Sistema linfático: órgãos e funções

Sistema linfático: órgãos e funções

O sistema linfático trabalha na defesa do corpo humano, produzindo células sentinelas que percebem a presença de substâncias patogênicas. Nesse sentido, compõem estruturas protetoras importantes para a imunologia dos indivíduos. 

No artigo abaixo, você encontrará detalhes sobre os principais órgãos linfáticos, as células e os mecanismos de proteção do corpo humano. Veja como esse assunto é usado  nos principais vestibulares. Acompanhe a seguir!

Qual a função do sistema linfático?

O sistema linfático interage com outros órgãos e, principalmente, com o sistema imunológico. Esse arranjo permite uma captação dos líquidos que extravasam dos tecidos durante o metabolismo, coletar impurezas e recrutar células de defesa para a proteção do organismo.

A disposição dos vasos linfáticos é tal que direciona o líquido intersticial extravasado, que é chamado de linfa, de volta para a circulação sistêmica. Assim, a linfa retorna às veias e consegue chegar ao coração.

Sistema linfático e hematologia
Imagem: Reprodução/Wikimedia

No esquema acima pode ser observada a íntima relação entre o sistema linfático e o sistema cardiovascular do corpo humano. Embora cada um deles desempenhe uma circulação de líquidos diferentes, se conectam nos tecidos corporais e no coração.

Observe melhor no esquema dos vasos linfáticos e sanguíneos:

Circulação no Sistema linfático
Imagem: Adaptação/Wikimedia

As organizações histológicas do organismo extravasam líquidos para nos espaços teciduais. Para captar essa linfa, os capilares linfáticos se posicionam estrategicamente entremeados na circulação venosa e arterial, permitindo a melhor drenagem do fluido.


Por fim, a junção de diversos capilares desse sistema forma os vasos linfáticos, que se encaminham para os órgãos, como veremos adiante.


+  Veja também: Histologia Animal: fundamentos e características teciduais

Estruturas do sistema linfático

Para que o sistema linfático realize corretamente suas funções, o corpo humano possui órgãos estrategicamente posicionados em meio a circulação linfática. Eles podem ser chamados de órgãos linfáticos ou órgãos linfóides, conforme a literatura de base.

Timo

Órgãos do Sistema linfático

O timo é um órgão linfático situado na parte superior do tórax, próximo ao coração, como você pode observar no diagrama acima. Seu tamanho varia ao longo da vida: é maior na infância e tende a diminuir com o passar do tempo. 

A maior importância tímica reside na fabricação de linfócitos T, os principais responsáveis pela prevalência da resposta imune específica para um tipo de patógeno. 

Tonsilas

As tonsilas mais conhecidas são as palatinas, conhecidas popularmente como amígdalas, elas ficam no interior da cavidade bucal, uma em cada lado. Sua principal função é ser sentinela na entrada de patógenos e produzir anticorpos contra essas substâncias estranhas.

Também possuímos tonsilas no início da faringe, são as chamadas adenoides, que trabalham em função de defesa do organismo, semelhantemente às estruturas anteriores.

Baço

O baço é um órgão localizado na lateral esquerda do corpo humano, atrás do estômago e do diafragma. Ele é relativamente grande, quando comparado aos outros órgãos linfoides.

Uma de suas funções é a degradação das hemácias quando o ciclo de vida delas se encerra. Na imunologia, é responsável pelo amadurecimento de linfócitos do tipo B e plasmócitos. 

Linfa

A linfa é o conteúdo intersticial que extravasa dos tecidos durante o metabolismo. Sua composição não contém os glóbulos vermelhos do sangue e, por isso, sua coloração tende ao esbranquiçado.

Ela sempre é direcionada em direção ao coração, passando por entre os linfonodos para ser adequadamente filtrada e recarregada com células de defesa. Perceba que essa carga de linfócitos faz com que o líquido espalhe a proteção por todo o sistema corporal.

O transporte linfático acontece sem auxílio de uma bomba, diferentemente do sistema cardiovascular. Por isso, muitas vezes os indivíduos apresentam dificuldade na drenagem dos líquidos corporais.

Quando, por exemplo, uma pessoa sofre algum dano e fica “inchada”, entende-se que o inchaço é causado pelo acúmulo de linfa em uma determinada região do corpo humano. 

No caso das massagens linfáticas, muito comum no mundo da estética, são implantados movimentos e força mecânica que favorecem a circulação da linfa para retornar ao coração. 

Linfonodos

Os linfonodos são pequenos órgãos encontrados nas axilas, virilha e pescoço, que trabalham na filtração da linfa. Assim, removem as impurezas do líquido intersticial como bactérias, vírus e outros microrganismos patogênicos. 

Além disso, essas estruturas são essenciais na ativação da resposta imunológica. É nos linfonodos que ocorrem os principais processos de atividade imune, logo que um patógeno é identificado e o corpo passa a reagir. 

Sistema linfático e a elefantíase

No estudo das doenças parasitárias, sabe-se que o nematoide Wuchereria bancrofti, é transmitido aos seres humanos por meio da picada do inseto da espécie Culex sp, causando a doença conhecida como filariose.

Esse parasita consegue se alojar no sistema linfático, causando obstrução no fluxo da linfa. Geralmente, os vasos linfóides bloqueados aumentam de tamanho e a parte afetada fica muito maior do que o normal, “como a de um elefante” — origem do nome popular “elefantíase”.

Questões sobre sistema linfático

Agora que você já sabe o que é o sistema linfático, acompanhe a resolução de uma questão sobre esse assunto que apareceu no vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES):

São funções do sistema linfático:

I – drenagem de líquidos dos tecidos;
II – retenção de partículas estranhas e células mortas;
III – proteção do organismo contra agentes infecciosos.

Está(ão) CORRETA(s):

a) I e II.
b) I e III.
c) Il e III.
d) I, II e III.
e) apenas III.

O sistema linfático trabalha na drenagem dos líquidos que extravasam dos tecidos, apresentando uma circulação que se direciona sempre do corpo em direção ao coração — o que confirma a afirmação I. 

Na frase II, são citadas as funções de proteção e limpeza realizadas pelo complexo linfático, por isso a afirmação é verdadeira. Por fim, a defesa do organismo e a interação entre linfa e sistema imunológico permite a proteção do corpo contra infecções, o que caracteriza III como uma afirmação correta. 

Satisfazendo-se a alternativa D.

Quer saber mais sobre fisiologia humana? 

Veja as aulas gratuitas que o Estratégia Vestibulares publica periodicamente no canal do Youtube. As aulas são desenvolvidas para te auxiliar na construção do conhecimento necessário para a resolução das questões na sua prova!

Conheça também os cursos preparatórios da Coruja e tenha acesso às aulas gravadas, materiais digitais, disponibilidade de simulados, fórum de dúvidas das disciplinas e muito mais. Clique no banner para entender melhor!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também