Saiba quais são os 22 patrimônios históricos do Brasil

Saiba quais são os 22 patrimônios históricos do Brasil

No dia 17 de agosto é comemorado o dia do patrimônio histórico e o Portal Estratégia Vestibulares te conta mais sobre os 22 patrimônios históricos encontrados no Brasil

No dia 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico. A data em questão foi escolhida em homenagem ao jornalista e historiador, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937. 

O Iphan é uma autarquia federal que está vinculada ao Ministério do Turismo e tem como objetivo proteger e preservar diferentes componentes que constituem a sociedade brasileira, como bens culturais, centros urbanos, sítios arqueológicos, edifícios, santuários, ruínas e parques.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Brasil ocupa a 13° posição no ranking com o maior número de patrimônios históricos, com a marca de 22 bens tombados. Para garantir a preservação desses, o Senado aprovou a PL 128/2016 que aumenta a pena de um a três anos de prisão para aqueles que picharem ou degradarem monumentos tombados, além de aplicação de multa.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Dada sua importância, o Portal de Estratégia Vestibulares preparou este artigo com os 22 patrimônios históricos encontrados no Brasil para te explicar onde encontrá-los, o que são e sua importância para o País.

Amazônia Central

A Amazônia Central é a maior área de proteção da Bacia Amazônica, com mais de seis milhões de hectares e é um patrimônio histórico tombado pela Unesco desde 2000. A região é considerada uma das mais ricas em biodiversidade no mundo e possui espécies de animais ameaçados de extinção, ecossistemas de várzea e canais que compõem um dos mais diversificados agrupamentos aquáticos.

Áreas de Conservação do Cerrado

Os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas compõem as áreas de conservação do cerrado. Localizado no estado de Goiás, as zonas foram tombadas pela UNESCO em 2001 e possuem características próprias do Cerrado. A biodiversidade do bioma é encontrada na região e admirada pelos pesquisadores e visitantes.

Brasília – Distrito Federal

Construída entre os anos de 1956 e 1960, a capital do Brasil é vista como a maior cidade do mundo planejada ao longo do século XX, com a ajuda do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. Além dos bairros administrativos, que em sua forma lembra um pássaro, as ruas planas e prédios simétricos chamam a atenção dos visitantes para a arquitetura modernista.

Cais do Valongo

Encontrado na zona portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi considerado um patrimônio mundial da UNESCO em 2017. Sua importância está na própria estrutura, sendo o único vestígio da chegada de mais de um milhão de africanos escravizados nas Américas, e, assim, integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana.

Centro histórico da cidade de Goiás

O centro histórico da cidade de Goiás Velho, anteriormente conhecido como Arraial de Sant’Anna e Vila Boas de Goyas, localizado no centro oeste do estado, apresenta o desenvolvimento de uma cidade mineradora e aspectos antigos da região com materiais e técnicas tradicionais usadas.

Centro histórico de Diamantina

A cidade de Diamantina (MG) foi fundada no século XVIII em uma área repleta de montanhas e diamantes. O município possui impressionantes minas e passeios turísticos, nos quais as construções locais chamam a atenção para um estilo arquitetônico próprio e mais simples.

Centro histórico de Olinda

Na cidade de Olinda, em Pernambuco, há o centro histórico que ficou conhecido a partir da economia açucareira, sendo um dos locais mais ricos do Brasil Colônia no século XVI. As áreas arborizadas, casas coloridas e as igrejas barrocas são apreciadas pelos moradores e visitantes que se apaixonam pela região. 

Centro histórico de Salvador

Anualmente, o centro histórico de Salvador (BA) registra um fluxo turístico de mais de nove milhões de pessoas, que passam pelo local para conhecer locais como o Pelourinho e o Palácio do Rio Branco. Entre 1549 a 1763 Salvador foi capital do Brasil e, até os dias atuais, conta com aspectos, como a arquitetura e centros culturais, que deixam sua marca.

Fundação Casa de Jorge Amado e Igreja e Convento de São Francisco

Com a intenção de preservar, divulgar e estudar os acervos bibliotecários e artísticos do romancista Jorge Amado, a Fundação Casa de Jorge Amado remete a importância de Jorge Amado para a literatura, principalmente aquela produzida na Bahia. Enquanto isso, a Igreja e Convento de São Francisco, também localizada em Salvador, foi tombada pela Unesco devido sua relevância cultural. O local é considerado um dos melhores exemplos do barroco português no mundo todo e uma das mais belas do Brasil.

Centro histórico de São Luís

O centro histórico de São Luís está situado na Ilha de São Luís do Maranhão, na baía de São Marcos. O local possui uma arquitetura colonial e quarteirões retangulares que foram preservados com o passar dos anos, assim como prédios históricos que ainda possuem a mesma identidade cultural, sendo considerado pela Unesco um exemplo de cidade colonial ibérica.

Cidade histórica de Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto está localizada no estado de Minas Gerais e foi fundada no fim do século XVII, sendo o primeiro local brasileiro tombado pela Unesco. O local foi o epicentro da corrida do ouro no Brasil, e é marcado pelas inúmeras igrejas, exemplares barrocos de Aleijadinho, minas de ouro e museus. 

Complexo do Pantanal

O complexo do Pantanal, localizado no centro-oeste do Brasil, conta com quatro áreas protegidas no sudoeste do Mato Grosso. A região representa 1,3% do Pantanal no País e possui um dos maiores ecossistemas de água doce do mundo. A área possui mais de 187 mil hectares e foi tombada em 2000, contando com uma grande diversidade de animais e vegetações.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O bairro de Pampulha, localizado em Belo Horizonte (MG), é um dos mais recentes patrimônios históricos da Unesco e foi tombado em 2016. Com a ordem de criar o bairro mais bonito do Brasil, o arquiteto Oscar Niemeyer, o urbanista Lúcio Costa e o prefeito Juscelino Kubitschek desenvolveram ideias inovadoras para a época e que são reconhecidas mundialmente até os dias de hoje. O local é composto por diversas construções, como a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha e a Igreja de São Francisco de Assis.

Costa do Descobrimento

A costa do descobrimento está presente entre os estados da Bahia e Espírito Santo, sendo uma área protegida com mais de 112 mil hectares. Na região estão três parques nacionais, três reservas particulares e duas reservas biológicas. O local é reconhecido devido ao seu valor científico, riqueza natural e diferentes espécies que vivem no território.

Ilhas Atlânticas – Fernando de Noronha

No Atlântico Sul, o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas são considerados patrimônios históricos pela Unesco desde 2001. O local, que fica a cerca de 545 km de Recife, é formado por 21 ilhas e possui a maior concentração de aves tropicais marinhas do Oceano Atlântico e águas que garantem maior reprodução dos animais.

Mata Atlântica

As reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste do Brasil possuem um território com mais de 25 áreas protegidas e 470 mil hectares. O local possui diferentes estruturas, como montanhas e ilhas, sendo tombadas em 1999 pela Unesco, devido sua importância e colocação como uma dos maiores exemplares da Mata Atlântica do País. 

Paisagem do Rio de Janeiro

A paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro (RJ) é um patrimônio cultural da humanidade tombado pela Unesco desde 2012. Do mar até o ponto mais alto das montanhas do Parque Nacional da Tijuca, o  conjunto também é composto pelo Jardim Botânico, Cristo Redentor, Corcovado e a Baía de Guanabara.

Paraty e Ilha Grande

O primeiro patrimônio mundial misto está localizado na cidade de Paraty (RJ), isso significa que esse patrimônio está inscrito nas categorias cultural e natural. Ou seja, a Unesco reconheceu não só a importância do centro histórico da cidade, mas também a relevância das reservas da Mata Atlântica na baía de Ilha Grande. 

Parque Nacional da Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos sítios arqueológicos mais antigos da América do Sul, localizado no Piauí. O parque possui 214 quilômetros de circunferência e foi fundado na década de 1970, sendo conhecido mundialmente pelas suas cavernas rochosas que contam com pinturas rupestres de mais de 25 mil anos.

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu está localizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e divide o território com a Argentina. A cada ano, mais de 1,5 milhão de visitantes conhecem as Cataratas do Iguaçu, que contam com 2.700 metros de extensão, 82 metros de altura e 275 quedas d’água. Com inúmeras espécies de fauna e flora, o patrimônio foi tombado em 1986 e é um dos maiores atrativos turísticos do País.

Praça São Francisco de São Cristóvão

No Sergipe, a praça São Francisco de São Cristóvão foi fundada em 1607 e até os dias atuais é rodeada de prédios de importância histórica, como a Igreja e Convento São Francisco, o Pálico e diversas residências. A arquitetura local reflete a estrutura típica dos franciscanos que também colonizaram o nordeste do Brasil

Ruínas de São Miguel das Missões

As Ruínas de São Miguel das Missões são um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul e em 1983 foram tombadas pela Unesco devido sua importância histórica. O local, que nos séculos XVII e XVIII pertencia aos índios Guaranis, foi um conjunto arquitetônico de resquícios das cinco missões jesuíticas.

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

Construído na segunda metade do século XVIII e localizado em Congonhas do Campo, no sul de Belo Horizonte (MG), o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é uma igreja que tem sua arquitetura inspirada no rococó italiano. O local conta com doze estátuas dos profetas e esculturas do mestre Aleijadinho, sendo considerada sua obra máxima.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Você sabia de todos esses patrimônios históricos do Brasil? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos conhecimentos, correção de redações, cursos e simulados preparatórios que te ajudarão nos vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também