Saiba tudo sobre o aquecimento global e como ele pode cair no vestibular!

Saiba tudo sobre o aquecimento global e como ele pode cair no vestibular!

No artigo de hoje, o Estratégia Vestibulares traz para você todas as informações sobre aquecimento global! Confira!

Olá estrategista, tudo bem? No texto de hoje abordaremos um tema que é cada vez mais falado no mundo contemporâneo: o  tal do aquecimento global. Mas o que é isso? Quais são as consequências desse fenômeno? Quando ele surgiu? Essas e outras questões serão respondidas pelo Estratégia Vestibulares logo abaixo, confira! 

O que é o aquecimento global?

O fenômeno do aquecimento global é o constante aumento da temperatura média da terra e dos oceanos. O aglomerado de gases de efeito estufa na atmosfera não permite que o calor emitido pelo Sol retorne ao espaço e o prende no planeta. Assim, gradualmente, a temperatura média da terra vai aumentando. 

O que é efeito estufa?

Mesmo tendo relação com o aquecimento global, o efeito estufa é um processo natural e fundamental para a vida na Terra, pois faz com que o planeta tenha a temperatura ideal que possibilita a sobrevivência de vários seres vivos. 

Porém, a interferência humana com o desmatamento e a emissão de gases poluentes nas cidades e no campo, além de fenômenos naturais, estão causando uma intensificação considerável  do fenômeno, provocando maior retenção de energia, desequilíbrio do balanço energético e o aquecimento da baixa atmosfera. 

Assim, este fenômeno está se tornando uma das questões que mais pode colocar em risco a sociedade como conhecemos hoje, causando efeitos catastróficos que já podem ser vistos nas temperaturas extremas, ondas de frio e calor, queimadas decorrentes do tempo seco e dos incêndios florestais.

Qual a relação entre o aquecimento global e o efeito estufa?

O professor de geografia do Estratégia Vestibulares, Saulo Takami explica que “aquecimento Global é a intensificação/agravamento do efeito estufa por meio da enorme emissão do metano, gás carbônico, entre outros. Assim, o efeito estufa é um fenômeno natural, faz com que o nosso planeta funcione como uma “estufa” de gases, isto é, aquecendo-o, possibilitando a vida de diversos seres vivos”. Ele também diferencia o efeito estufa do aquecimento global: “posso considerar o agravamento/intensificação do efeito estufa como sinônimo de aquecimento global”, afirma.

Quais são as consequências do aquecimento global?

O ser humano não é o único causador do aquecimento global, mas suas ações são bem impactantes, principalmente com o aumento exponencial das indústrias que emitem gases poluentes, das atividades da agropecuária no campo e a queima de combustíveis pelos veículos nas cidades. 

Os indicadores globais estimam que, até o ano de 2100, o nível do mar pode aumentar em até 90 centímetros. Isso ocorreria por conta do derretimento de geleiras e da expansão das águas do oceano, todos esses fenômenos ocorrendo devido ao aumento da temperatura global. 

Quais são as consequências do aquecimento global? E como o aquecimento global interfere no clima?

O professor Saulo Takami elucida que as consequências do aquecimento global são vastas. “Aumento do nível do mar, inundação, queimada, ondas de calor, secas, liberação de metano que está no permafrost (solo congelado), acidificação dos oceanos, derretimento, migração de animais, irregularidades dos índices pluviométricos, produção de alimentos comprometida e etc”, diz.

Ele afirma também que, quando se fala de aquecimento global, um processo leva a outro: basicamente, deixará [o planeta] mais quente, podendo ficar mais seco ou mais úmido a depender da área analisada. Além disso, se a temperatura do mar ficar mais elevada, as chances de ocorrerem furacões, tufões e ciclones é maior”, finaliza. 

Além disso, estudos divulgados no “Nature Climate Change” sugerem que o fenômeno do aquecimento global é responsável pelo aumento de erupções vulcânicas. Isso estaria ocorrendo por conta da ampliação do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras. Com isso, a pressão sobre o solo oceânico aumenta, fazendo com que as probabilidades de erupções aumentem. 

A Universidade de Reading, no Reino Unido, encabeçou uma pesquisa que demonstra que o estabelecimento de políticas que garantam o aumento de no máximo 2°C até o ano de 2100, pode reduzir os impactos ambientais em 65%. A previsão atual é que até o final deste século, o fenômeno do aquecimento global causará um aumento de  4°C na superfície terrestre. O acordo de Paris, cooperação mundial para redução da emissão de gases do efeito estufa, tem o objetivo de limitar esse aumento a até 2°C. 

Consequências para a saúde da população

O aumento considerável da temperatura do planeta e a elevação da intensidade de eventos climáticos extremos, causam efeitos catastróficos à saúde humana. Abaixo, segue lista das possíveis consequências, segundo pesquisas da University of California (UCLA):

  • Aumento do risco de suicídio;
  • problemas respiratórios; 
  • problemas cardiovasculares; 
  • asma;
  • câncer;
  • obesidade; 
  • insolação;
  • infertilidade; e
  • deficiência nutricional.

Como aquecimento global cai nos vestibulares?

O aquecimento global é um tema atual e costuma cair bastante nos vestibulares do país, por ser um assunto que faz conexões com vários outros pontos das disciplinas de Geografia e Biologia.  

Esse tema é comum no vestibular e no Enem? Como ele costuma ser cobrado? 

O professor Saulo explica que o tem é bastante comum, uma vez que “é uma temática ambiental, fazendo ganchos com outros temas da Geografia como clima, vegetação, industrialização, urbanização, agropecuária e fontes de energia. Ademais, é considerado interdisciplinar, podendo fazer pontes com a Biologia e a Química”.

É importante que o aluno estude também causas e consequências deste fenômeno e que também saiba sobre os acordos internacionais, principalmente o último que ocorreu (Acordo de Paris) que falam sobre esse assunto. Importante também entender que o aquecimento global não é um tema exclusivo da Geografia, mas sim um tema multidisciplinar que afeta todas as áreas da vida humana. 

Gostou do texto? Quer saber mais sobre outros assuntos para estar pronto para o vestibular? Clique no banner abaixo e acesse nossos cursos que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos! 

Aquecimento global - Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também