7 filmes e séries sobre Folclore brasileiro

7 filmes e séries sobre Folclore brasileiro

Data celebra as manifestações da cultura popular e que são identidade do povo; confira filmes e séries sobre o Folclore brasileiro

Você sabia que o Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto, surgiu apenas em meados da década de 1960? Nesta época, estudiosos buscavam incentivar estudos na área e celebrar os personagens do folclore brasileiro.

O folclore é um das formas de manifestação da cultura popular e que são parte da identidade cultural de um povo. Quem nunca ouviu falar sobre o Curupira, Saci Pererê, Boto Cor de Rosa e tantos outros, não é mesmo?

Veja também:
+ Folclore brasileiro e como o tema pode cair no Enem
+ 7 séries sobre a sociedade brasileira para aumentar seu repertório sociocultural

Ainda que pareçam apenas representações folclóricas para histórias infantis, essas são formadas por tradições e costumes do nosso povo. Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares preparou esta matéria com filmes e séries que contam mais sobre o folclore brasileiro. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Além da Lenda – O Filme

A produção “Além da Lenda – O Filme”, lançada em 2022, é uma série brasileira da TV Brasil que conta a história dos folclores brasileiros e o primeiro longa de animação pernambucano já lançado nos cinemas.

Na série, a cada data comemorativa do Dia do Saci, em 31 de outubro, é revelado um novo livro sagrado com lendas do Brasil.  Entretanto, a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, símbolos do Dia das Bruxas, que também é comemorado no dia 31 de outubro, aparecem com o objetivo de roubar o livro e suas histórias.

A Pequena Yara 

Inspirado na obra da Disney “A Pequena Sereia”, a obra “A Pequena Yara” é mais uma das adaptações para o folclore brasileiro feitas por Anderson Awvas, como “Naiá”, “Anhangá” e “Procurando Sacy”. 

Com a valorização da cultura brasileira em suas produções, o mesmo desperta o interesse daqueles que buscam mais filmes e séries que contam sobre o folclore nacional. Yawara, mais conhecida como Yara, é a mais nova da geração atual de sua família, descendente do povo Araúna. A família procura manter suas tradições vivas, mas se adaptam aos novos paradigmas atuais.

Cidade Invisível

A série “Cidade Invisível”, estrelada por Marco Pigossi e lançada em 2021, está disponível na plataforma de streaming Netflix e conta com uma temporada disponível até o momento. O enredo gira em torno de um detetive que, após a morte da esposa, encontra-se atordoado e com dificuldades de continuar sua vida cotidiana. 

Com isso, envolve-se em uma louca batalha entre o mundo real e um reino subterrâneo, onde encontra personagens do folclore brasileiro. Já na segunda temporada da série, que ainda não foi lançada, contará com novos enredos, personagens e aventuras sobrenaturais.

Curupira – O Demônio da Floresta

Em “Curupira – O Demônio da Floresta” seis jovens decidem realizar um passeio em uma floresta, mas percebem que estão sendo perseguidos. Bento, Marcos, Diana, Kauã, Carol e Jéssica são surpreendidos por uma criatura misteriosa e apenas um senhor caçador pode ajudá-los a seguir em frente.

Ainda que seja do gênero terror, a produção apresenta mais informações e características do Curupira, um das figuras mais marcantes do folclore brasileiro. O garoto possui cabelos compridos e vermelhos, além de pés virados para trás, e é o guardião da floresta.

Macunaíma

O filme de comédia e fantasia “Macunaíma”, lançado em 1969, conta a história de um anti-herói preguiçoso e sem caráter, inspirado no livro de Mario de Andrade. A obra literária foi publicada em 1928 e é considerada um dos principais romances modernistas e sua obra-prima.

Na história, Macunaíma é um garoto que nasceu preto e na selva, mas com o passar dos anos virou branco e vive aventuras em sua cidade. A produção apresenta diversos momentos marcantes de sua vida, com a presença de guerrilheiras, policiais e vilões milionários. 

O Saci

Sendo a primeira e única adaptação para o cinema da obra de Monteiro Lobato, o filme “O Saci” foi lançado em 1951 e é reconhecido até os dias de hoje, onde narra as aventuras dos amigos Pedrinho, Emília e Narizinho em busca do Saci.

Na produção, o Saci, um garoto negro de uma perna só e que pita um cachimbo de barro, habita uma floresta perto do Sítio do Picapau Amarelo e os garotos procuram captura-lo. O Saci é uma das figuras mais populares do folclore brasileiro e sua importância se dá no objetivo de proteger a floresta.

Sítio do Picapau Amarelo

Baseado nos 23 volumes de livros escritos por Monteiro Lobato, o programa infantil “Sítio do Picapau Amarelo” possui sete temporadas e conta mais sobre as histórias vividas por Pedrinho, Emília, Narizinho, Dona Benta, Saci e muitos outros. Mesmo com adaptações para o século atual, a obra não deixou de lado o aspecto rural apresentado no formato original de 1977. 

A série de televisão infantil possui diversas adaptações, em que a primeira foi ao ar entre 1952 e 1963 e era produzida pela Rede Tupi. Sua segunda versão foi lançada pela TV Cultura, a terceira pela Band e a quarta pela Rede Globo. 

Estude com o Estratégia Vestibulares

Já pensou em ingressar na instituição dos seus sonhos? Com o Estratégia Vestibulares e benefícios como correção de redações, cursos e simulados preparatórios você consegue ajuda nesta nova jornada!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também