A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem nove cursos e áreas entre os 100 melhores do mundo, em suas respectivas categorias. A posição vem do QS World University Ranking by Subject 2024, lista divulgada anualmente, desde 2011, pela organização britânica Quacquarelli Symonds, que produz pesquisa especializada sobre instituições de Ensino Superior.
Para criar o ranking, a Quacquarelli Symonds leva em consideração cinco critérios diferentes. São eles:
- Reputação acadêmica;
- Reputação entre empregadores;
- Citações científicas;
- Índice H (de produtividade); e
- Internacionalização.
Confira, a seguir, quais são os cursos e áreas da Unicamp que estão entre os melhores do mundo e saiba mais sobre cada um deles:
Veja também:
+ Gabarito Unicamp 2025: correção da 1ª fase do vestibular
Navegue pelo conteúdo
Área de Engenharia de Petróleo: 22ª posição no ranking
A Unicamp oferece o curso de pós-graduação em Ciências e Engenharia do Petróleo, que forma Mestres em Ciências e Engenharia do Petróleo e Doutores em Ciências. As aulas são ministradas pela Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e do Instituto de Geociências (IG), em Campinas.
Área de Odontologia: 23ª posição no ranking
O curso de graduação em Odontologia da Unicamp está disponível apenas na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), em período integral. O tempo mínimo de formação é de cinco anos, e foram oferecidas 60 vagas para ingresso na última edição do Vestibular Unicamp.
Área de Engenharia Agrícola: 45ª posição no ranking
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), localizada em Campinas, é a unidade da Unicamp responsável por oferecer o curso de Engenharia Agrícola em turno integral. No vestibular 2024, foram oferecidas 56 vagas para a carreira, e o tempo mínimo de formação é de cinco anos.
Área de Antropologia: 51ª posição no ranking
O curso de Ciências Sociais da Unicamp oferece as titulações tradicionais de bacharelado e licenciatura. Além disso, o bacharelado permite uma formação geral ou a opção por uma das três áreas específicas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A graduação está disponível nos turnos integral e noturno e para ingresso no último ano foram disponibilizadas 44 vagas para cada período.
A área de Antropologia da Unicamp também se ramifica através do Departamento de Antropologia, que além das aulas para o curso de Ciências Sociais, também oferece disciplinas para as graduações de Filosofia e História, e pela pós-graduação em Antropologia.
Área de Engenharia Química: 64ª posição no ranking
A FEQ, como é chamada a Faculdade de Engenharia Química, está localizada no campus de Campinas e é a responsável por ministrar o curso de graduação da área. Por lá, são admitidos 74 novos alunos anualmente, pelo vestibular, que disponibiliza o curso em período integral e noturno.
Área de Sociologia: 72ª posição no ranking
Assim como a Antropologia, a Sociologia na Unicamp pode ser uma das habilitações dos bacharéis formados pelo curso de Ciências Sociais, e o seu Departamento também ministra aulas para as carreiras de Filosofia e História. Na pós-graduação, o Departamento de Sociologia oferece quatro linhas de pesquisa diferentes.
Área de Línguas Modernas: 80ª posição no ranking
O estudo de Línguas Modernas na Universidade de Campinas é de responsabilidade do Centro de Ensino de Línguas (CEL), que oferece aulas das disciplinas de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Hebraico, Japonês, Português para estrangeiros e Russo.
Além de atender estudantes dos cursos de Letras, Linguística e Estudos Literários, o CEL também dá aulas obrigatórias de idiomas para cursos como História e Música, e aceita estudantes de outras instituições para cursar disciplinas como alunos especiais.
Área de Engenharia Elétrica e Eletrônica: 88ª posição no ranking
A graduação em Engenharia Elétrica é oferecida pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), em Campinas, nos turnos integral e noturno, com duração mínima de cinco anos. No ano passado, a Unicamp ofertou 70 vagas no vestibular, para ingresso em 2024.
Área de Educação: 98ª posição no ranking
A Faculdade de Educação (FE) é responsável por ministrar aulas para todos os cursos de licenciatura da Unicamp. Segundo seu site, a unidade recebe mais de mil matrículas em suas disciplinas a cada semestre. A Unicamp também oferece Mestrado e Doutorado em Educação na FE.
Leia também:
+ Cursos da USP que estão entre os melhores do mundo
Como ingressar na Unicamp?
Atualmente, há quatro formas de ingressar na USP: pelo Vestibular Tradicional, Vestibular Indígena, Enem-Unicamp, Vagas Olímpicas, Provão Paulista e ProFIS. Veja como cada modalidade funciona:
Vestibular Tradicional
A Unicamp realiza apenas uma edição do vestibular tradicional anualmente, com todos os novos estudantes ingressando no primeiro semestre do ano. As provas são realizadas em duas fases, sendo a primeira com questões de múltipla escolha e a segunda com questões dissertativas e redação. Além disso, há cursos como Arquitetura e Urbanismo e Música que exigem provas para comprovar habilidades específicas relacionadas à carreira.
Unicamp
Pacote UNICAMP
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Geografia - Prof. Priscila Lima
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Matemática - Prof. Andrew Cazemiro
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Literatura - Prof.ª Luana Signorelli
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Física - Prof. Henrique Goulart
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - História - Prof.ª Ale Lopes
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Geografia - Prof. Saulo Takami
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Redação - Prof. Fernando Andrade
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Inglês - Prof.ª Andrea Belo
Saiba mais
Curso Interativo UNICAMP - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Enem-Unicamp
Essa modalidade foi criada para substituir o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Unicamp, e funciona de forma muito parecida. Os candidatos usam as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para disputar as vagas disponíveis. É possível participar do Enem-Unicamp e do vestibular tradicional ao mesmo tempo.
Vestibular Indígena
Como o nome sugere, o Vestibular Indígena da Unicamp é exclusivo para estudantes que pertençam a alguma etnia indígena. O vestibular é realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que também oferta vagas exclusivas.
Vagas Olímpicas
As Vagas Olímpicas são destinadas a candidatos que foram medalhistas em competições olímpicas durante o Ensino Básico. A seleção é feita com base nas conquistas comprovadas durante a inscrição.
ProFIS
O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) tem como objetivo oferecer uma formação continuada para estudantes de escolas públicas de Campinas. Trata-se de um curso composto por disciplinas de humanas, exatas e biológicas que, quando terminado, garante uma vaga na Unicamp sem a necessidade do vestibular.
Provão Paulista
O Provão Paulista é um vestibular seriado aplicado anualmente, de forma obrigatória, para todos os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do estado de São Paulo. Nessa modalidade, são ofertadas vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatec para os formandos. Estudantes de fora do estado também podem participar, mediante inscrição.
Como estudar para o Vestibular Unicamp 2025?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Unicamp em 2025, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Unicamp, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Unicamp 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!