Studygram: por que seguir perfis de dicas de estudo no Insta?

Studygram: por que seguir perfis de dicas de estudo no Insta?

Beleza, moda, celebridades, culinária e vida fitness… Como um assíduo usuário de redes sociais, você provavelmente deve conhecer e seguir dois ou mais perfis no Instagram que abordem algumas dessas temáticas, não é verdade? Mas, não é só isso. Você já ouviu falar no Studygram?

Com mais de 1 bilhão de contas ativas, o Instagram – uma das redes sociais mais utilizadas no mundo – também se tornou um gigantesco e cooperativo grupo de estudos online. Neste artigo, você vai conferir o que é o Studygram, como surgiu e qual o propósito desse movimento tão difundido no mundo moderno.

O que é Studygram?

Studygram é uma comunidade no Instagram voltada exclusivamente para a rotina de estudos. Atualmente, a hashtag já reúne mais de 5 milhões de publicações. Com conteúdos, dicas, resumos e métodos, as postagens ajudam quem precisa de um empurrão no estudo para Vestibulares e Concursos Públicos.

No Brasil, isso é uma realidade muito presente na vida dos vestibulandos e concurseiros. Prova de que esse comportamento tem dado certo são os números de seguidores que dão corpo e forma ao perfis. O resultado desse processo são as inúmeras páginas que surgem com o mesmo propósito.

Em uma rápida pesquisa no Instagram, é possível identificar diferentes contas que reúnem dezenas e até centenas de milhares de seguidores curtindo, comentando, compartilhando e, o mais importante, aprendendo a partir das publicações dos Studygrammers.

studygram

Quem são os Studygrammers?

Studygrammers são as figuras públicas que um dia decidiram sair do anonimato, levaram seus cantinhos de estudos para a internet e transformaram o Instagram em uma sala de aula. Tudo para ajudar outros estudantes que geralmente estão na mesma fase e têm dificuldades em focar e seguir motivado nos estudos.

O público é tão diferenciado que há jovens entre 14 e 16 anos utilizando a plataforma para compartilhar dicas e suas experiências na rotina diária de estudos. O propósito é compartilhar suas experiências, opiniões, dicas, ideias e métodos colaborando com o “ensino-aprendizagem” de seus seguidores.

E por que não falar de seus públicos? Afinal, o Instagram também se tornou uma importante ferramenta de trabalho e geração de renda.

Como montar um perfil de Studygram?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que você vai precisar ter tempo e dedicação para manter um perfil de Studygram. É claro que você, que está focado nos estudos, precisa priorizar sua preparação. Mas, se você for organizado, é possível gerar e publicar conteúdo durante os estudos.

Para montar um perfil de Studygram é preciso,

  1. ter um smartphone com acesso à internet;
  2. ter instalado o aplicativo do Instagram no celular;
  3. criar um perfil na rede social;
  4. escolher um nome divertido para o perfil;
  5. ter criatividade para montar postagens;
  6. pesquisar conteúdos para divulgação;
  7. desenhar postagens divertidas e coloridas; e
  8. ter humildade para fazer o Instagram crescer.

Studygram: pontos positivos e negativos

1 – Positivos

  • Compartilhar suas experiências
  • Aprimorar sua preparação
  • Encontrar novos métodos de estudos
  • Motivação mútua
  • Controle da ansiedade

2 – Negativos

  • Adaptar a atividade na rotina de estudos
  • Risco de ter indisciplina por ficar mais tempo no Instagram que estudando
  • Para alguns, pode ser estressante e cansativo
  • Paciência por lidar com pessoas

Studygram: quem seguir?

studygram
studygram
studygram

MATERIAIS GRATUITOS

Você pode gostar também