Outubro de 2025: atualidades e acontecimentos que podem cair no vestibular

Outubro de 2025: atualidades e acontecimentos que podem cair no vestibular

As bancas, responsáveis pela elaboração das provas, podem usar as notícias tanto no tema da redação quanto na formulação das questões; veja a lista do mês

Problemas ambientais, movimentações geopolíticas, violência e acontecimentos na área da saúde e vigilância sanitária foram as principais notícias no mês de outubro de 2025. Cada um desses fatos é uma oportunidade que as bancas dos vestibulares podem explorar na hora de formular suas questões.

E para que você esteja preparado na hora da prova, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu as principais atualidades e acontecimentos de outubro que podem aparcer no seu vestibular. Veja a lista e saiba como os assuntos podem ser cobrados:

Confira também:
+ Enem 2025: confira 68 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Caiu no Enem 2025: confira assuntos que foram temas das questões do exame
+ Professores do Estratégia Vestibulares acertam 100% das questões do 1º dia do Enem 2025

Pacote Vestibulares Platinum

Conheça nosso curso

Como as atualidades são cobradas no vestibular?

Quando pensamos em atualidades nos vestibulares, logo nos vem à mente o tema de redação, que muitas vezes é baseado em assuntos de relevância no momento do processo seletivo, mas as questões também podem abordar tópicos da atualidade.

As perguntas costumam trazer atualidades de forma contextualizada e interdisciplinar e não apenas cobrando conhecimentos do fato em si. Por exemplo, a prova pode usar acontecimentos sobre saúde para formular questões de Biologia ou de medidas geopolíticas para cobrar conhecimentos de Geografia.

Veja as atualidades do mês de outubro

Metal em bebidas alcoólicas

O mês de outubro marcou o pico de casos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. No início do mês, havia cerca de 15 casos, e ao fim o Ministério da Saúde já havia confirmado ao menos 59 intoxicações e 15 mortes.

A maioria das notificações ocorreram na capital paulista e na região metropolitana, mas também houveram casos confirmados nos Estados do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Em resposta à crise, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para monitorar as notificações e a Polícia Civil de São Paulo passou a investigar fabricantes clandestinos de bebidas.

+ 9 questões sobre metanol que já caíram nos vestibulares e no Enem
+ Etanol ou metanol: qual é a diferença?

A Amazônia Legal é uma área delimitada por Lei pelo Estado brasileiro que engloba 59% do território do País e nove estados que possuem o bioma Amazônia (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins). Sua criação visa o desenvolvimento socioeconômico das regiões.

No início de outubro, a pesquisa  “Mais Dados, Mais Saúde – Clima e Saúde na Amazônia Legal”, mostrou que 32% dos moradores da área já sentem diretamente os efeitos das mudanças climáticas (e o número aumenta para 42,2% quando a população faz parte de povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e seringueiros). 

As principais queixas são aumento na conta de energia elétrica, aumento na temperatura média e poluição do ar, maior ocorrência de desastres ambientais e aumento no preço dos alimentos.

Cessar-fogo em Gaza

No dia 10 de outubro, Israel e o grupo palestino Hamas fecharam um acordo de cessar-fogo na região palestina da Faixa de Gaza. O pacto previa, além da suspensão dos ataques, a libertação de reféns palestinos e israelenses e a entrada de ajuda humanitária para levar água, alimentos e suprimentos médicos aos moradores de Gaza.

O acordo foi o primeiro cessar-fogo oficial firmado desde o início da nova onda de conflitos na região, iniciada em outubro de 2023. Entretanto, Israel lançou uma nova ofensiva de ataques aéreos logo no dia 11 e manteve as agressões durante o mês, anunciado a retomada no cessar-fogo apenas no dia 29 de outubro.

Uruguai aprova lei da eutanásia

O Poder Legislativo do Uruguai aprovou, em 15 de outubro, a chamada “Lei da Morte Digna”, que legaliza procedimentos de Eutanásia (ato realizado por profissional de saúde a pedido do paciente) e o Suicídio Assistido (paciente auto-administra a substância letal, sob supervisão médica) no país, e tornou  os uruguais os primeiros da América do Sul com esse tipo de legislação.

A Lei só é válida em casos específicos, que exigem petição voluntária do paciente, condição médica terminal e incurável, avaliação multidisciplinar de profissionais da saúde e um período de reflexão. Além disso, os profissionais de saúde também têm o direito à objeção, ou seja, podem escolher não realizar o procedimento e transferir o paciente para outro profissional.

Mudança na temperatura de febre em crianças 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) redefiniu, em outubro, a temperatura considerada febre em crianças. Antes, a temperatura de febre era 37,8°C e agora passa a ser 37,5ºC, e em ambos os casos a medicação precisava ser feita nas axilas e com termômetro digital.

Os motivos para a alteração são a padronização da definição de febre e a necessidade da atenção precoce aos sinais febris.

Ataques dos EUA no Caribe e no Pacífico

Os Estados Unidos realizaram em outubro, ao menos, seis ataques contra navios no Caribe e no Pacífico, nas costas da Venezuela e da Colômbia, deixando dezenas de mortos. 

A justificativa do governo de Donald Trump (Republicanos) é combate ao narcotráfico na região, enquanto os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro (PSUV), e da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana), acusam os estadunidenses de tentativa de interferência nos governos locais e de “execuções em série”.

Roubo no Museu do Louvre

No dia 19 de outubro, o Museu do Louvre, o mais famoso da França e um dos mais conhecidos do mundo, foi alvo de um roubo. Os ladrões disfarçaram-se de trabalhadores da construção civil para acessar a Galeria de Apolo, onde estavam expostas algumas das Joias da Coroa Francesa e em seguida fugiram de motos.

A ação foi rápida e discreta, com duração de cerca de sete minutos e quatro envolvidos. As peças roubadas foram avaliadas pelo Ministério da Cultura da França em cerca de 88 milhões de euros (aproximadamente R$ 550 milhões), além do prejuízo histórico e cultural.

Glitter comestível

Também em outubro, o influenciador Dário Centurione, do canal Almanaque SOS, publicou um vídeo denunciando o uso de glitter em alimentos. De acordo com testes de laboratório realizados por ele, muitas marcas de “glitter comestível” eram, na verdade, plástico (polipropileno), corantes não alimentícios e microplásticos. 

Devido aos riscos à saúde causados pela ingestão desse tipo de produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o consumo dos produtos e proibiu a comercialização, distribuição e uso de vários lotes e marcas específicas de glitters e pós decorativos que estavam sendo vendidos indevidamente como para uso em alimentos.

Extração de petróleo na foz do Rio Amazonas

No dia 20 de outubro, a Petrobras recebeu a licença do  Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para pesquisa e extração de petróleo na região da Foz do Rio Amazonas.

Enquanto o Presidente Lula (PT) defendeu que o Brasil não está pronto para abandonar totalmente os combustíveis fósseis, ambientalistas apontaram que a decisão do Ibama é um duro golpe às políticas de preservação ambiental às vésperas da realização da COP30.

Encontro entre Lula e Trump

Os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram uma reunião de 50 minutos no dia 26 de outubro. O encontro ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e os mandatários discutiram as agendas econômicas e comerciais dos dois países,

A reunião foi o primeiro encontro oficial dos presidentes após a imposição de diversas tarifas de importação de produtos brasileiros por parte dos norte-americanos, além dos ataques de Trump ao processo jurídico contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por golpe de Estado.

Megaoperação no Rio de Janeiro

No dia 28 de outubro, as polícias civil e militar do Rio de Janeiro invadiram os Complexos da Penha e do Alemão, durante a Operação Contenção, que buscava prender membros da facção Comando Vermelho (CV). A ação resultou em 122 mortes e 113 prisões e tornou-se a operação policial com mais mortes na história do Brasil, ultrapassando as 111 vítimas do Massacre do Carandiru. 

A operação levantou diversos debates na imprensa e nas redes sociais sobre violência urbana, racismo, direitos humanos e crime organizado.

Morte de recifes de corais 

Em outubro, um relatório da Universidade de Exeter, na Inglaterra, informou que o Planeta Terra atingiu o primeiro ponto crítico climático irreversível com a morte generalizada de recifes de corais de água quente ao redor do mundo.

A temperatura do planeta já aumentou 1,5ºC e com a água mais quente, os corais expulsam as algas que vivem neles e lhe fornecem cor e nutrientes. Sem uma queda de temperatura, os organismos morrem pela falta das algas. O branqueamento de corais afeta diretamente a vida marinha local e comunidades costeiras. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como estudar com o Estratégia Vestibulares?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga no curso dos seus sonhos, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em mais de 70 vestibulares, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares e universidades, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também