Estudo ativo e passivo: veja as diferenças e como se preparar

Estudo ativo e passivo: veja as diferenças e como se preparar

Saiba as diferenças entre estudo ativo e estudo passivo e veja como se preparar para os vestibulares utilizando as técnicas corretas

São muitas as formas de aprender algo: observando alguém que entenda do assunto, falar ou atuar sobre o objeto a ser estudado, ler sobre o tema, responder perguntas que abordam pontos chave ou agindo de forma prática. E os estudos ativo e passivo são envolvidos nos processos citados anteriormente.

Basicamente, o estudo passivo consiste em ler os conteúdos, ou assistí-los, no caso de vídeos ou estudos on-line, e aprender o conteúdo sem anotar ou resolver questões, como um aluno que escuta o professor em sala de aula e somente isso.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Já o ativo representa uma ação, ou seja, sai do campo da observação do que está sendo passado para um questionamento, exercício, escrever sobre o assunto ou mesmo tentar ensinar o que foi aprendido anteriormente.

As duas abordagens são úteis e podem ser utilizadas no processo de aprendizagem, mas entender como se aprende de forma mais dinâmica e eficiente é a chave para o sucesso. Quer saber mais sobre ensino ativo e passivo e como usar as técnicas? Leia o conteúdo abaixo.

Veja também:
Estratégia Vestibulares é confiável? Como funciona?

Estudo ativo x estudo passivo

A memória humana busca conectar informações novas com informações relevantes passadas, facilitando a assimilação de conteúdo. Por conta disso, o estudo ativo se destaca, já que é a partir dele que mais conexões são testadas e implementadas pelo cérebro.

O estudo passivo tem sua importância, mas ele é raso, quando comparado ao estudo ativo. Apenas ler ou assistir alguma informação sobre um conteúdo específico faz com que isso seja esquecido mais facilmente do que quando há uma interação maior, seja realizar uma série de exercícios ou mesmo anotar no papel o que está sendo passado.

O estudo passivo é útil para conhecer uma matéria nova ou mesmo ter acesso a visões diferentes de um conteúdo que você esteja passando por dificuldades de assimilação. Uma videoaula, por exemplo, é um ótimo complemento para matérias cujo você ainda não tem domínio. 

Como tornar o estudo mais ativo

Fazer com que sua rotina de estudos seja mais ativa não é difícil, é possível conseguir com poucos passos. Veja alguns exemplos:

Pense sobre o conteúdo

Estudar pode parecer repetitivo e, por vezes, ineficaz fora do contexto dos vestibulares, mas não precisa ser assim. Fazer pausas para refletir sobre o que está sendo passado e até mesmo questionar em quais situações o tema pode se associar ao seu cotidiano, ajuda a criar conexões mentais.

Escreva pontos sobre o assunto

Fazer anotações enquanto estuda também ajuda a memorizar o conteúdo ao longo do tempo. São várias as técnicas que podem ser usadas aqui: marcar os principais pontos, passar para tópicos, formular perguntas e dúvidas e até mesmo montar mapas mentais.

Ensine o conteúdo para uma outra pessoa

Se você tem um bom domínio do conteúdo, pode tentar passar o que sabe adiante, com seus amigos, por exemplo, e compartilhar seus conhecimentos. Dar uma aula sobre o tema te faz pensar em como estruturar o assunto, organizar o tempo e até mesmo qual a linguagem mais eficiente pode ser usada em cada caso.

Desenvolva hábitos regulares de estudo

Busque ter um processo de estudos que contemple suas características, ou seja, que te mantenha focado e aprendendo por mais tempo, diminuindo o cansaço e a descontração. Se o seu foco dura 30 minutos, busque aproveitar esse tempo com qualidade. Planejar os estudos requer autoconhecimento e disciplina.

Veja também:
Como montar um planejamento de estudos com eficiência e resultado
9 dicas para organizar os estudos para 2022
Fui mal no vestibular. E agora?
Questões discursivas no vestibular: como responder com assertividade?

Peça ajuda na hora de tirar dúvidas

Muitos assuntos ou pontos não são aprendidos de primeira, e tudo bem, desde que você saiba pedir ajuda e para quem pedir. Professores, amigos e fórum de dúvidas podem te ajudar, respondendo seus questionamentos e trazendo outros pontos de vista. Anote perguntas e busque respondê-las sempre que possível.

Busque conteúdos além do material de estudos

Aulas presenciais ou on-line e materiais diversos, como apostilas e livros didáticos são comuns na vida de quem está prestando vestibular. Mas, ir além do que é passado pode ser um grande diferencial na hora de fazer a prova. Procurar mais informações sobre o que está sendo estudado, além de fazer simulados ou mesmo responder a perguntas específicas sobre o tema traz maior bagagem, preparo e confiança.

Importância da diversificação

Ao estudar um conteúdo utilizando diversas linguagens ou práticas, há uma maior assimilação do que é visto pelo cérebro, que passa a entender melhor a relevância do tema. Assim, ele passa a buscar novas associações, o que amplia a visão sobre o assunto e o conecta com outros.

Técnica Pomodoro

A técnica consiste em separar o tempo em pequenos blocos, com intervalos entre eles. Ao fazer a divisão, tarefas são escolhidas dentro de cada período, e o foco deve ser total na execução do que foi acordado.

O exemplo de divisão mais comum é:

  • 25 minutos para uma tarefa;
  • 5 de pausa; e
  • após 4 ciclos, uma pausa de meia-hora.

O objetivo é qualificar o tempo, quantificando, tanto o relógio, como as tarefas planejadas, evitando a procrastinação e aumentando a produtividade. A flexibilidade desse plano é possível, dentro do que melhor se encaixa às suas necessidades. Ou seja, ter turnos menores ou maiores, depende de como você reage aos estímulos provocados pela técnica ao longo do tempo.

Veja também:
Monte um cronograma de estudos para passar nos cursos mais procurados do vestibular
Dicas de como ter uma rotina de estudos e manter uma vida social

Estude de forma ativa com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia você tem acesso a materiais diversos, como PDFs, videoaulas, Banco de Questões, Salas VIP, fórum de dúvidas ativo e até mesmo mentorias personalizadas. Escolha o que melhor te atende e prepare-se para o vestibular com tudo que temos à disposição.

Você pode gostar também