A Biotecnologia é a ciência que trabalha com a modificação das moléculas de DNA dos seres vivos, a fim de criar estudos e tecnologias úteis para os seres humanos, como em áreas da saúde, agropecuária, setor alimentício e ambiental.
Os transgênicos são exemplos de seres vivos criados a partir da Biotecnologia, já que possuem genes de outras espécies anexados em suas cadeias de DNA. Os principais exemplos desses organismos são o milho, a soja e o salmão, que, no Brasil, possuem fins alimentícios.
Além disso, a Biotecnologia também é responsável pela produção de fármacos e vacinas e pela clonagem, alguns dos tópicos mais cobrados na disciplina de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Devido a sua importância para a sociedade no geral, o tema é amplamente cobrado nos processos seletivos e, por este motivo, o Portal Estratégia Vestibulares listou 15 questões sobre Biotecnologia que já caíram nos vestibulares. Confira abaixo!
+ Como é cobrada Biotecnologia no Enem?
Navegue pelo conteúdo
UEA (2024)
O esquema ilustra uma metodologia biotecnológica para a obtenção de plantas transgênicas.
O desenvolvimento de plantas transgênicas, como o representado no esquema, depende, essencialmente,
A da adição de genes de uma espécie em organismos de outra espécie.
B do melhoramento genético a partir do próprio genoma do organismo manipulado.
C da reprodução assexuada por clonagem entre organismos eucarióticos.
D do cruzamento por hibridização entre espécies de grupos diferentes.
E da produção, em laboratório, de novas espécies de seres uni e pluricelulares.
Alternativa correta: A
UnB (2024)
Em relação aos ingredientes de uma salada, tais como maçã, milho, cenoura, batata inglesa (batata comum), vinagre e azeite de oliva, julgue o item.
O milho é classificado como transgênico quando genes de outra espécie tiverem sido inseridos em seu genoma.
C Certo.
E Errado.
Resposta: Todo transgênico é um organismo geneticamente modificado (OGM) que recebeu pelo menos um gene de outro ser vivo pertencente a uma espécie diferente.
Alternativa correta: A
Uece (2024)
Atente para as seguintes afirmações sobre a inovação genética do tipo transferência horizontal:
I. Uma forma especial ocorre quando dois tipos diferentes de células iniciam uma associação simbiótica permanente. Os genes de uma das células podem, então, ser transferidos ao genoma da outra, como ocorreu com as mitocôndrias e os cloroplastos.
II. Uma porção de DNA pode ser transferida do genoma de uma célula para o genoma de outra – até mesmo para uma de outra espécie. Esse processo contrasta com a habitual transferência vertical de informação genética que ocorre dos pais à progênie.
III. Um gene existente pode ser duplicado acidentalmente, criando um par de genes inicialmente idênticos dentro de uma célula; esses dois genes podem, desse modo, divergir ao longo do curso da evolução.
IV. Um gene existente pode ser modificado aleatoriamente por mudanças em sua sequência de DNA, causadas por vários tipos de erros que ocorrem principalmente durante o processo de replicação do DNA.
Está correto o que se afirma em
A I e II apenas.
B I, III e IV apenas.
C I, III e IV apenas.
D I, II, III e IV.
Alternativa correta: A
Fuvest (2024)
Em 2023, a imprensa mundial anunciou a criação da almôndega de carne de mamute. A ilustração a seguir resume a biotecnologia envolvida nesse processo.
Disponível em https://www.dailymail.co.uk/. Adaptado.
A almôndega de mamute possui células
A com mitocôndrias de elefante.
B musculares recriadas de mamute.
C que produzem gordura de mamute.
D com mais genes de ovelha que de mamute.
E de diferentes tecidos do elefante.
Resposta: Apenas o gene da mioglobina é do mamute, os demais genes do genoma derivam da ovelha, que cedeu célula-tronco.
Alternativa correta: D
Enem (2023)
Uma notícia traz esperança a pessoas com certos tipos sanguíneos. Pesquisadores europeus conseguiram injetar, com sucesso, glóbulos vermelhos originados a partir de células-tronco em uma pessoa.
Folha de S. Paulo, 3 set. 2011 (adaptado).
Esse avanço na medicina foi importante porque permitirá
A a substituição de tratamentos convencionais para estancar hemorragias internas.
B a produção de glóbulos vermelhos in vitro do próprio indivíduo, evitando transfusões sanguíneas.
C a realização da transfusão de sangue entre doador e receptor com menor risco de incompatibilidade.
D a substituição dos glóbulos vermelhos pelas células-tronco na corrente sanguínea, aumentando o número dessas células.
E a realização de tratamentos de doenças do sangue ou até mesmo a não manifestação de algumas doenças, reduzindo o número de mortes.
Resposta: A letra B está correta pois a técnica, em larga escala, possibilita a produção de sangue totalmente compatível com o paciente e sem a necessidade de um doador.
Alternativa correta: B
Fameca (2023)
Uma instituição de pesquisa anunciou uma bem-sucedida clonagem do cavalo-de-przewalski, um equino atarracado de pelagem castanha que é o último dos cavalos selvagens. A partir do DNA de células vivas, congeladas quarenta anos atrás, obteve-se um potro macho saudável que, quando adulto, poderá acasalar, multiplicando a espécie que estava praticamente extinta. O clone foi gestado em uma égua domesticada, que serviu de “barriga de aluguel” para o potro batizado de Kurt, em homenagem a Kurt Bernischke, cientista que teve a visão de congelar o DNA de animais ameaçados antes mesmo que a clonagem fosse uma possibilidade testada e confirmada.
(Sérgio Figueiredo. “De volta à vida”. Veja, 11.11.2020. Adaptado.)
De acordo com a técnica biotecnológica relatada no texto, o potro macho gerado é resultante
A de gametas congelados que foram submetidos à fertilização in vitro.
B da substituição de segmentos de DNA deletérios que inibiam a reprodução sexuada.
C da inserção de genes exógenos em células somáticas para manter a longevidade da espécie.
D de DNA citoplasmático idêntico ao contido no núcleo da célula.
E de células diplóides congeladas que continham todo o genoma de um macho.
Alternativa correta: E
Uesb (2023)
Dentre os importantes avanços dos estudos na área da genética, destaca-se a tecnologia do DNA recombinante, obtida a partir da utilização de enzimas que cortam o DNA em locais específicos e enzimas que permitem a adesão das partes cortadas a outro segmento de DNA. As duas enzimas envolvidas nessa técnica são, respectivamente, as enzimas
A de intersecção e as DNA proteases.
B de restrição e as DNA ligases.
C de intersecção e as DNA proteases.
D de restrição e as transferases.
E transferases e as DNA ligases.
Alternativa correta: B
UFRGS (2023)
Embora o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) consiga reduzir um pouco a velocidade de progressão do quadro e melhorar a qualidade de vida do paciente, não há uma cura para a doença, que leva a pessoa à morte geralmente de três a cinco anos após o diagnóstico, segundo informações do Ministério da Saúde. Por isso, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, desenvolvem uma terapia genética com células-tronco para preservar a função das pernas de pacientes com ELA e evitar a paralisia motora característica do diagnóstico, que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/09/tratamento-da-ela-terapia-genetica-com-celulas-tronco-tem-resultados-promissores.ghtml> . Acesso em: 23 set. 2022.
Considere as seguintes afirmações a respeito de células-tronco de mamíferos.
I – As células-tronco hematopoiéticas da medula óssea são células totipotentes, pois podem dar origem a diferentes tipos de células sanguíneas.
II – Os espermatozoides e os óvulos são exemplos de células-tronco encontradas em indivíduos adultos.
III – Uma célula-tronco contém o genoma completo do organismo, mas nem todos os genes são expressos nessa célula, devido a mecanismos de regulação da expressão gênica.
Quais estão corretas?
A Apenas I.
B Apenas III.
C Apenas I e II.
D Apenas II e III.
E I, II e III.
Resposta:
I está incorreta, pois células-tronco hematopoiéticas são adultas e, portanto, multipotentes.
II está incorreta, pois espermatozoides e óvulos são células altamente especializadas.
III está correta.
Alternativa correta: B
Fatec (2023)
Até a década de 1980, a insulina aplicada nas pessoas diabéticas era extraída do pâncreas de bois e porcos por ser parecida com a humana.
Com os avanços nos conhecimentos sobre genética e biologia molecular, e nas técnicas de manipulação do DNA, a insulina sintética passou a ser produzida em laboratório por meio da técnica de DNA recombinante.
Nessa técnica, as bactérias que receberam o gene responsável pela produção da insulina são denominadas bactérias modificadas, nas quais o gene inserido será replicado.
As bactérias modificadas passam a produzir insulina humana porque receberam
A os fragmentos de ribose e de grupos fosfatos, que são importantes na produção do DNA.
B as enzimas de restrição, que cortam o RNA em pontos específicos.
C a sequência da molécula de DNA que codifica esse hormônio.
D os aminoácidos do DNA e do RNA, que são usados na produção desse hormônio.
E as moléculas de RNA mensageiro do genoma humano, que transportam aminoácidos.
Alternativa correta: C
Unitins (2023)
Em milhares de anos, o ser humano aprendeu a domesticar diversas formas de seres vivos numa perspectiva de melhoria de seus insumos para fins alimentícios e de bem-estar. Nesse sentido, antes das descobertas dos mecanismos genéticos associados à herança biológica, os seres humanos já realizavam seleções e aprimoramento de espécies, o que mais recentemente foi denominado de melhoramento genético e que culminou na Engenharia Genética. Com base nos conhecimentos sobre essas temáticas, podemos afirmar que:
A a engenharia genética pode ser definida como uma série de técnicas de manipulação do RNA que permite multiplicar e isolar genes e transferi-los para outros organismos.
B um dos principais problemas decorrentes do melhoramento genético está associado ao surgimento de linhagens com muita variabilidade genética.
C um dos principais conceitos relacionados ao melhoramento genético de plantas é heterose, que pode ser definida como o cruzamento de duas variedades cuja geração produzida apresenta características pouco vigorosas e maior resistência a pragas.
D alguns organismos são considerados os principais objetos de estudo para o melhoramento genético e a engenharia genética. Entre os principais, é possível destacar os vírus e as bactérias devido à sua simplicidade estrutural e relativa facilidade de manipulação.
E em relação à facilidade de manipulação de organismos para a engenharia genética, por exemplo, uma bactéria é capaz de multiplicar-se a cada 2 horas, dando origem a indivíduos geneticamente iguais, caso não ocorram mutações e apresentem uma variabilidade genética alta.
Alternativa correta: D
Unespar (2023)
“Hoje vista com extrema cautela e embaralhada numa série de preocupações éticas, a edição genética de seres humanos para fins terapêuticos deve se tornar comum nos próximos anos, permitindo o tratamento e até mesmo a cura de uma série de doenças, segundo a geneticista Mayana Zatz.” Disponível em: https://jornal.usp.br/tag/engenharia-genetica. Acesso em: 18 set. 2022
A engenharia genética constitui-se de:
A Um conjunto de técnicas em que um determinado fragmento de ADN é isolado e os genes são purificados, examinados e manipulados.
B Um conjunto de técnicas em que apenas fragmentos de ARN são isolados e os genes são purificados, examinados e manipulados.
C Um conjunto de técnicas em que apenas ADN mitocondrial é isolado e os genes são purificados, examinados e manipulados.
D Um conjunto de técnicas em que o ADN é isolado e passado aos plasmídios de um microorganismo usado como vetor para transformações, apenas de vegetais (transgênicos).
E Técnicas matemáticas capazes de calcular a probabilidade de erros genéticos e consequentemente a propensão a uma série de doenças.
Alternativa correta: A
UEMASUL (2023)
Analise a experiência genética em evidência no Brasil, divulgada recentemente.
Cientistas usam espécies silvestres no melhoramento genético da mandioca.
Pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) estão usando espécies silvestres de mandioca para promover o melhoramento genético da raiz. Nessas variedades pouco conhecidas, geralmente não comestíveis, são prospectados genes de interesse para a produção agrícola relacionados a características agronomicamente interessantes como produtividade, resistência a doenças e maior teor de amido (característica demandada pela indústria).
O trabalho faz parte do chamado pré-melhoramento que visa a identificar características de interesse úteis em acessos pouco adaptados às condições de solo e clima local e disponibilizar esses genes em genótipos mais adaptados, com boas características agronômicas, para que sejam inseridos no programa de melhoramento.
Para que a experiência brasileira de inovação agrícola seja bem compreendida, é necessário conhecer conceitos básicos de genética para o entendimento do que é melhoramento genético e sua aplicação no setor agrícola. Considerando a experiência relatada, é correto afirmar que
A genótipo é a expressão dos genes em interação com o ambiente.
B gene é a região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA.
C alelo dominante é aquele que se expressa em homozigose.
D lócus gênico é o trecho de DNA que determina a produção de uma proteína.
E mutações são correções do material genético que ocorrem em células germinativas.
Alternativa correta: B
FCMSCSP (2023)
Nos últimos cinquenta anos houve redução, em média, de 68% de espécies de vertebrados aquáticos e terrestres no planeta. Para remediar esse problema, cientistas criaram biobancos, instituições que coletam e congelam amostras de tecidos e células dos seres que podem ser extintos. Tullis Matson, especialista em reprodução artificial, criou um desses biobancos no Reino Unido. Depois da coleta das células, o material coletado é colocado em tubos contendo um anticongelante rico em nutrientes, ideal para a preservação celular. Esses tubos ficam armazenados a –196 ºC, temperatura na qual todos os processos químicos cessam. Para ativar as amostras, os técnicos as aquecem em um banho de nutrientes, quando passam a se dividir e a se multiplicar. Depois os cientistas usam um método semelhante ao de uma clonagem.
(Sabrina Brito. “Uma nova arca de Noé”. Veja, 08.06.2022. Adaptado.)
De acordo com a técnica apresentada, indivíduos formados a partir de uma única célula congelada formarão uma nova população com
A maior fertilidade e capacidade de recuperação numérica em relação à população extinta.
B maiores chance de adaptação em ambientes mais hostis à sobrevivência.
C a mesma suscetibilidade a uma doença que o organismo doador da célula clonada possua.
D a mesma variabilidade genética encontrada em todos os membros da população extinta.
E menor capacidade reprodutiva porque haverá redução no tamanho do genoma.
Resposta: Tais indivíduos serão clones uns dos outros e, portanto, estarão suscetíveis às mesmas doenças.
Alternativa correta: C
Uerr (2023)
Internet: <onconews.com.br> (com adaptações).
Tendo como referência a figura anterior, que ilustra de maneira simplificada o processo de tecnologia de DNA recombinante, assinale a opção correta.
A A tecnologia de DNA recombinante pode ser utilizada para o desenvolvimento de vacinas de DNA, mas é ineficaz na produção de enzimas.
B Enzimas de restrição ou endonucleases ligam um DNA ao outro para produzir combinações gênicas.
C A figura mostra uma tecnologia que utiliza um vetor eucarioto portando os dois DNAs combinados.
D O vetor carrega o DNA plasmidial recombinante, conforme ilustrado pelo numeral IV. na figura.
E O processo de tecnologia de DNA recombinante isola fragmentos de DNA de um genoma usando enzimas de restrição.
Alternativa correta: E
Enem (2022)
Uma intervenção no meio ambiente tem inquietado muitos pesquisadores que consideram um risco reviver uma espécie extinta. Os envolvidos são os mamutes, paquidermes peludos extintos há milhares de anos. Em cadáveres de mamutes recuperados de locais como a Sibéria, estão sendo conduzidas buscas por células somáticas com núcleos viáveis para, posteriormente, ser tentada a sua inserção em zigotos anucleados de elefantes.
COOPER, A. The Year of Mammoth. PLoS Biol, n. 3, mar. 2006 (adaptado).
O método citado é denominado clonagem embrionária porque
A permite a criação de híbridos.
B depende da reprodução assistida.
C leva à formação de uma nova espécie.
D gera embriões cromossomicamente idênticos ao parental.
E está associado com transferência de genes entre espécies.
Resposta: Os núcleos das células recuperadas dos mamutes serão implantados em zigotos anucleados de elefantes. Ou seja, o indivíduo que irá se formar terá o genoma do núcleo do mamute, logo, será seu clone.
Alternativa correta: D
Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares
No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre biotecnologia, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!