Nicho Ecológico e Habitat: o que é e quais as diferenças entre eles

Nicho Ecológico e Habitat: o que é e quais as diferenças entre eles

O ambiente típico de sobrevivência de uma espécie é o local onde a maior parte dos indivíduos devem passar sua vida. Para entender essa relação, a forma como ele se relaciona com esse ambiente deve ser estudada. Com esse objetivo, é possível utilizar os conceitos de nicho ecológico e habitat, que você conhecerá neste artigo.

Por meio de exemplos e exercícios, você encontrará, a seguir, um resumo sobre as definições de nicho ecológico bem como a diferenciação entre essa ideia e a caracterização de um habitat. Acompanhe agora!

Definição de habitat

De maneira direta, o habitat representa o local onde a espécie vive, onde ela consegue se reproduzir de maneira efetiva, encontrar alimentação adequada e abrigo suficiente para sua sobrevivência.

Você pode imaginar que o habitat é o endereço da espécie em uma determinada região. O primeiro lugar onde os cientistas vão buscar indivíduos dessa espécie será no seu habitat natural.

Exemplos

Os leões são encontrados na savana, naturalmente. Por isso, grande parte dos indivíduos dessa espécie estão contidos nas porções leste, sul e oeste do continente Africano, local onde esse bioma é predominante.

As araras-azuis, por exemplo, são típicas das regiões sul-americanas. Estão situadas em zonas de clima tropical, em países como Brasil, Paraguai e Argentina. No território brasileiro estão distribuídas na Amazônia, parte do Centro-Oeste e, principalmente, no pantanal.

Os biomas relacionados a essas regiões são o cerrado e a floresta tropical úmida. Nas pesquisas realizadas, seus ninhos foram encontrados em árvores grandes, em palmeiras ocas e outras variações. 

No caso dessa espécie de ave, o habitat abrange diferentes condições climáticas e ambientais, mas essa constatação não impede de estabelecer esses locais como as regiões essenciais para que os indivíduos consigam se perpetuar efetivamente.

Definição de nicho ecológico

O nicho ecológico por sua vez diz respeito à relação entre a espécie com o meio ambiente que está ao redor de seu hábitat. A forma como as plantas se relacionam com os animais, as cadeias e teias alimentares, as trocas de energia e outros fatores podem entrar como características de um nicho ecológico.

Outro ponto importante que aparece como elemento do nicho ecológico é o comportamento do animal, sua interação com indivíduos de sua espécie, a forma que obtém alimentos, etc.

Exemplo

O nicho ecológico das araras azuis, que foram citadas no tópico anterior, abrange o comportamento delas de sempre andar em grupos, por isso são consideradas aves sociais.

Seu período de maior atividade é no período da manhã. Sua alimentação é predominantemente com sementes, flores e frutos (babaçu, urucuri, macaúba, buriti, piaçava).

Um fato curioso sobre essa espécie é a fidelidade dos “casais de arara”. Observa-se que quando um casal se forma, ele perdura “até que a morte os separe”. Além disso, se empenham no cuidado dos filhotes sejam prole do casal ou prole de outras relações da família.

+ Veja também: Biomas brasileiros: quais são e características

Principais diferenças entre nicho ecológico e habitat

Perceba, é importante diferenciar os conceitos de nicho ecológico e habitat. 

Enquanto o habitat natural de uma espécie é o local e posicionamento dela em uma determinada localidade geográfica, o nicho ecológico é o conjunto de características e fatores ambientais relacionados à existência dessa espécie na região que habita.

Acompanhe essa distinção com a questão sobre nicho ecológico e habitat que apareceu na prova da Puc do Rio de Janeiro no ano de 2013.

Considere os conceitos de nicho ecológico e hábitat apresentados abaixo:

I. O nicho de um organismo é seu papel ecológico.
II. A ocupação de nichos distintos por diferentes espécies reduz a competição por recursos.
III. Nicho ecológico é o lugar onde um organismo vive.
IV. Um determinado habitat pode proporcionar diferentes nichos aos organismos.

Estão corretas:

a) todas as afirmações.
b) apenas a I.
c) apenas I e IV.
d) apenas II e III.
e) apenas I, II e IV.

A primeira asserção é uma proposição verdadeira porque a relação do organismo com o ambiente é o nicho ecológico.

A segunda frase é verdadeira porque a expansão territorial de uma comunidade ecológica permite maior acesso a recursos e menor competição de alimentos e habitat.

A terceira informação é falsa, uma vez que o conceito de “lugar onde o organismo vive” é o habitat.

Por fim, a quarta afirmação é real, já que em um só habitat os organismos podem estabelecer diferentes relações, assumindo diferentes nichos ecológicos.

Dessa forma, a alternativa que abrange tais considerações é a letra E. 

Tipos de nicho ecológico

O conceito de nicho ecológico pode ser subdividido em duas principais categorias, que diferem-se pela interferência de fatores externos e incontroláveis. 

Nicho fundamental

Um nicho ecológico é aquele que os teóricos traduzem como ideal para a sobrevivência e perpetuação daquela espécie. Nesse caso, as interações prejudiciais não estão contabilizadas como possíveis fatores de interferência.

Ele é estabelecido a partir de todos os elementos fisiológicos, nutrientes, condições climáticas e quaisquer outras necessidades que um organismo possui para sua sobrevivência plena.

Nicho realizado

Quando se depara com o mundo real, o nicho ecológico fundamental não se concretiza. A soma das interações com outras espécies, variações dos fatores abióticos, deficiência de nutrientes, competição por alimentos e alterações climáticas causam mudanças significativas e criam um nicho realizado.

Esse tipo de nicho ecológico também pode ser chamado de nicho efetivo, ou seja, diz respeito àquilo que pode acontecer na realidade da natureza. 

Imagine uma situação em que uma espécie A migra para uma localidade onde encontra todo o alimento e condições climáticas necessárias para sua sobrevivência — esse panorama constituiria o nicho ecológico fundamental de A. 

Apesar disso, outras populações animais e vegetais vivem nessa região, de forma que estabelecem relações de competição, predação e parasitismo que podem afetar os organismos de A. 

Outro fator também seria a sobreposição de nichos ecológicos, quando duas espécies possuem as mesmas necessidades de sobrevivência e precisam competir para garantir a perpetuação, o que desequilibra a noção de nicho fundamental.

Conheça mais conceitos biológicos com a Coruja!

Nos cursos por área do conhecimento do Estratégia Vestibulares, você pode focar seus estudos nas áreas que mais interessam para a sua prova, seja por peso da disciplina na nota ou pela complexidade das questões. Clique no banner para saber mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também