Metabolismo energético

Metabolismo energético

O metabolismo energético é um importante mecanismo para a manutenção da vida! Por estar ligado às disciplinas de Biologia e Química, este tema é comumente cobrado nos vestibulares. Por isso, acompanhe este conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou e aprenda tudo sobre o assunto!

O que é metabolismo energético?

O metabolismo energético é o conjunto de reações que consomem e liberam energia, o que os torna essenciais para manter a atividade celular e, consequentemente, para preservar a célula “viva”!

Quais são os tipos de metabolismo energético?

O metabolismo energético é dividido de acordo com a reação que ocorre, podendo ser classificado como reação de síntese ou de decomposição. Abaixo, entenda cada um dos processos metabólicos:

  • Anabolismo: As reações anabólicas resultam na produção de substâncias, em que moléculas simples se transformam em moléculas mais complexas. Esse processo ocorre com o consumo ou fixação de energia.

Exemplo de processos anabólicos:

  • Fotossíntese: Organismos fotossintetizantes desempenham suas funções celulares a partir do processo decorrente da conversão de energia luminosa em energia química. A organela em que ocorre essa transformação é o cloroplasto. É considerada um anabolismo por apresentar como principal produto a glicose.
  • Catabolismo: As reações catabólicas acabam por transformar moléculas mais complexas em outras mais simples, o que resulta no oposto do anabolismo. Essas reações liberam a energia contida nas ligações químicas dos compostos que foram “quebrados”.

Exemplos de processos catabólicos:

  • Respiração Celular: Armazenamento de energia por meio da produção de moléculas de ATP, processo que se inicia no citosol e conclui-se nas mitocôndrias de seres eucariontes. Tem o objetivo de produzir energia.
  • Fermentação: Síntese de moléculas de ATP para obtenção de energia, mas sem a presença de oxigênio. Alguns organismos fermentadores são completamente intolerantes à presença de oxigênio — não sobrevivendo quando entram em contato —, enquanto outros, apesar de não sofrerem em sua presença, acabam não usando o oxigênio de modo facultativo.

Atenção! A respiração celular e a fermentação, embora resultem na síntese de ATP, são classificadas como processos catabólicos, uma vez que a produção dessa molécula decorre da quebra de moléculas de glicose. Por esse motivo, esses processos de degradação da glicose são considerados reações catabólicas. 

Dica da coruja: ATP significa “Adenosina Trifosfato” e essas moléculas são consideradas as “moedas energéticas” da célula, já que a quebra das ligações desse composto liberam energia para as atividades celulares.

Qual a importância do metabolismo energético?

As funções metabólicas desempenham um papel fundamental no balanço energético dentro do meio celular. Assim, a função desse sistema é fornecer a energia necessária para que a célula possa exercer todas as suas funções.

Qual a importância do metabolismo energético?

Como cai em vestibulares?

Metabolismo energético é um assunto importante e que pode cair na sua prova de vestibular! Por isso, venha resolver essa questão e ver como o conteúdo pode ser cobrado:

(IFBA/2017) Muitos dizem que Usain Bolt não corre, voa. Ou que o jamaicano não é de carne e osso. Eis as explicações de John Brewer, diretor da Escola de Saúde Esportiva e Ciências Aplicadas da Universidade de St. Mary’s, na Inglaterra: […] Muitos nem se preocupam em respirar, já que isso os tornaria mais lentos. E nesta alta intensidade o oxigênio não importa. […] Ele criou uma alta porcentagem de energia anaeróbica, o que resulta em falta de oxigênio. Por isso vemos que ele, como os outros atletas, respira profundamente. A frequência cardíaca começa a baixar e a se estabilizar, mas o ácido lático se deslocará dos músculos ao sangue, o que pode causar tonturas e náuseas. Mas, claro, Bolt está eufórico e parece com bastante energia. Isso ocorre pela liberação de endorfina, o ópio natural do corpo, (…) que permite a Bolt aproveitar sua nova façanha olímpica. A diferença é que 80% da musculatura de Usain Bolt é composto por ‘fibras rápidas’ (Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral- -37084886#share-tools). 

Considerando-se o alto desempenho do atleta Usain Bolt e as vias metabólicas de obtenção de energia por parte do organismo, podemos avaliar para esta situação que: 

a) A respiração celular como via exclusiva de obtenção de energia, por degradar completamente a molécula orgânica com maior aproveitamento energético, condição que possibilita o êxito do atleta.

b) A fermentação láctica como estratégia de obtenção de energia, condição que leva o organismo a consumir maior quantidade de matéria orgânica para compensar a ausência do oxigênio no processo. 

c) A fermentação láctica como a via metabólica utilizada, condição que leva às náuseas e tonturas em virtude do álcool etílico produzido. 

d) A ausência de mitocôndrias nos músculos do atleta favorece o processo da fermentação láctica, pois serve como estratégia que aumenta suas chances de melhor desempenho.
e) O elevado número de mitocôndrias nos músculos do atleta favorece a grande disponibilidade de energia por parte dessas organelas que realizam a respiração celular.

Gabarito: B

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você gabaritar a prova de biologia do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Além disso, aproveite para conhecer nossos cursos pensados para que você alcance seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

Banner Estratégia Vestibular
Você pode gostar também