13 questões sobre Grécia que já caíram nos vestibulares e Enem

13 questões sobre Grécia que já caíram nos vestibulares e Enem

A civilização grega é responsável pela constituição da sociedade atual; confira 13 questões sobre o tema tiradas direto do Banco de Questões do EV

A Grécia Antiga não se refere a um país unificado e sim ao conjunto de povos independentes que se desenvolveu na Península Balcânica, unidos pela língua (o grego), algumas leis e costumes em comum. Duas das principais cidades-estado da civilização grega eram Atenas e Esparta, com regras e organização social bem diferentes entre si. 

Por exemplo, enquanto Esparta era governada por meio da Diarquia (Monarquia regida por dois reis – Sólon e Drácon), Atenas possuía uma política democrática. Além disso, ambas as pólis (cidade grega independente) protagonizaram, no século V a.C., a Guerra do Peloponeso, na qual disputavam o domínio da Grécia Antiga.

A civilização grega foi fundamental para a construção da sociedade atual, já que influenciou na Matemática, nas Artes e na Política. O tema é bastante cobrado nos vestibulares e, por isso, o Portal Estratégia Vestibulares separou 13 questões que já caíram em provas de diversas bancas do país, inclusive no Enem. Confira abaixo!

+ Grécia Antiga: sociedade, política, história e cultura

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Uece (2024)

No último século de sua existência como estado independente, Atenas se empenhou em duas grandes guerras. A guerra com a Pérsia, conhecida como as Guerras Médicas e a guerra contra Esparta, conhecida como a Guerra do Peloponeso. Sobre a Guerra do Peloponeso é correto afirmar que

A teve o efeito de revigorar a democracia em Atenas e de tornar o estado a força principal na Grécia.

B a Liga do Peloponeso, uma coligação de cidades gregas, era comandada por Atenas com o objetivo de subjugar Esparta.

C a vitória de Atenas fez com que ela se apossasse do tesouro da Liga do Peloponeso e o usasse para os seus próprios fins.

D provocou o enfraquecimento dos gregos e possibilitou a dominação da Macedônia.

Resposta: A guerra fragmentou as cidades-estados, abrindo caminho para forças externas dominarem a região. 

Alternativa correta: D

UFPR (2024)

Leia o seguinte excerto: 

“Embora os macedônicos fossem orgulhosos, sabiam que o restante do mundo considerava seu reino arcaico, tribal e insignificante. […] Naquele tempo, o Oriente era o foco da civilização, bem iluminado pela História, e o Ocidente, um território escuro e selvagem onde viviam os bárbaros. No atlas das percepções e dos preconceitos geográficos, a Macedônia ocupava a periferia do mundo civilizado. Provavelmente poucos egípcios saberiam localizar no mapa a pátria do seu próximo rei.” 

VALLEHO, Irene. O infinito em um junco: a invenção dos livros no mundo antigo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022. p. 33. 

O trecho acima faz referência ao rei Ptolomeu, que governou o Egito a partir de 305 a.C. durante um período conhecido pela historiografia como helenístico. Considerando os conhecimentos sobre Antiguidade, é correto afirmar que a cultura helenística foi: 

A caracterizada pela popularização e uso corrente da língua grega em diversas partes da Ásia e da África. 

B definida pela adoção da democracia ateniense por Alexandre, o Grande, após suas vitórias na África e na Ásia.

C baseada na conquista da Macedônia pelo Egito e o consequente espalhamento da cultura alexandrina. 

D marcada pelos contatos entre Oriente e Ocidente a partir da expansão romana no norte da África e na Ásia. 

E conhecida também como Idade das Trevas por conta da escassez de textos escritos no Ocidente. 

Alternativa correta: A

Enem (2023)

Uma característica da pólis é o cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social. Pode-se mesmo dizer que a pólis existe apenas na medida em que se distinguiu um domínio público, nos dois sentidos diferentes, mas solidários do termo: um setor de interesse comum opondo-se aos assuntos privados; práticas abertas, estabelecidas em pleno dia, opondo-se a processos secretos. A cultura grega constitui-se dando a um círculo sempre mais amplo — finalmente ao demos todo — o acesso ao mundo espiritual, reservado no início a uma aristocracia de caráter guerreiro e sacerdotal.

VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002 (adaptado).

O advento da pólis, com as mudanças descritas no texto, é produto de um conjunto de transformações no mundo grego antigo que resultou na

A extensão participativa dos cidadãos.

B elevação financeira das famílias.

C dominação de uma nobreza urbana.

D supervisão dos assuntos monárquicos.

E instauração de uma comunidade igualitária.

Alternativa correta: A

Fameca (2023)

Nas regiões da antiga Micenas, na Grécia continental, preservou-se uma memória oral dos tempos palacianos, que depois se incorporaria aos dois grandes poemas que tratam da Guerra de Tróia, a Ilíada e a Odisseia. Não é possível saber se essa guerra foi real ou não. Os poemas são relatos épicos que combinam realidades de diferentes épocas com mitos antigos. Mas o sítio da antiga Tróia foi efetivamente descoberto, na Turquia. Muitas cidades se ergueram nesse mesmo lugar, mas uma delas, a chamada Troia VII, foi realmente destruída por um incêndio, por volta de 1200 a.C.

(Norberto Luiz Guarinello. História Antiga, 2013.)

O excerto mostra que

A os poemas épicos têm valor literário, mas são inúteis para os historiadores, pois sua veracidade não pode ser comprovada.

B a Guerra de Troia verdadeiramente ocorreu, embora não tenhamos indícios documentais que a comprovem.

C as fontes arqueológicas e os registros escritos ajudam a compreender o passado, mas não garantem acesso à totalidade da experiência histórica.

D a mitologia contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da história, mas deve ser considerada expressão da irracionalidade dos povos Antigos.

E a memória oral tem grande importância para o estudo histórico da Antiguidade, pois oferece a certeza do que efetivamente aconteceu no passado.

Alternativa correta: C

UFSM (2023)

Aspásia de Mileto (imagem acima), esposa de Péricles, governante de Atenas no século V a.C, foi um exemplo de mulher que, mesmo com limitações, participava da vida intelectual e política da pólis. A respeito da atuação das mulheres na vida política e social na Grécia Antiga clássica, é correto afirmar que

A na democracia ateniense, elas eram consideradas cidadãs, participando dos debates da Ágora.

B elas podiam ter propriedades e não eram tuteladas pelos seus maridos ou parentes próximos.

C as hetairas eram mulheres com certo acesso ao conhecimento, podiam circular pelos espaços públicos e debater com os cidadãos atenienses.

D as mulheres, em Esparta, eram educadas para a carreira bélica e possuíam livre acesso para ingressar no exército.

E as mulheres, na pólis ateniense, não podiam participar das festas religiosas e das apresentações artísticas, como as peças teatrais.

Alternativa correta: C

São Camilo (2023)

O cidadão não é cidadão pelo fato de se ter estabelecido em algum lugar — pois os estrangeiros e os escravos também são estabelecidos. […] Em uma palavra, cidadão é aquele que pode ser juiz e magistrado.

(Aristóteles. A política, s/d.)

Aristóteles, filósofo da Antiguidade grega, refere-se à noção de cidadania aplicável, sobretudo, à democracia ateniense, que

A conferia poderes ditatoriais a cada político presente na Assembleia.

B separava as atividades militares das tarefas administrativas cotidianas.

C exigia uma renda monetária mínima para o exercício do poder político.

D procurava estender a participação política para os habitantes da pólis.

E atribuía direitos políticos a um número limitado de indivíduos da cidade.

Alternativa correta: E

Uenp (2023)

“As tragédias, bem entendido, não são mitos. Pode-se afirmar o contrário, que o gênero surgiu no fim do século VI quando a linguagem do mito deixa de apreender a realidade política da cidade. […] No conflito trágico, o herói, o rei e o tirano ainda aparecem presos à tradição heroica e mítica, mas a solução do drama escapa a eles: jamais é dada pelo herói solitário e traduz sempre o triunfo dos valores coletivos impostos pela nova cidade democrática.” 

In: VERNANT, J. P.; VIDAL-NAQUET, P. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 1999, p. XXI.

De acordo com a citação acima, sobre a arte e o teatro no Período Clássico (século V e IV a.C.) da Grécia Antiga, é CORRETO afirmar:

A O humanismo grego teve na Atenas democrática do século V seu grande expoente. Naquele momento, a arte e o teatro glorificaram o individualismo, a vida privada e o comportamento desmedido.

B Os ideais de equilíbrio, harmonia, moderação permeiam a arte e o teatro grego no período. Os autores Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são os principais nomes do teatro trágico em Atenas.

C A arte e o teatro da Grécia Antiga eram manifestações de apologia ao niilismo existencial, que era a principal característica da irracionalidade da democracia ateniense na antiguidade.

D As tragédias no teatro grego durante o século V não possuíam qualquer função política ou pública para a pólis ateniense, eram “arte pela arte”.

E O teatro trágico grego nasce nas festividades religiosas. Tal espírito de religiosidade perpassa toda a arte grega representada pelas extravagâncias estéticas e decorativas em apologia ao governo teocrático.

Alternativa correta: B

Acafe (2023)

Entre as contribuições destacadas da Grécia Antiga estão alguns conhecimentos na área da medicina. As observações do corpo e das doenças têm em Hipócrates (460 a.C. – 370 a. C.) seu principal representante, sendo considerado o precursor da medicina no Ocidente.

Com base no tema e nas contribuições de Hipócrates para o campo da medicina, atribua V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Embora tenha desenvolvido destacadas práticas para o tratamento de enfermidades, Hipócrates não as separava da crença nos deuses.

(   ) Para Hipócrates, as doenças eram resultados de punições divinas, tendo em vista que o ser humano faz parte do conjunto natural que englobava o cosmos.

(   ) Em seus escritos é possível encontrar descrições clínicas de doenças como a pneumonia e a tuberculose.

(   ) Segundo Hipócrates, muitas epidemias tinham relação com a dieta, a etnia e também com fatores climáticos.

(   ) O desenvolvimento do conceito de “crise” estava relacionado ao momento de avanço da doença ou da recuperação do doente.

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA, observando a sequência de cima para baixo.

A F – F – V – V – F

B V – V – F – F – V

C F – F – V – V – V

D V – V – V – F – F

Alternativa correta: C

Fuvest (2023)

“A Pólis apresenta-se como um universo homogêneo, sem hierarquia, sem planos diversos, sem diferenciação. (…) Segundo um ciclo regulamentado, a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro, de tal maneira que comandar e obedecer, em vez de se oporem como dois absolutos, tornam-se os dois termos inseparáveis de uma mesma relação reversível”. 

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. 

Sobre a noção de pólis expressa no texto, é correto afirmar que ela pressupõe

A uma concepção excludente do poder político.

B uma oposição absoluta entre comando e obediência.

C um modelo político de democracia representativa.

D uma participação isonômica dos cidadãos.

E uma ausência de soberania no espaço cívico.

Alternativa correta: D

Unesp (2023)

No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relaciona intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações entre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se realizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens.

(Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.)

O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza

A a dimensão material dos sentimentos e das ações políticas dos homens, sustentada pela filosofia clássica.

B a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vínculo desse mito com manifestações de caráter público. 

C a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a incapacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade.

D as origens filosóficas da piedade e do sentimento de culpa posteriormente apropriados pelo cristianismo.

E as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhecimento por essa democracia da igualdade entre os homens livres.

Alternativa correta: B

UEA (2022)

A educação física fazia parte da educação de meninos e adolescentes na Grécia Antiga, especialmente o atletismo. Eles praticavam diversos tipos de jogos de bola, corrida a pé, salto em extensão com impulso, lançamento de disco, de dardo e luta. Os treinos eram diários e completavam-se com exercícios variados para fortalecer os músculos como marcha em terreno acidentado, corrida em círculos, pés batendo nas nádegas, pontapés no ar, movimentos de braços, subir na corda etc. 

(Joelza Ester Domingues. “O que você sabe sobre as Olimpíadas na Grécia Antiga?”. https://ensinarhistoria.com.br. Adaptado.) 

Com base no excerto e em conhecimentos sobre a Grécia Antiga, a educação física, majoritariamente, fazia parte da formação

A dos estrangeiros para ascensão social.

B dos patrícios atuantes na marinha ateniense.

C dos indivíduos dedicados à vida militar desde a infância.

D dos cidadãos, homens livres nascidos na pólis.

E dos escravos capturados nas guerras.

Alternativa correta: D

UEL (2022)

De facto, o homem livre manda no escravo, da mesma forma que o marido na mulher, e o adulto na criança. Nesses casos, as partes da alma estão presentes em todos esses seres, mas dispostas de modo diferente. O escravo não tem faculdade deliberativa; a mulher tem-na, mas não tem faculdade de decisão; a criança tem capacidade de decisão, mas ainda não desenvolvida. Deveríamos necessariamente admitir, então, que o mesmo se passa com as virtudes morais. Todos devem participar delas, embora não da mesma forma, mas na medida em que cada um cumpre a função que lhe é adequada. 

ARISTÓTELES. Política. Edição bilíngue. Tradução e notas de António C. Amaral e Carlos C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998, p. 95.

Com base no texto e no modo como Aristóteles concebia a participação de homens livres, mulheres, crianças e escravos nas deliberações da Pólis ateniense, assinale a alternativa correta.

A Mulheres e escravos possuem as mesmas partes da alma, sendo seres com virtudes intelectuais idênticas, motivo pelo qual desempenham funções similares no âmbito doméstico.

B Todo ser humano é um ser social, ou animal político, porque cada um cumpre a mesma função de participação na Pólis, cabendo adicionalmente às mulheres a participação nos banquetes.

C As funções dos homens livres, mulheres e escravos são determinadas pela alma, havendo igualdade em suas capacidades para cuidar da casa e da administração pública

D As mulheres têm função de cuidadoras da casa e, embora tenham capacidade deliberativa, esta é distinta da dos homens, o que impede sua participação política.

E As funções das mulheres são similares às dos homens livres, ainda que suas capacidades deliberativas sejam desiguais, elas possuíam os mesmos deveres e direitos na Pólis.

Resposta: A questão trata sobre a questão política na Grécia Antiga – Atenas. De um modo geral, precisava ter uma noção geral da estrutura social e política daquela. Vamos analisar cada alternativa:

A- Errado. Mulheres e escravos não eram considerados iguais, por isso, não se consideravam com virtudes intelectuais iguais e, por isso, não realizavam as mesmas funções no âmbito doméstico.

B- Errado. Nem todo homem, para Aristóteles é um ser político. Para o pensador, as mulheres não eram racionalmente capazes de administrar e fazer política. A elas caberia o espaço da vida privada.

C- Errado. Novamente, mulheres e homens não era vistos como iguais e havia uma divisão sexual da vida social com o homem sendo o responsável pela política e pela administração da polis, enquanto à mulher caberia um papel social na esfera doméstica/privada.

D- Correto. A alternativa afirma o papel da mulher no espaço particular da casa, especialmente ocupando a função de cuidadora. Trata-se do importante papel na esfera da reprodução. Mas, veja há o espaço público, a vida pública e este espaço não é ocupado pelas mulheres.

E- Errado. Novamente, as funções são divididas sexualmente.

Alternativa correta: D

UFT (2022)

A Grécia Antiga, em seu Período Arcaico (800 a.C a 500 a.C) é marcada pelo estabelecimento das poleis

É CORRETO afirmar que essa organização política é marcada por:

A Uma sólida definição territorial da Grécia, com um monarca atuando de maneira hegemônica sobre todas as poleis.

B Uma definição ampla do conceito de cidadão, abarcando a grande maioria da população.

C Um conjunto de cidades-Estado com autonomia política, unidas pela proximidade geográfica e homogeneidade cultural.

D Um conjunto de elementos republicanos, alcançados no auge de seu desenvolvimento político-econômico.

Alternativa correta: D

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre os diversos temas da Antiguidade Clássica cobrados nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Banco de Questões EV
Você pode gostar também