B, II-A, III-D, IV-E, V-C.

B I-B, II-D, III-E, IV-C, V-A.

C I-C, II-D, III-E, IV-B, V-A.

D I-E, II-A, III-D, IV-C, V-B.

E I-E, II-C, III-A, IV-D, V-B.

Alternativa correta: D

Facisb (2023)

A figura ilustra um caso de reflexo medular em que há participação dos neurônios motores, neurônios associativos e neurônios sensoriais.

(https://quizlet.com. Adaptado.)

Nessa reação reflexa medular,

A o neurônio sensorial e o motor ligados ao músculo quadríceps são estimulados pelo neurônio associativo.

B o neurônio sensorial ligado ao músculo quadríceps é estimulado pelo neurônio motor ligado a esse mesmo músculo.

C o neurônio associativo é inibido pelo neurônio motor ligado ao músculo isquiotibial.

D o neurônio ligado ao músculo isquiotibial é inibido pelo neurônio associativo.

E o neurônio motor ligado ao músculo quadríceps é estimulado pelo neurônio associativo.

Alternativa correta: D

Unicamp (2023)

Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da microbiota intestinal – pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson. As pessoas acometidas por essa doença apresentam alterações significativas nos centros motores do cérebro. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.

A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) ________ está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) ________ da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) ________ que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) ________, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica. (Adaptado de https://agencia.fapesp.br/estudo-revela-como-o-desequilibrio-da-microbiota-intestinal-pode-levar-a-doenca-de-parkinson/38159/. Acesso em 07/06/2022.)

A (i) neurônios; (ii) epitelial; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso central.

B (i) linfonodos; (ii) conjuntivo; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso autônomo.

C (i) linfonodos; (ii) epitelial; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso central.

D (i) neurônios; (ii) conjuntivo; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso autônomo.

Resposta: A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) neurônios está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) epitelial da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) bactérias que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) sistema nervoso central, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.

Alternativa correta: A

UFRGS (2022)

O processo de transmissão do impulso nervoso envolve a atuação de diferentes transportadores de membrana que modificam o potencial da membrana plasmática. Considere as seguintes informações sobre a condução do impulso nervoso em um neurônio mielinizado típico.

I. – Os canais de Na+ encontram-se abertos durante a formação do potencial de repouso.

II. – O efluxo de cargas positivas, causado pela abertura de canais de K+, está associado à hiperpolarização de membrana.

III – O influxo de Na+, causado pela bomba Na+/K+ ATPase, é responsável pela despolarização de membrana. 

Quais estão corretas?

A Apenas I.

B Apenas II.

C Apenas III.

D Apenas II e III.

E I, II e III.

Resposta: 
– I está incorreta, pois os canais do Na+ estão fechados no potencial de repouso.  
– II está correta.
– III está incorreta, pois a despolarização da membrana ocorre devido à abertura de canais de Na+ e influxo desse íon. A bomba de sódio-potássio é responsável por manter a membrana polarizada.

Alternativa correta: B

UEG (2022)

Em animais, os sistemas neural e hormonal estão envolvidos na coordenação e na regulação de diferentes funções. A célula nervosa recebe, transmite com rapidez e eficiência o impulso nervoso. A figura apresentada é um esquema dos neurônios pré e pós-sinápticos das sinapses dopamínicas em condições normais. A transmissão de impulsos nervosos nessas sinapses sofre ação da cocaína, um narcótico estimulante da sensação de prazer e motivação. Por outro lado, a cocaína causa dependência, sendo associada com estados de paranoia, desnutrição e morte.

LOPES, S. Bio. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 213.

Sobre o mecanismo de ação da cocaína na sinapse, verifica-se que ela

A impede a ligação entre a dopamina e os receptores pós-sinápticos.

B bloqueia o descarregamento de mais dopamina na fenda sináptica.

C cessa o desencadeamento do potencial de membrana pré-sináptico.

D cessa o desencadeamento do potencial de membrana pós-sináptico.

E bloqueia a via de retorno da dopamina para o neurônio pré-sináptico.

Resposta: Quando a cocaína entra no sistema de recompensa do cérebro, ela bloqueia os sítios transportadores dos neurotransmissores acima mencionados (dopamina, noradrenalina, serotonina), os quais têm a função de levar de volta estas substâncias que estavam agindo na sinapse.

Alternativa correta: E

Enem (2021)

Um dos exames clínicos mais tradicionais para medir a capacidade reflexa dos indivíduos é o exame do reflexo patelar. Esse exame consiste na estimulação da patela, um pequeno osso localizado na parte anterior da articulação do joelho, com um pequeno martelo. A resposta reflexa ao estímulo é caracterizada pelo levantamento da perna em que o estímulo foi aplicado. 

Qual região específica do sistema nervoso coordena essa resposta?

A Ponte

B Medula.

C Cerebelo.

D Hipotálamo.

E Neuro-hipófise.

Resposta: Num ato reflexo, como o reflexo patelar, o estímulo nervoso chega à medula por um neurônio sensorial, que rapidamente gera uma resposta pela ativação de um neurônio motor, tudo isso sem que haja conhecimento do estímulo pelo encéfalo.

Alternativa correta: B

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre os diversos temas da Fisiologia Humana cobrados nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Você pode gostar também