London Brigde is down: o que significa? Veja o que é a Operação London Brigde

London Brigde is down: o que significa? Veja o que é a Operação London Brigde

Saiba o que significa “London Brigde is down” e veja qual é o passo a passo da “Operação London Brigde”, com as ações após a morte da monarca

O termo “London Brigde is down” é o código que será utilizado dentro do circuito na monarquia britânica para avisar quando a Rainha Elizabeth II falecer. Em tradução literal, o termo significa “a Ponte de Londres caiu” e dá nome à “Operação London Bridge”, um plano que foi elaborado nos anos 60, e é atualizado todos os anos, sobre qual é o passo a passo após a morte da rainha.

Esse codinome é uma forma de evitar com que a notícia da morte seja veiculada antes que figuras políticas importantes para a coroa britânica sejam avisadas.

Quando o pai de Rainha Elizabeth II faleceu, o termo utilizado foi “Hyde Park Corner”. O nome do plano da morte da Rainha-Mãe, a mãe da Rainha Elizabeth II, foi “Operação Tay Brigde”. Já em 2021, quando o Príncipe Philip, marido da rainha, faleceu, foi realizada a “Operação Forth Bridge”. Há até mesmo uma operação designada para o futuro rei, Príncipe Charles, que recebeu o nome de “Operação Menai Bridge”. Todas levam o nome de locais turísticos do Reino Unido.

Veja também:
+ Veja 7 questões sobre Elizabeth II, a rainha da Inglaterra
+ 18 frases da Rainha Elizabeth II que marcaram o seu reinado
+ Rainha Elizabeth II: reinado, morte e papel na política do Reino Unido

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Operação London Brigde: o que acontece quando a Rainha Elizabeth II morrer?

Você sabe o que acontece após a morte de um monarca? No Reino Unido, começa com a notificação de figuras políticas e vai até a mudança da moeda oficial. Confira abaixo o passo a passo da Operação London Brigde*:

No dia da morte

Após a morte da monarca ser confirmada por médicos, o secretário particular da rainha avisará o primeiro-ministro em vigor, após isso são notificados os 15 países que a rainha ainda é Chefe de Estado. Caso a morta da monarca ocorra em data próxima, será o secretário Sir Edward Young contará em primeira mão para a recém empossada primeira-ministra Liz Truss.

Os próximos a serem notificados serão os governantes dos 36 países da Commonwealth, também chamada de Comunidade das Nações, que são as ex-colônias britânicas que mantém vínculo de cooperação com a coroa.

Em seguida, a notícia será divulgadas nos portões do Palácio de Buckingham, que é a residência oficial da rainha. Ao mesmo tempo, uma notificação programada avisará mundialmente a morte da monarca. Os canais de televisão e de rádio da BBC, que é a corporação de mídia pública do Reino Unido, interromperão a sua programação para noticiar e acompanhar as ações após a confirmação do falecimento.

Ainda no dia da morte da rainha, seu filho mais velho, Príncipe Charles, será proclamado rei.

Nos dias seguintes

Após a tornar-se rei, Charles deverá fazer o seu primeiro discurso oficial no cargo. Após a fala, o governo fará seu voto de lealdade ao novo rei ao som de 41 tiros.

O então Rei Charles, caso decida manter o seu nome, visitará as capitais de cada um dos países do Reino Unido (Edinburgh, Belfast e Cardiff). Durante essa viagem, os canais de televisão do governo devem divulgar documentários e reportagens sobre a vida da falecida rainha, e a BBC tirará do ar os programas de comédia até o funeral em sinal de respeito.

Quatro dias após a morte da rainha, seu caixão será levado em uma procissão militar do Palácio de Buckingham para o Westminster Hall. Lá, o caixão ficará por quatro dias enquanto o novo rei e a seus familiares prestam suas homenagens. Após esse período, o velório será aberto ao público. É estimado que o processo completo do velório dure cerca de 12 dias.

No dia do funeral, será considerado feriado em todo o território do Reino Unido. Inclusive, o mercado de ações será fechado em respeito à então rainha e reaberto apenas duas semanas depois, assim como outros negócios. Os sinos da Torre do Big Ben tocarão às 11 horas da manhã, em ponto, e o país deve permanecer em silêncio neste momento. Enquanto isso, o caixão da rainha será levado à Abadia de Westminster, onde mais de dois mil convidados participarão da cerimônia religiosa.

Após isso, o caixão com o corpo da rainha será levado para a Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde ficará “enterrada” ao lado do caixão de seu pai, Rei George VI.

Um ano após o enterro

Após um ano do falecimento da rainha, Rei Charles será coroado e será instituído outro feriado nacional em comemoração. Outras mudanças ocorrerão após a coroação do novo rei:

  • A moeda britânica será reimpressa com a foto do novo monarca, já a moeda com o rosto da Rainha Elizabeth II será recolhida aos poucos e retirada do mercado;
  • Selos, carimbos, passaportes, uniformes policiais e militares também serão produzidos com a estampa do rosto do rei; e
  • O hino nacional do Reino Unido voltará a ser “God Save the King” (Deus salve o Rei).

É calculado que todo o processo da Operação London Brigde até o fim da transição para o novo rei custe bilhões de libras aos cofres britânicos.

Quem reinou por mais tempo na Inglaterra?

Você sabia que a Rainha Elizabeth é a monarca mais longeva do Reino Unido? Em junho de 2022, completaram 70 anos desde a sua coroação, em junho de 1952. Antes dela, esse “cargo” era ocupado por Rainha Vitória, sua tataravó, que reinou por mais de 63 anos.

Porém, a rainha ainda perde de maior tempo de reinado na história para Luís XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias. O Rei Sol, como era conhecido, foi uma figura importante da história francesa, ao instaurar a monarquia absoluta e deixar um legado que influenciou até mesmo a Revolução Industrial, com a criação do Canal do Midi, que reuniu o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo.

Como aprender mais sobre monarquias e inglês para o vestibular?

Se você está estudando para o vestibular, é muito importante saber a história das monarquias que mudaram a história. Além disso, ter o inglês na ponta da língua é essencial para garantir uma boa nota. E o Estratégia Vestibulares pode te ajudar e muito nessa missão!

Temos livros digitais, videoaulas completas, materiais exclusivos, Banco de Questões, simulados, mentorias, correções ao vivo das principais provas do país e muito mais! Clique no botão abaixo, veja tudo o que temos para te oferecer e seja mais um aprovado nas principais universidades do Brasil:

pacotes-intensivos-cta
*Essa matéria foi feita com base na reportagem da Insider Bussiness. 
Você pode gostar também