Problemas ambientais, movimentações geopolíticas, violência e acontecimentos na área da saúde e vigilância sanitária foram as principais notícias no mês de outubro de 2025. Cada um desses fatos é uma oportunidade que as bancas dos vestibulares podem explorar na hora de formular suas questões.
E para que você esteja preparado na hora da prova, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu as principais atualidades e acontecimentos de outubro que podem aparcer no seu vestibular. Veja a lista e saiba como os assuntos podem ser cobrados:
Confira também:
+ Enem 2025: confira 68 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Caiu no Enem 2025: confira assuntos que foram temas das questões do exame
+ Professores do Estratégia Vestibulares acertam 100% das questões do 1º dia do Enem 2025
Navegue pelo conteúdo
Como as atualidades são cobradas no vestibular?
Quando pensamos em atualidades nos vestibulares, logo nos vem à mente o tema de redação, que muitas vezes é baseado em assuntos de relevância no momento do processo seletivo, mas as questões também podem abordar tópicos da atualidade.
As perguntas costumam trazer atualidades de forma contextualizada e interdisciplinar e não apenas cobrando conhecimentos do fato em si. Por exemplo, a prova pode usar acontecimentos sobre saúde para formular questões de Biologia ou de medidas geopolíticas para cobrar conhecimentos de Geografia.
Metal em bebidas alcoólicas
O mês de outubro marcou o pico de casos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. No início do mês, havia cerca de 15 casos, e ao fim o Ministério da Saúde já havia confirmado ao menos 59 intoxicações e 15 mortes.
A maioria das notificações ocorreram na capital paulista e na região metropolitana, mas também houveram casos confirmados nos Estados do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Em resposta à crise, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para monitorar as notificações e a Polícia Civil de São Paulo passou a investigar fabricantes clandestinos de bebidas.
+ 9 questões sobre metanol que já caíram nos vestibulares e no Enem
+ Etanol ou metanol: qual é a diferença?
Mudanças climáticas na Amazônia Legal
A Amazônia Legal é uma área delimitada por Lei pelo Estado brasileiro que engloba 59% do território do País e nove estados que possuem o bioma Amazônia (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins). Sua criação visa o desenvolvimento socioeconômico das regiões.
No início de outubro, a pesquisa “Mais Dados, Mais Saúde – Clima e Saúde na Amazônia Legal”, mostrou que 32% dos moradores da área já sentem diretamente os efeitos das mudanças climáticas (e o número aumenta para 42,2% quando a população faz parte de povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e seringueiros).
As principais queixas são aumento na conta de energia elétrica, aumento na temperatura média e poluição do ar, maior ocorrência de desastres ambientais e aumento no preço dos alimentos.
Cessar-fogo em Gaza
No dia 10 de outubro, Israel e o grupo palestino Hamas fecharam um acordo de cessar-fogo na região palestina da Faixa de Gaza. O pacto previa, além da suspensão dos ataques, a libertação de reféns palestinos e israelenses e a entrada de ajuda humanitária para levar água, alimentos e suprimentos médicos aos moradores de Gaza.
O acordo foi o primeiro cessar-fogo oficial firmado desde o início da nova onda de conflitos na região, iniciada em outubro de 2023. Entretanto, Israel lançou uma nova ofensiva de ataques aéreos logo no dia 11 e manteve as agressões durante o mês, anunciado a retomada no cessar-fogo apenas no dia 29 de outubro.
Uruguai aprova lei da eutanásia
O Poder Legislativo do Uruguai aprovou, em 15 de outubro, a chamada “Lei da Morte Digna”, que legaliza procedimentos de Eutanásia (ato realizado por profissional de saúde a pedido do paciente) e o Suicídio Assistido (paciente auto-administra a substância letal, sob supervisão médica) no país, e tornou os uruguais os primeiros da América do Sul com esse tipo de legislação.
A Lei só é válida em casos específicos, que exigem petição voluntária do paciente, condição médica terminal e incurável, avaliação multidisciplinar de profissionais da saúde e um período de reflexão. Além disso, os profissionais de saúde também têm o direito à objeção, ou seja, podem escolher não realizar o procedimento e transferir o paciente para outro profissional.
Mudança na temperatura de febre em crianças
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) redefiniu, em outubro, a temperatura considerada febre em crianças. Antes, a temperatura de febre era 37,8°C e agora passa a ser 37,5ºC, e em ambos os casos a medicação precisava ser feita nas axilas e com termômetro digital.
Os motivos para a alteração são a padronização da definição de febre e a necessidade da atenção precoce aos sinais febris.
Ataques dos EUA no Caribe e no Pacífico
Os Estados Unidos realizaram em outubro, ao menos, seis ataques contra navios no Caribe e no Pacífico, nas costas da Venezuela e da Colômbia, deixando dezenas de mortos.
A justificativa do governo de Donald Trump (Republicanos) é combate ao narcotráfico na região, enquanto os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro (PSUV), e da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana), acusam os estadunidenses de tentativa de interferência nos governos locais e de “execuções em série”.
Roubo no Museu do Louvre
No dia 19 de outubro, o Museu do Louvre, o mais famoso da França e um dos mais conhecidos do mundo, foi alvo de um roubo. Os ladrões disfarçaram-se de trabalhadores da construção civil para acessar a Galeria de Apolo, onde estavam expostas algumas das Joias da Coroa Francesa e em seguida fugiram de motos.
A ação foi rápida e discreta, com duração de cerca de sete minutos e quatro envolvidos. As peças roubadas foram avaliadas pelo Ministério da Cultura da França em cerca de 88 milhões de euros (aproximadamente R$ 550 milhões), além do prejuízo histórico e cultural.
Glitter comestível
Também em outubro, o influenciador Dário Centurione, do canal Almanaque SOS, publicou um vídeo denunciando o uso de glitter em alimentos. De acordo com testes de laboratório realizados por ele, muitas marcas de “glitter comestível” eram, na verdade, plástico (polipropileno), corantes não alimentícios e microplásticos.
Devido aos riscos à saúde causados pela ingestão desse tipo de produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o consumo dos produtos e proibiu a comercialização, distribuição e uso de vários lotes e marcas específicas de glitters e pós decorativos que estavam sendo vendidos indevidamente como para uso em alimentos.
Extração de petróleo na foz do Rio Amazonas
No dia 20 de outubro, a Petrobras recebeu a licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para pesquisa e extração de petróleo na região da Foz do Rio Amazonas.
Enquanto o Presidente Lula (PT) defendeu que o Brasil não está pronto para abandonar totalmente os combustíveis fósseis, ambientalistas apontaram que a decisão do Ibama é um duro golpe às políticas de preservação ambiental às vésperas da realização da COP30.
Encontro entre Lula e Trump
Os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram uma reunião de 50 minutos no dia 26 de outubro. O encontro ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e os mandatários discutiram as agendas econômicas e comerciais dos dois países,
A reunião foi o primeiro encontro oficial dos presidentes após a imposição de diversas tarifas de importação de produtos brasileiros por parte dos norte-americanos, além dos ataques de Trump ao processo jurídico contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por golpe de Estado.
Megaoperação no Rio de Janeiro
No dia 28 de outubro, as polícias civil e militar do Rio de Janeiro invadiram os Complexos da Penha e do Alemão, durante a Operação Contenção, que buscava prender membros da facção Comando Vermelho (CV). A ação resultou em 122 mortes e 113 prisões e tornou-se a operação policial com mais mortes na história do Brasil, ultrapassando as 111 vítimas do Massacre do Carandiru.
A operação levantou diversos debates na imprensa e nas redes sociais sobre violência urbana, racismo, direitos humanos e crime organizado.
Morte de recifes de corais
Em outubro, um relatório da Universidade de Exeter, na Inglaterra, informou que o Planeta Terra atingiu o primeiro ponto crítico climático irreversível com a morte generalizada de recifes de corais de água quente ao redor do mundo.
A temperatura do planeta já aumentou 1,5ºC e com a água mais quente, os corais expulsam as algas que vivem neles e lhe fornecem cor e nutrientes. Sem uma queda de temperatura, os organismos morrem pela falta das algas. O branqueamento de corais afeta diretamente a vida marinha local e comunidades costeiras.
Como estudar com o Estratégia Vestibulares?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga no curso dos seus sonhos, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em mais de 70 vestibulares, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares e universidades, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



