Como responder questões sobre DNA na prova do vestibular?

Como responder questões sobre DNA na prova do vestibular?

Olá, pessoal! Sou a Prof. Carol Negrin e, neste artigo, nós vamos tratar sobre um tema que cai muito em prova: DNA. Arrisco a dizer que toda prova de vestibular vai abordar o assunto. Por isso, essa temática precisa estar na sua check-list de temas a estudar.

Nesta página, reúno duas questões que foram cobradas no vestibular da Unesp, em 2019, sobre DNA, e uma da Unicamp. Vamos a elas?

Para responder às questões 10 e 11, da Unesp, precisaremos analisar as fórmulas estruturais de bases nitrogenadas que compõem o DNA e os símbolos empregados para representá-las:

A questão UNESP sobre DNA

Questão 10

Os pareamentos das bases na dupla-hélice da molécula de DNA ocorrem por meio de

(A) ligações covalentes simples.

(B) ligações covalentes duplas.

(C) ligações de hidrogênio.

(D) ligações iônicas.

(E) forças de London.

Resolução Comentada

A molécula de DNA é formada por duas cadeias de nucleotídeos, as quais se ligam através de ligações de hidrogênio entre duas bases nitrogenadas, uma de cada fita. Tais ligações causam a helicoidização da dupla fita, que adquire a forma de dupla hélice.

Vale lembrar que:

1) Os nucleotídeos são as unidades básicas e repetitivas formadoras dos ácidos nucleicos. Cada um deles é composto por um grupo fosfato, uma pentose (desoxirribose no caso dos nucleotídeos presentes na molécula de DNA) e uma base nitrogenada;

2) As bases nitrogenadas da molécula de DNA podem ser dos tipos: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T);

3) As ligações de hidrogênio entre os pares de bases das duas fitas da molécula de DNA sempre ocorrem entre A e T e entre G e C.

Portanto, a alternativa correta é a letra c. As alternativas a, b, d e e estão incorretas, pois não se referem a tipos de ligações entre os pares de bases nitrogenadas da fita dupla de DNA para a UNESP.

Gabarito: C

Questão 11

Os nitritos de sódio e de potássio são aditivos utilizados como conservadores na fabricação de salames, presuntos e outros frios e, também, para conferir a cor característica desses produtos.

Os nitritos são considerados mutagênicos. Sua hidrólise produz ácido nitroso (HNO2), que reage com bases nitrogenadas do DNA. A reação desse ácido com a adenina (A) produz hipoxantina (H), cuja estrutura molecular está representada a seguir.

hipoxantina

Como a hipoxantina (H) apresenta estrutura molecular semelhante à da ________, ocorre um erro de pareamento entre bases, que passa a ser ________ em vez de A-T. As lacunas do texto são preenchidas por

(A) guanina e H-T.

(B) adenina e H-C.

(C) timina e A-G.

(D) guanina e H-C.

(E) timina e T-G.

Resolução Comentada

Para responder a essa questão, você deveria se lembrar que existem dois grupos de bases nitrogenadas: as bases púricas e as bases pirimídicas. As bases púricas são aquelas constituídas por dois anéis aromáticos, enquanto as bases pirimídicas são constituídas por apenas um anel aromático.

Além disso, deveria se lembrar das regras de pareamento entre os pares de bases (A-T e G-C) Ao analisarmos a estrutura molecular de cada uma das bases nitrogenadas e a da hipoxantina, podemos concluir que a estrutura da hipoxantina é semelhante à da guanina: formada por dois anéis aromáticos e uma ligação dupla com o átomo de oxigênio (O), conforme demonstrado na figura a seguir:

Dessa forma, a reação dos nitritos com a adenina, formando hipoxantina, faz com que o pareamento da adenina com timina (A-T) deixe de acontecer e passe a ser entre hipoxantina e a citosina (H-C), uma vez que a guanina sempre liga à citosina e a adenina sempre se liga à timina.

Portanto, a alternativa correta é a letra d.

A alternativa a está incorreta, pois o pareamento H-T aconteceria caso a hipoxantina fosse semelhante à adenina.

A alternativa b está incorreta, pois caso a hipoxantina fosse semelhante à adenina, o pareamento seria H-T, o que não constituiria um efeito mutagênico.

E as alternativas c e e estão incorretas, pois a hipoxantina apresenta dois anéis aromáticos, o que, de imediato, já nos mostra que não é semelhante à timina.

Nas questões 10 e 11,são abordados conteúdos acerca da biologia do núcleo e dos ácidos nucleicos, que são tratados com detalhes nas Aulas 00 e 04 do Curso de Biologia Intensivo para a UNESP.

Gabarito: D

Questão Unicamp sobre DNA

Considerando as semelhanças e diferenças entre as estruturas químicas dos compostos anteriores e seus conhecimentos sobre os processos bioquímicos da célula, escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas no texto a seguir:

“O composto (i) __________ pode ser utilizado para inibir (ii) ___________, uma vez que tem estrutura química muito semelhante à do (iii) _________________, sendo, portanto, erroneamente reconhecido (iv) _________________.”

a) (i) tirosina; (ii) a síntese de proteínas; (iii) nucleotídeo dAMP; (iv) pelo ribossomo como possível precursor na transcrição.

b) (i) vidarabina; (ii) a replicação do DNA; (iii) nucleotídeo dAMP; (iv) pela polimerase como possível precursor na síntese do DNA.

c) (i) vidarabina; (ii) a síntese de proteínas; (iii) ácido úrico; (iv) pelo ribossomo como possível precursor na tradução.

d) (i) tirosina; (ii) a replicação do DNA; (iii) nucleotídeo dAMP; (iv) pela transcritase como possível precursor do DNA.

Resolução Comentada

Essa questão pode ser resolvida, mesmo que você não saiba nada sobre a vidarabina e sobre a estrutura química das moléculas apresentadas.

Para respondê-la, no entanto, você deve analisar todas as estruturas e identificar quais são aquelas mais semelhantes, uma vez que a frase em que devemos preencher as lacunas faz referência à semelhança entre as estruturas moleculares.

Ao analisá-las, percebemos as moléculas de vidarabina e do nucleotídeo dAMP (nucleotídeos que apresenta a base nitrogenada adenina) são as mais parecidas: diferem apenas quanto ao radical ligado ao carbono 5’ da pentose.

Veja na figura abaixo:

A única alternativa que apresenta vidarabina e nucleotídeo dAMP com correspondência a i e iii é a letra b. Assim, o preenchimento correto da frase seria:

“O composto vidarabina pode ser utilizado para inibir a replicação do DNA, uma vez que tem estrutura química muito semelhante à do nucleotídeo dAMP, sendo, portanto, erroneamente reconhecido pela polimerase como possível precursor na síntese do DNA.”

A replicação ou duplicação do DNA é o processo pelo qual novas moléculas de DNA são produzidas. A síntese de novas moléculas de DNA ocorre por meio da polimerização de uma nova cadeia de nucleotídeos a partir de uma cadeia molde de DNA, a qual é realizada por uma enzima denominada DNA-polimerase.

Os nucleotídeos são as unidades básicas da molécula de DNA, sendo compostos por três elementos: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, essa última podendo ser dos tipos adenina, guanina, timina ou citosina.

A adição de nucleotídeos em uma cadeia de DNA pela polimerase ocorre por complementariedade de bases nitrogenadas entre a fita molde e a fita em construção (adenina se liga à timina e guanina se liga à citosina).

Mas a ligação entre os nucleotídeos da cadeia ocorre da seguinte forma: o grupo fosfato do nucleotídeo que será adicionado se liga ao carbono 3’ do último nucleotídeo da cadeia.

Então, caso haja o reconhecimento incorreto pela polimerase, trocando a adição de um nucleotídeo dAMP por uma vidarabina devido à semelhança entre eles, a replicação de DNA será interrompida, pois não haverá como a vidarabina se ligar à cadeia já que não apresenta o grupo fosfato.

Portanto, a alternativa correta é a letra b. Os assuntos abordados nessa questão, que envolvem composição do material genético, polimerização de ácidos nucleicos, complementariedade de bases e duplicação do DNA, serão estudados nas Aulas 00 e 04 do Curso de Biologia Intensivo para a UNICAMP.

Gabarito: B

Qualquer dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato através do Fórum de Dúvidas ou através das redes sociais.

Abraço,

Professora Carol Negrin.

Instagram: @carolnegrin

CURSOS PARA UNESP

CURSOS PARA UNICAMP

Você pode gostar também