7 questões sobre Israel e Palestina que já caíram nos vestibulares

7 questões sobre Israel e Palestina que já caíram nos vestibulares

Confira algumas questões sobre Israel e Palestina retiradas diretamente do Banco de Questões do EV para entender como o tema pode ser cobrado nos vestibulares

O grupo extremista Hamas atacou Israel no dia 07 de outubro, dando continuidade ao conflito de mais de 70 anos. Segundo a CNN Brasil, além dos foguetes que foram disparados da Faixa de Gaza em direção ao estado israelense, o grupo palestino enviou militantes que fizeram reféns e mataram soldados e civis israelitas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra contra os palestinos e afirmou que a resposta de Israel a Gaza “mudará o Oriente Médio”. No domingo, 08 de outubro, Israel fez ataques aéreos contra a Faixa de Gaza, atingindo uma mesquita, residências e casas oficiais do Hamas. Até o momento, milhares de pessoas morreram, de ambos os lados.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A tensão entre Palestina e Israel não é de agora. Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um acordo que dividia a Palestina entre árabes e judeus. Apesar dos árabes, na época maioria, terem negado a proposta, em 1948, Israel foi reconhecido como país, o que ocasionou o refúgio de 700 mil palestinos em países vizinhos.

Ainda em 1948, ocorreu a Guerra árabe-israelense e, desde então, os países se enfrentam por questões políticas, religiosas e, principalmente, territoriais. De um lado, o Hamas reivindica o território israelense para a Palestina, e, do outro, Israel demanda seu reconhecimento como Estado.

O Portal Estratégia Vestibulares separou algumas questões sobre os conflitos entre Israel e Palestina que já caíram nos vestibulares, todas retiradas do Banco de Questões do EV. Confira!

FCMSCSP (2022)

Em 23 de outubro, após vários meses de discussões e de mediação norte-americana, Israel e Sudão concordaram em estabelecer relações diplomáticas. Esse entendimento sucedeu àqueles alcançados entre Tel Aviv e duas monarquias do Golfo, os Emirados Árabes Unidos (EAU) e o Bahrein com a assinatura dos Acordos em 15 de setembro último. Em poucas semanas, três membros da Liga dos Estados Árabes, juntando-se ao Egito (1978) e à Jordânia (1994) abandonaram o boicote a Israel. (Akram Belkaïd. “A lua de mel entre os países do Golfo e Israel”. Le Monde Diplomatique, dezembro de 2020. Adaptado.) 

Os acordos entre países árabes e Israel ocorrem num espaço geopolítico caracterizado por questões históricas, tais como:

A o apoio de Israel a um acordo nuclear com o Irã e as revoluções populares na África.

B a ocupação de territórios árabes por Israel e a política dos governos norte-americanos para a região.

C o distanciamento da diplomacia norte-americana para com Israel e a queda do governo palestino.

D a suspensão da venda de armas para os governos islâmicos e o retorno dos Estados Unidos à política de isolamento.

E a pacificação progressiva dos conflitos no Oriente Médio e a perda da hegemonia norte-americana no Oriente.

Alternativa correta: B

UNITAU (2019)

Os britânicos ainda permaneceram na Palestina por mais de um ano, embora, nesse momento, como governo de transição, com a responsabilidade de decidir o que aconteceria em seguida no antigo território do mandato, transferido para as Nações Unidas. Após longas e complexas negociações, a Assembléia Geral votou, em 29 de novembro de 1947, uma resolução dividindo a Palestina em três entidades – um Estado judeu, um Estado árabe, e um corpus separatum sob jurisdição internacional, na cidade de Jerusalém. A Assembléia Geral aprovou a resolução pela necessária maioria de dois terços, mas nenhuma providência tomou para a sua execução ou cumprimento. Houve outros, porém, que tomaram providência para impedi-la. A liderança palestina reiniciou a resistência armada ao governo mandatário e ao lar nacional judeu. A luta entre judeus e árabes amainara durante os anos de guerra. Recomeçou em 1947, e continuou até o fim do mandato e depois.

(LEWIS, Bernard. O Oriente Médio: do advento do cristianismo aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996, p. 319-320.)

O conflito entre árabes e judeus relaciona-se a disputas iniciadas antes da Segunda Guerra Mundial e aprofunda-se com a criação do Estado de Israel. As ações realizadas a partir da ONU e de outros Estados nacionais foram insuficientes para estabelecer condições que propiciassem paz e resolução das divergências entre israelenses e árabes. As consequências do conflito atingem diversas dimensões da vida social das populações envolvidas no conflito e condicionam o contexto histórico do Oriente Médio. 

Dentre as consequências desse conflito, está(ão)

A a manutenção de Jerusalém como capital nacional da Palestina, o que inviabiliza acordos de paz com Israel, que exige a alteração do estatuto político da cidade para retomar as negociações de paz.

B as guerras contínuas ao longo das últimas décadas e a ineficiência da diplomacia para solucionar a questão das centenas de milhares de refugiados, a maioria na condição de apátridas.

C a política de ocupação e o estabelecimento de colônias palestinas em território tomado de Israel, o que produziu uma expansão demográfica sem precedentes na história do Oriente Médio e se configura como mais um obstáculo para um acordo de paz.

D as sucessivas derrotas militares de Israel, que alteraram as condições de partilha do território, conforme a resolução aprovada pela Assembléia Geral da ONU, em 1947, gerando um obstáculo real à paz na região.

E a aprovação, pela ONU, ao estabelecimento de colônias israelenses em território palestino, o que eliminou a possibilidade de se estabelecer um acordo de paz, em razão do isolamento político dos palestinos. 

Alternativa correta: B

UFRGS (2018)

Considere os seguintes fatos. 

I – A questão árabe-israelense, derivada da criação do Estado de Israel, e a partilha da Palestina.

II – A Revolução Fundamentalista de 1979 no Irã, com o estabelecimento de um governo liderado pelo Aiatolá Khomeini.

III – A ascensão de grupos extremistas, como Estado Islâmico, com o objetivo de expandir o modelo teocrático e a promoção de uma série de atentados em cidades europeias.

Quais fatos caracterizam os conflitos ocorridos no Oriente Médio?

A Apenas I.

B Apenas II.

C Apenas III.

D Apenas I e II.

E I, II e III.

Alternativa correta: E

UEPG (2018)

Discursiva – (SOMATÓRIA)

A respeito dos conflitos entre árabes e israelenses, assinale o que for correto.

01) Região onde se concentra uma população exclusivamente israelense, a Cisjordânia é uma faixa de terra pretendida pelos árabes. Em razão desse quadro, são comuns atentados e violentos ataques organizados por grupos extremistas palestinos.

02) A criação do Estado de Israel ocorreu após o final da II Guerra Mundial e acentuou os episódios de conflitos entre judeus e árabes. No entanto, tais choques começaram muito antes desse fato político.

04) Existem elementos geográficos, históricos e religiosos que explicam a ocorrência de conflitos entre árabes e israelenses.

08) A Guerra dos Seis Dias foi um dos episódios mais trágicos envolvendo a luta entre árabes e judeus e foi marcada pelo massivo avanço da população palestina sobre territórios até então ocupados pelos israelenses.

16) Yasser Arafat e Yitzhak Rabin figuram respectivamente entre os líderes árabes e israelenses que tentaram negociar a pacificação dos conflitos entre os dois povos.

Alternativas corretas: 02, 04 e 16

UERJ (2018)

O grafite é uma manifestação artística com múltiplas expressões, dentre elas a crítica político- social, bastante presente nas obras de Bansky, por exemplo. Em um evento na cidade de Belém, ao sul de Jerusalém, Bansky e outros artistas grafitaram parte do muro que envolve a Cisjordânia e seus arredores, tendo o contexto local como tema comum, como ilustram as obras abaixo.

O lugar escolhido e as imagens grafitadas são evidências da oposição do artista ao seguinte aspecto do conflito nessa região:

A radicalismo de posições no embate de sistemas religiosos

B assimetria de poder no processo de segregação territorial

C ausência de legalidade no enfrentamento de forças militares

D excesso de burocracia no encaminhamento de negociação diplomática

Alternativa correta: B

Uece (2023)

É consenso que um Estado-nação é constituído por um corpo de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação e que exerce soberania dentro dos limites de um território politicamente estabelecido e reconhecido. Todavia, esse conceito e essa definição, em termos práticos, não são uma total realidade para o povo palestino, pois, apesar de, oficialmente, a Autoridade Nacional Palestina ser o ente estatal semiautônomo que governa nominalmente uma parte dos territórios palestinos e que busca soberania sobre os territórios em disputa, os conflitos territoriais com Israel são contínuos e frequentes. Os marcos dessa histórica disputa territorial encontram respaldo em âmbito supranacional, pois

A a maioria dos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o Estado da Palestina enquanto tal.

B bilionários progressistas injetam vultosos recursos no lado palestino, capacitando-o a colonizar terras israelenses, expulsando-os delas.

C a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), criada em 1964, como representante legítima do povo palestino, não reconhece legalmente o Estado de Israel.

D a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) participa da ONU na qualidade de governo do Estado da Palestina.

Alternativa correta: A

Acafe (2018)

Em 2018 completam-se 70 anos da criação do Estado de Israel. Na atualidade, a região ainda se apresenta como uma área de conflito permanente e uma solução para as questões políticas e sociais entre israelenses e árabes parece distante.

Nesses setenta anos ocorreram guerras, acordos, tratados de paz e resoluções da ONU (Organização das Nações Unidas). Neste contexto as alternativas abaixo estão corretas, exceto a:

A Os Estados Unidos da América mantém uma política externa de apoio à Israel. Recentemente o presidente Donald Trump anunciou que mudará a Embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém.

B As dificuldades e contradições para a criação de um Estado Palestino na região contribuiu para a formação de grupos radicais que usavam o terrorismo na luta contra o Estado de Israel.

C Na chamada “Guerra dos Seis Dias” Israel ocupou a Faixa de Gaza. Ainda hoje o exército de Israel controla esta área onde vive um grande contingente de palestinos.

D Após o massacre de judeus na Segunda Guerra, a ONU (Organização das Nações Unidas) autorizou a criação do Estado de Israel e determinou que os palestinos que estavam na região fossem para o Golfo Pérsico para integrarem-se aos Estados do Irã e do Iraque.

Alternativa correta: D

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre os diversos temas geopolíticos cobrados nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também