Como estudar on-line? 15 dicas para melhorar seu desempenho

Como estudar on-line? 15 dicas para melhorar seu desempenho

Tem dúvidas sobre como estudar on-line e quer saber dicas sobre o assunto? Confira o que o Portal Estratégia Vestibulares separou para você

Desenvolver uma rotina de estudos on-line não é tão simples quanto parece, e exige uma série de cuidados por parte dos estudantes que têm a aprovação no vestibular como o grande objetivo no ano. São distrações, afazeres, cuidados com a casa, além da própria internet e vida social, itens comuns na vida de qualquer pessoa, mas que merecem uma atenção especial na organização do tempo.

E, para que haja um melhor rendimento nos estudos, ganho de concentração e diminuição dos momentos de distração, existe uma série de dicas que são úteis e vão desde cuidados com o corpo e a mente, até mesmo melhorias no local onde você irá estudar que te ajudam ao longo do tempo.

O Portal Estratégias Vestibulares listou algumas ações que podem ser tomadas para que o período de estudos seja melhor aproveitado, com pequenas medidas e organizações. Além disso, disponibilizamos outros artigos com dicas aprofundadas sobre os tópicos. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Monte um planejamento de estudos

Ao se deparar com todo o material disponível, seja na internet ou no seu curso preparatório para vestibular, é importante fazer uma autoavaliação do que você tem bom conhecimento, suas dificuldades, seus pontos fortes e o que será necessário para que todo o conteúdo previsto para a prova seja visto.

Quais conteúdos terão a necessidade de serem vistos na íntegra? Em quais apenas um resumo, em texto ou vídeo, será o suficiente? E quais assuntos podem ser superados apenas respondendo a questões sobre eles, tirando breves dúvidas posteriores?

Essas e outras perguntas devem nortear o planejamento de estudos, que vai ser montado também de acordo com as horas disponíveis nos dias e semanas ao longo do ano. Além disso, é necessário ser realista e agir com sinceridade nesse momento, para que o caminho não acabe virando uma bola de neve.

Como montar um planejamento de estudos com eficiência e resultado
Monte um cronograma de estudos para passar nos cursos mais procurados do vestibular

Organize seu espaço de estudos

Muitos subestimam o espaço em que os estudos serão realizados, mas o rendimento dos estudantes ao longo do tempo podem ser muito melhores quando o local em que as tarefas são feitas tem melhores condições, tanto de organização, como até mesmo de itens que auxiliam na rotina.

Pontos como ter uma cadeira confortável e ergonômica, organização de escrivaninha, objetos que auxiliam no cotidiano, iluminação adequada e até mesmo a decoração, tem a capacidade de aumentar a produtividade ao longo dos dias. Isso tudo, claro, além de um computador e dispositivos que não tragam dor de cabeça no uso.

Como organizar um quarto de estudos em poucos passos

Cuide bem do seu sono

Outro erro comum dos estudantes é negligenciar as horas de sono diárias. É nessas horas que o cérebro faz uma espécie de “backup” das informações, guardando o que foi considerado útil e descartando o que não será utilizado no futuro. Quando não dormimos bem, um dos prejuízos é justamente esse trabalho cerebral, que é comprometido aos poucos, e pode acabar atrapalhando seus estudos.

Faça atividades físicas regularmente

Os benefícios das atividades físicas regulares estão cada vez mais expostas na mídia e em rodas de conversas entre amigos, e conciliar a rotina de estudos com exercícios físicos traz uma série de benefícios também no aprendizado.

Exercitar-se melhora a capacidade de memorização e concentração, reduz a ansiedade, aumenta os níveis de confiança e até mesmo o sono, citado acima, também se torna melhor. Além, claro, do ganho de resistência física para aguentar as horas de estudo e os dias de prova.

Quais são os benefícios da inclusão de atividades físicas na rotina de estudos

Conheça suas características

Atualmente, são muitos os formatos de conteúdos, muitos professores e muitos métodos de estudo. Soma-se a isso a disponibilidade de acessar as matérias a qualquer momento, o que proporciona a flexibilidade de horários e, por vezes, acaba por confundir as escolhas e caminhos durante as semanas.

E, para facilitar os estudos, o autoconhecimento é uma arma importante, que poupa esforço e qualifica a gestão de tempo e de conteúdos. Muitas vezes, estudar de forma ativa, escrevendo sobre o conteúdo, conversando sobre ele com outro estudante e procurando materiais adicionais, faz com que o aproveitamento nas questões seja ainda melhor.

Crie metas e objetivos realistas

Ter como objetivo final a aprovação em um determinado curso, de uma determinada universidade, é a ponta final da caminhada de estudos. Mas é algo longo e demorado, que pode ser visto de diversas formas. Uma das indicações feitas pelos professores do Estratégia Vestibulares, por exemplo, é ter metas com períodos de tempo curtos e pensadas de forma realistas.

Cumprir um determinado número de aulas por semana, ter uma porcentagem estipulada de desempenho nas questões feitas em simulados e alterar tais metas conforme elas forem cumpridas, de acordo com uma curva de aprendizado realista faz com que os estudos tomem forma, mantendo também a motivação em dia.

Um dos métodos utilizados para auxiliar nas metas é o S.M.A.R.T, acrônimo que significa Específico (no inglês ‘Specific’, por isso o S), Mensurável, Alcançável, Realista e Oportuno. Veja como cada letra funciona:

  • Específico: definido, claro e direto;
  • Mensurável: palpável e com critérios definidos, para que haja medição da meta
  • Atingível: não deve ser impossível, mas também não pode ser fácil;
  • Realista: é relevante para o propósito final; e
  • Temporal: com prazos rápidos, para que haja conclusões e estímulos de criação de novas metas.

15 dicas para manter o foco nos estudos

Explore os materiais de estudo disponíveis

Os cursos do Estratégia Vestibulares possuem diversos formatos: videoaulas, PDFs, Banco de Questões, Fórum de Dúvidas, aulas ao vivo e muitos mais. Ao reunir todas essas informações, é importante entender como os caminhos podem ser explorados e quais são as melhores escolhas de acordo com o seu cotidiano e melhores formas de aprender os conteúdos.

No EV você encontra, por exemplo, os Livros Digitais Interativos (LDI), que são materiais que reúnem esses conteúdos em um só, possibilitando, inclusive, escolher entre ver apenas vídeos ou resumos, ou todos os formatos, além de contar com questões sobre o assunto ao longo das aulas.

Isso permite que as escolhas de profundidade de conteúdo transmitido sejam filtradas pelo próprio estudante e em um mesmo espaço, simplificando a rotina e aperfeiçoando a maneira de adquirir conhecimento.

Pratique o aprendizado ativo

Parte do aprendizado ativo é discutir os conteúdos com outras pessoas, principalmente pessoas que também estão passando pelo mesmo processo e pelos professores. Ao tirar dúvidas com pares, todos crescem e ganham outros pontos de vista sobre as matérias.

Outro ponto que auxilia no aprendizado ativo, tão citado pelos professores, é anotar pontos sobre a matéria, seja perguntas, apontamentos ou até mesmo críticas, para que haja reflexões posteriores ou um melhor aproveitamento do material. Nos Livros Digitais Interativos do EV, por exemplo, é possível anotar e grifar os conteúdos a qualquer momento, de forma personalizada e com salvamento automático.

Estudo ativo e passivo: veja as diferenças e como se preparar

Mantenha-se por dentro das notícias

Muitas questões dos vestibulares têm notícias reais como pano de fundo em seu desenvolvimento, além da redação, que costuma trazer para o debate um tema atual e relevante na sociedade, o que revela a importância que tem para um vestibulando acompanhar o que está acontecendo pelo mundo.

E, para se atualizar, vale tomar cuidado com quem veicula as informações e com a veracidade de cada uma delas. O Porta Estratégia Vestibulares, por exemplo, traz notícias sobre as provas e editais, mas também matérias que refletem pontos que podem ser debatidos nas redações e compor o repertório sociocultural dos estudantes.

Como estudar Atualidades para o Enem e vestibulares?

Limite seu uso nas redes sociais

Tanto o uso das redes sociais, como também as participações em eventos de família e passeios com amigos, são atividades que ficam comprometidas com a rotina intensa de estudos de um vestibulando. Mas é importante ressaltar que tudo isso deve ser feito, só que com moderação.

O limite vai de cada um, e é você quem determina como o tempo de lazer será gasto, mas o controle e entender as prioridades nesse momento pode fazer toda a diferença na aprovação (ou não).

Dicas de como ter uma rotina de estudos e manter uma vida social

Faça pausas durante a rotina de estudos

Saber a hora de descansar é primordial para a fixação dos conteúdos e para que os índices de concentração e disposição se mantenham equilibrados. O método Pomodoro, por exemplo, conta com um pequeno período de tempo entre as atividades, justamente para que o cérebro possa assimilar o que foi aprendido.

Ter bloqueios faz parte do processo, mas se livrar deles e diminuir o número de vezes que eles acontecem também passam por saber a hora de parar e descansar a cabeça. A aprovação no vestibular é uma maratona, e saber dosar o esforço é fundamental.

Como lidar com o bloqueio em uma matéria na rotina de estudos?

Tenha resiliência e cuide da saúde mental

Ainda seguindo o tópico acima, um dos pontos que precisa ser treinado é a resiliência no dia-a-dia, o comprometimento com os objetivos e as metas e a compreensão de que o processo é árduo, mas possível. 

Não hesite em procurar ajuda, seja ela familiar ou profissional, falar sobre seus medos e dificuldades, manter as atividades físicas e o sono em dia, como comentamos acima, e entender que momentos difíceis e cometer erros vão acontecer.

Cuidar da saúde mental é fundamental para que o processo seja mais leve, com autoconhecimento e adequação aos limites do corpo e da mente. O nervosismo e a ansiedade são fatores que atrapalham tanto no aprendizado, como na hora da prova, e evitar que esse tipo de problema te atrapalhe também ajuda no desempenho e na qualidade da gestão de tempo.

10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular

Leia o edital das provas

Todo vestibular conta com o seu edital, que nada mais é do que o documento em que as regras daquele processo seletivo estarão disponíveis para o público. No arquivo é possível encontrar o número de vagas e cursos disponíveis, datas de cada etapa, se há ou não isenção de taxa de pagamento, formato da prova e o conteúdo programático, que são as matérias que podem ser mencionadas.

Ler esse documento, portanto, auxilia na compreensão da prova, de como a banca aplica os conteúdos e te deixa por dentro dos detalhes do vestibular, evitando apreensões e baixando o nível de ansiedade sobre o tema.

Revise os conteúdos estudados

As revisões são utilizadas para medir o desempenho e memorização sobre determinado assunto que já foi visto. Um erro comum dos estudantes é estudar a matéria e não voltar nela para testar seus conhecimentos novamente, o que pode iludir os resultados ao longo do tempo.

Seja por meio de pequenos tópicos, mapas mentais, questões e vídeos curtos, o importante é refrescar a cabeça e testar se o que está sendo revisitado foi, de fato, transformado em conhecimento.

Responda questões cotidianamente

As questões são a atividade final do vestibulando. Não adianta saber todo o conteúdo e não conseguir responder as perguntas corretamente, ou mesmo ficar ansioso na hora da prova ao ver todas aquelas perguntas para superar no prazo dado pelo processo seletivo.

Testar seu conhecimento com questões auxilia na fixação do conteúdo e também com o nervosismo na hora da prova, principalmente em simulados ou exercícios que contam o tempo de resolução. Afinal de contas, só a prática leva a perfeição.

O Estratégia Vestibulares tem questões inseridas ao final de cada matéria nos Livros Digitais Interativos, além de contar com o Banco de Questões, que é atualizado constantemente e está chegando ao número de 300 mil perguntas, muitas que foram feitas pelos vestibulares de anos anteriores.

Entenda como funcionam os Livros Digitais Interativos do EV

Os Livros Digitais Interativos são aliados dos nossos alunos no dia-a-dia, e tem como principal objetivo te auxiliar em pontos como fixação de conteúdos, velocidade para encontrar o material em seus variados formatos disponíveis, versatilidade de escolha e, claro, tem a aprovação como ponto final de todo o processo.

Desenvolvemos um e-book sobre as ferramentas disponíveis em nossos LDIs, o funcionamento de cada uma delas, as suas vantagens, depoimentos de alunos que conquistaram suas aprovações por meio desse material e outras informações adicionais. Clique no banner abaixo e baixe o arquivo de forma gratuita.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Viu como o planejamento dos seus estudos é fundamental para que você alcance o seu resultado? Aqui no Estratégia nós nos preocupamos com você desde o começo, para que o aproveitamento do nosso material seja feito da melhor maneira possível.

Conte com nossa equipe de professores e fórum de dúvidas incrível. Além disso, temos simulados, cursos exclusivos, banco de questões com mais de 250 mil perguntas resolvidas e até mesmo mentoria exclusiva. Conquiste sua aprovação com o apoio do Estratégia. Seja coruja agora mesmo!

Você pode gostar também