Sistema Cardiovascular: o que é, órgãos, pressão arterial e questões

Sistema Cardiovascular: o que é, órgãos, pressão arterial e questões

O Sistema Cardiovascular é o primeiro sistema de órgãos formado em um embrião humano. Isso significa que ele é primordial para o desenvolvimento, crescimento e funcionamento do corpo humano. A partir de suas funções, ele permite a circulação sanguínea, a nutrição dos órgãos, transporte de gases e etc. 

Continue lendo este artigo para saber mais sobre o sistema cardiovascular e sua importância fisiológica. Conheças as partes que constituem: artérias, veias, capilares e suas variações. Veja também conceitos como a pressão arterial, a frequência cardíaca, entre outros.

Órgãos do sistema cardiovascular

O termo “sistema cardiovascular” diz respeito à união entre o coração, como a bomba principal da circulação sanguínea; e os vasos sanguíneos, que incluem artérias e veias, que transportam sangue de diferentes composições, como veremos nos tópicos a seguir.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Coração (miocárdio)

O coração é um órgão muscular, que possui atividade elétrica e está constantemente contraindo e relaxando. Desde antes do nascimento, até o momento da morte de um indivíduo.

A função principal do coração é ser uma bomba, que faz a propulsão do sangue pelos vasos sanguíneos. Ele é dividido em quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos, que são organizadas conforme descrito abaixo.

As câmaras cardíacas esquerdas são responsáveis por receber o sangue que acabou de ser oxigenado nos pulmões. Essa circulação possui uma alta concentração de oxigênio, com nutrientes e poucos produtos de excreção.

Esse sangue, que geralmente é representado em vermelho, sai do coração em direção aos tecidos corporais. Isso acontece quando o miocárdio se contrai, “empurrando” o volume sanguíneo em direção à artéria aorta.

Da aorta, o sangue se distribui por todo corpo, nutrindo células de todos os tecidos. Participando de processos metabólicos no fígado, sendo filtrado pelos rins, entre outras funções. 

Em seu percurso, esse sangue envia nutrientes e oxigênio para as células, e recebe delas o produto de excreção e quantidades de gás carbônico. 

Em certo momento, o sangue deixa de ser oxigenado, e passa a ser representado em azul, para demonstrar o fluxo e uma maior concentração de gás carbônico. Essa é a composição sanguínea que volta ao coração pelo átrio direito.

A partir disso, as câmaras cardíacas direitas são responsáveis por enviar o sangue desoxigenado para os pulmões. Lá, haverão trocas gasosas em que o CO2 será excretado no sistema respiratório, enquanto o O2 (que surge a partir da inspiração) volta para a circulação sanguínea — aqui reinicia o ciclo cardiovascular. 

O lado direito e esquerdo do coração não se comunicam, sendo separados por uma parede tecidual bem espessa, chamada de septo interventricular. 

Além disso, o miocárdio apresenta válvulas que impedem a “volta” do sangue durante seu trajeto no coração. Então, o fluxo sanguíneo sempre parte dos átrios em direção aos ventrículos, sem que haja um refluxo. 

Veja, no esquema abaixo, uma representação do processo que foi descrito acima.

Circulação do sangue no sistema cardiovascular.
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos do corpo humano são todos interconectados, além de fazerem conexão direta ou indiretamente com o miocárdio. Isso significa que a circulação cardiovascular humana é fechada, dentro de tubos condutores.

Artérias

As artérias são vasos sanguíneos espessos, que fazem parte do transporte de sangue oxigenado, principalmente. A parede arterial é grossa e com bastante células musculares, que contraem para impulsionar o fluxo sanguíneo, então, a função mais essencial das artérias é o direcionamento e continuidade da circulação.

A constituição mais resistente das artérias também é necessária para suportar a alta pressão com que o sangue é enviado do coração. 

As ramificações das artérias ficam cada vez mais finas quando se afastam do miocárdio, essa configuração menos resistente é chamada de arteríola.

Veias

As veias são os vasos sanguíneos responsáveis por levar o fluxo dos tecidos corporais em direção ao coração. Devido a sua função de retorno, elas podem possuir valvas, que impedem o refluxo sanguíneo, muitas vezes para lutar contra a influência da gravidade.

Capilares

Os capilares são vasos transportadores de sangue pequeninos, com paredes muito finas e com fluxo sanguíneo lento. 

A importância dos capilares é a nutrição dos tecidos, por isso a lentidão da passagem de sangue, pois as trocas de nutrientes e gases devem ocorrer naqueles ambientes.

+ Veja também: A configuração anatômica do sistema circulatório humano

Pressão arterial 

A pressão arterial é uma medida muito importante para avaliar a saúde de um indivíduo. Ela mensura a força exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos. 

Quando o lado esquerdo do coração se contrai, ocorre o que chamamos de sístole. Durante esse processo, a pressão arterial é muito alta, já que o sangue precisa sair com muita força em direção a todo o corpo. 

No lado direito, por sua vez, a contração é mais fraca, conhecida como diástole. Nesse sentido, a pressão diastólica é mais baixa que a outra. 

Em geral, a pressão arterial desejada fica em torno de 120 mmHg para as sístoles, e 80 mmHg para as diástoles. A representação desses valores é feita por meio de uma fração:

pressão sistólica/ pressão diastólicas

Pressão arterial ideal: 120/80

No dia a dia, é comum que elas sejam expressas divididas por 10, assim: 12/8.

+ Veja mais: Hematologia: funções e elementos do sangue

Questão de vestibular sobre sistema cardiovascular

PUC-SP 2012

“Por meio de _____(I)_____, o sangue _____(II)_____ chega ao coração e sai deste para os tecidos por meio da _____(III)_____”.

No trecho acima, as lacunas I, II e III, podem ser preenchidas correta e respectivamente, por

a) artérias pulmonares, pobre em oxigênio e veia aorta.
b) artérias pulmonares, rico em oxigênio e veia aorta.
c) veias pulmonares, pobre em oxigênio e artéria aorta.
d) veias pulmonares, rico em oxigênio e artéria aorta.
e) artérias e veias, rico em oxigênio e veia aorta.

O sangue chega ao coração por meio de veias. As veias pulmonares são responsáveis por trazer o sangue que acabara de ser oxigenado nos pulmões, em direção ao átrio esquerdo.

Para sair em direção aos tecidos, o fluxo sanguíneo passa pelas grandes artérias, como a aorta. Assim, a alternativa que responde com mais precisão ao enunciado é a letra D.

Estude para o vestibular de medicina com a Coruja!

A aprovação em medicina, muitas vezes, requer um estudo aprofundado de ciências da natureza e de todas as matérias. 

Por isso, Pacotes e Cursos para medicina do Estratégia Vestibulares reúnem as informações essenciais para um bom estudo pré-prova, com aulas de atualidades, de planejamento de estudos, de obras literárias, entre outras ferramentas. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também